LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Estudo aponta que ciberataques no WhatsApp aumentou 107% em apenas três meses

07 de fevereiro de 2018 0

É golpe que promete isenção de IPVA, outro que promete plano de saúde gratuito, conta premium no Spotify, e até doações de cães de raça. Parece que a criatividade dos hackers "não têm limites", e tudo isso resultou em um levantamento produzido pelo DFNDR Lab que concluiu que o WhatsApp se tornou a ferramenta preferida dos hackers para aplicar golpes cibernéticos. Foram 44 milhões de ameaças disseminadas pelo aplicativo entre outubro e dezembro de 2017, um aumento de 107% quando comparado ao trimestre anterior.

Ao utilizar o WhatsApp, os cibercriminosos estão aprimorando suas estratégias por meio de engenharia social. Eles estão investindo contra indivíduos por meio de uma rápida e maciça disseminação de links maliciosos em vez de produzir malwares, que são mais complexos de serem criados e têm menor potencial de viralização.

Emílio Simoni
Diretor de DFNDR Lab

Os hackers estão aprimorando cada vez mais o desenvolvimento de sites com visuais cada vez mais verossímeis, e desse modo ele consegue atingir expressivas quantidades de compartilhamento em curtos períodos de tempo. Já para "encher os olhos" da vítima, os golpistas usam pretexto como promoções ou até processos seletivos de emprego. A boa notícia é que houve uma redação de 1,8% nas detecções totais de ameaças.

Atribuímos essa queda ao fato das empresas estarem cada vez mais preocupadas em aumentar seus investimentos em segurança digital e possivelmente também à crescente conscientização da população sobre a importância de se adotar medidas de proteção online

Tipo de Link malicioso % do total
Phishing via aplicativo de mensagem 67,3%
Publicidade suspeita 9,8%
Phishing bancário 6,9%
Phishing de serviços falsos 4,2%
Notícias falsa / golpe do SMS pago 4 (cada modalidade de golpe)

O destaque vai para as fraudes de aplicativos que cadastram o usuário em serviços pagos de SMS, que somaram mais de 3 milhões de golpes identificados pelo DFNDR lab, e cópias de aplicativos reais que, após download, acabam promovendo a exibição ilegal de anúncios. São 755 mil ameaças registradas.

O Relatório de Segurança Digital no Brasil também conclui que a fusão de dois tipos de golpes, o phishing por apps de mensagens e o phishing bancário, será o golpe que deverá crescer nos próximos meses.

Essa variação de ciberataque reúne alto potencial de viralização e maior possibilidade de ganho financeiro para os criminosos


0

Comentários

Estudo aponta que ciberataques no WhatsApp aumentou 107% em apenas três meses

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas