LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cópia do iPhone X ou tendência? Aparelhos com notch anunciados na MWC18 | Vídeo TudoCelular

08 de março de 2018 64

A MWC18 chegou ao fim, mas algo que certamente marcou a edição deste ano da maior feira mobile do mundo foi a presença de uma enxurrada de smartphones com o polêmico notch do iPhone X.

Pensando em mostrar um pouco esta nova moda para que possamos ter uma ideia se as coisas seguirão por este caminho ou não, separamos os principais dispositivos com algum tipo de entalhe na tela exibidos em Barcelona, indo desde modelos de empresas menores como Oukitel até o novo Zenfone 5 da Asus, sem falar no suposto protótipo do próximo flagship da LG que estrelou até um vídeo de hands-on.

Oukitel U18 e U19

Começamos pelo U18 da Oukitel, que entrega especificações intermediárias e um notch ligeiramente diferente do que temos no modelo da Apple, com sua curvinha sendo no sentido contrário. Ele ainda traz câmera dupla com alinhamento vertical, mas centralizada, e corpo metálico com bordas arredondadas, criando um conjunto até bacana de se ver.

Quanto olhamos mais de perto para a tela de proporção 21:9, porém, vem a decepção, com a interface não conseguindo se adaptar corretamente ao notch e com isso cortando parte dos ícones da barra de notificações.

Falando um pouco sobre o Oukitel U19, temos visual praticamente idêntico, mas ironicamente este modelo traz especificações técnicas mais básicas que o U18, incluindo não apenas um chipset mais modesto da Mediatek como menos quantidade de RAM e armazenamento, sem falar no conjunto de câmeras, bateria e vários outros pontos.

Com isso, esperamos que o U19 seja bem mais barato que o U18, oferecendo o visual com notch do iPhone X para uma faixa de preço abaixo dos US$ 185 cobrados pela versão mais completa.

Leagoo S9 e S9 Pro

Outra que não poupou esforços para copiar o iPhone X foi a Leagoo, com seus modelos S9 e S9 Pro contando com mesmo visual, mas diferenciando-se nas especificações técnicas. Pois é, um modelo chamado S9 que copia o iPhone X. Por aqui temos hardware intermediário com chip MediaTek, 4 GB de RAM e 32 GB de espaço interno, mas com tela de 5,85 polegadas em resolução HD+.

Como vocês já devem imaginar, temos novamente uma empresa que não se preocupou tanto com software quanto se preocupou com hardware, sendo visível na interface a falta de suporte ao entalhe da tela, o que nos leva novamente ao problema dos ícones desalinhados ou cortados.

Ao menos ele será barato, com preço sugerido de US$ 150 em sua versão mais básica, então se você quer o notch de qualquer jeito e não pode gastar muito, essa é a sua chance.

Ulefone T2 Pro

O T2 Pro da Ulefone conta com visual claramente inspirado no iPhone X, porém neste caso a empresa ao menos tentou disfarçar isso. Temos bordas mais retas que no aparelho da Apple e um notch consideravelmente menor, além de uma borda inferior mais proeminente. A parte traseira do dispositivo também passou por mudanças, com sua câmera dupla sendo alinhada na horizontal ao invés de na vertical como no aparelho da Maçã.

Aos que ligam para o hardware, temos um conjunto imponente para o nicho intermediário, incluindo o novo chipset Helio P70 da Mediatek, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento, com uma tela de 6 polegadas Full HD+ em proporção 19:9. Ah, se estiver sentindo falta de um leitor de impressões digitais, ele está abaixo do display, demonstrando que as chinesas estão não apenas seguindo tendências, mas tomando a frente em vários sentidos.

Ulefone X

A Ulefone apresentou também um modelo mais baratinho, que tem inspiração no iPhone X até no nome. O Ulefone X traz um notch bem mais parecido com o aparelho da Apple, além de ter suas câmeras traseiras posicionadas da mesma forma, inclusive com o flash LED entre os sensores e o leitor de impressões digitais onde ficaria o logo da Maçã. Infelizmente, as informações liberadas sobre ele até o momento param por aí, sendo dito apenas que ele chegará ao mercado por um preço bem mais agressivo que o T2 Pro.

