LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Com aposta nos "feature phones", Nokia comemora sucesso em primeiro ano após retorno ao mercado

10 de março de 2018 7

Apesar de ainda não ter retornado oficialmente ao Brasil, a volta da Nokia ao mercado de smartphones tem sido um sucesso em todas as partes do mundo. Um dos segredos para isso pode ter sido a aposta nos celulares mais baixos – os chamados feature phones. Na MWC 2018, por exemplo, a empresa ganhou 21 prêmios de vários veículos de imprensa na cobertura do evento.

De acordo com a consultoria Counterpoint, a HMD Global teria vendido 13,5 milhões de aparelhos básicos e 2,8 milhões de novos smartphones no mundo, até o terceiro trimestre de 2017. Com isso, a marca Nokia passou a abocanhar cerca de 1% do mercado global de celulares inteligentes e 15% da indústria dos feature phones.

Feature phones
51 x 115.6 x 12.8 mm
2.4 polegadas - 320x240 px
49.3 x 133.5 x 14.9 mm
2.45 polegadas - 320x240 px
Ir para página de comparação

Os celulares sem touch e com botões físicos parecem ser os principais responsáveis pelo grande sucesso da fabricante finlandesa no último ano. Junto com os primeiros modelos lançados em seu retorno, estava o Nokia 3310 (2017). Versão remodelada do aparelho ultrarresistente na última década, ele contém as funções básicas com uma pitada de saudosismo.

Neste ano, foi a vez de o Nokia 8110 receber uma nova versão. Conhecido pelo apelido de “celular banana”, ele ficou famoso por estar presente – em sua versão antiga – no filme “Matrix”. Agora, com o sistema operacional KaiOS, o aparelho possui acesso ao Facebook e ao Google, porém não conta com suporte ao WhatsApp.

Smartphones
67.78 x 133.6 x 9.5 mm
4.5 polegadas - 854x480 px
75.8 x 148.8 x 8.6 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
75.64 x 158.38 x 9.55 mm
6 polegadas - 2160x1080 px
72.97 x 140.93 x 7.5 mm
5.5 polegadas - 2560x1440 px
Ir para página de comparação

Apesar do sucesso dos mais básicos, é impossível deixar de destacar os smartphones lançados pela HMD Global. Após abandonar as apostas nas plataformas Symbian e Windows Phone, os modelos da Nokia aderiram ao Android e mostraram evolução ao longo deste curto período.

A partir de agora, com a utilização das plataformas Android Go e Android One, resta esperar para ver se os novos Nokia 1, Nokia 6 2018, Nokia 7 Plus e Nokia 8 Sirocco vão ficar apenas no sucesso de repercussão, ou também ajudarão a marca a alcançar uma participação maior no mercado de smartphones do que o modesto 1% atual.

Você considera que a Nokia repetiria o sucesso do passado também no Brasil? Participe com sua opinião!

  • O Nokia 8110 4G ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Nokia 1 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Nokia 8 Sirocco ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Nokia 7 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Nokia 6.1 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Nokia 3310 2017 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

7

Comentários

Com aposta nos "feature phones", Nokia comemora sucesso em primeiro ano após retorno ao mercado
  • Se ele tivesse abandonado aquela porcaria de software Da Microsoft ela já mais precisaria vender a parte mobile pra Microsoft, hoje ela deve estar arrependida de não ter feito mais cedo

      • O que tem a ver HMD neste caso? Não sei se sabe, mas isso aí de cima não é Nokia e sim HMD com licença de uso do nome Nokia. Não tem nada a ver com a Nokia antiga.

          • HMD que é composta basicamente de ex funcionários da Nokia, então é um Nokia sim.A antiga Nokia foi totalmente sucateada pela Microsoft e pela desastrosa adoção do Windows Phone. Simplesmente não "sobrou" a Nokia. Dai os antigos funcionários criaram a HMD e licenciaram o uso do nome, mas em sí, é a Nokia "renascida".

              • "HMD que é composta basicamente de ex funcionários da Nokia, então é um Nokia sim." Se for por isso a Apple é "nokia" pois os responsáveis pelas câmeras estão