Wiko View2 e View2 Pro

A Wiko foi mais uma a seguir a tendência de recortar a tela em seus novos View2 e View2 Pro, mas preferiu adotar algo similar ao Essential Phone e incluir apenas a câmera na parte superior do painel, com os demais sensores ficando na borda inferior. Isto realmente fez com que seus aparelhos ganhassem um maior destaque pela enorme área aproveitada pelo display, com ambos trazendo design bastante parecido.

Os novos dispositivos são focados no nicho intermediário, porém o View2 possui apenas uma câmera na parte traseira e hardware ligeiramente mais básico, enquanto o View2 Pro traz conjunto dual e o chipset Snapdragon 450, que pode ser visto como uma versão com clock mais baixo do icônico Snapdragon 625. Além disso, ambos possuem tela de 6 polegadas HD+ com proporção 19:9, sendo este o padrão geralmente adotado pelas empresas que partem para o notch.

Noa N10

Com o Noa N10 temos mais um modelo que tenta entregar o visual do iPhone X por um preço mais baixo, e que infelizmente mais uma vez peca nos detalhes, principalmente na parte do software.

As especificações técnicas são bacanas para o nicho intermediário, com tela de 6,18 polegadas Full HD+, chipset Mediatek Helio P23, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento, além de duas câmeras na parte traseira e uma na frontal. Seu corpo é construído em uma mescla de alumínio e vidro, com o painel traseira trazendo ainda acabamento em cerâmica para maior resistência.

Asus Zenfone 5

Eis que chegamos então à estrela dos modelos com notch apresentados na MWC18. Goste ou não da característica, a Asus chamou atenção como nunca antes com sua nova linha Zenfone 5, fazendo questão de destacar o notch na apresentação dos produtos e chegando ao ponto de "tirar onda" com a Apple por entregar um recorte 26% menor em relação ao iPhone X, ainda que isto seja devido à ausência do sensor responsável pelo Face ID.

As similaridades do Zenfone 5 com o iPhone X não param por aí, sendo nítida a inspiração também ao olharmos para a parte traseira do aparelho, com suas câmeras estrategicamente alinhadas na vertical e posicionadas no canto superior-esquerdo. Vale notar, porém, que ao menos a taiwanesa fez o dever de casa, otimizando sua interface Zen UI para tirar proveito do notch, algo que não pode ser dito sobre os modelos comentados anteriormente.

Outro ponto importante é que a linha Zenfone 5 chegará ao Brasil oficialmente, podendo até mesmo figurar como os primeiros modelos Android com notch vendidos em nosso país.

*Bônus* - LG G7

Fechamos nossa lista com um vazamento que ocorreu durante a MWC18. De acordo com imagens e até mesmo um vídeo de hands-on a LG apresentou o projeto de seu G7 para alguns parceiros, e obviamente estas informações vazaram. Nele, podemos ver claramente o notch na parte superior da tela, com a interface da LG se adaptando para exibir tudo corretamente em ambos os lados do entalhe. Além disso, a câmera dupla seria alinhada verticalmente e centralizada, fugindo do padrão adotado até aqui pela sul-coreana.

Neste caso em específico, infelizmente, temos apenas rumores, não sendo possível confirmarmos que a LG de fato apresentou seu projeto na MWC18, e muito menos que o dispositivo chegará com este visual ao mercado.

Tendência ou cópia?

Com todos estes modelos e outros que ainda estão por vir, como vazamentos indicam que teremos por parte de Huawei, Motorola, OnePlus, Oppo e muito mais, é inegável que o notch será a tendência a ser seguida em 2018, fazendo com que fabricantes que optem por não utilizado sejam vistas como "diferentonas", algo que a Sony vem sofrendo por não adotar o módulo duplo de câmeras, por exemplo.

Ainda assim, é cedo para dizermos quanto tempo esta moda do notch durará, já que pode ser vista como uma "falha de design" por não termos tecnologia suficiente para dispositivos com área frontal totalmente coberta pela tela, algo que não deve demorar a mudar.

Mas e você, qual modelo com notch achou mais interessante? E qual deu mais "vergonha alheia"? Deixe-nos seu comentário abaixo!

Roteiro, gravação e produção por:

  • Wesley Moraes (editor-chefe), Leonardo Santos, Felipe Junqueira e Wallace Moté

64

Comentários

Cópia do iPhone X ou tendência? Aparelhos com notch anunciados na MWC18 | Vídeo TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas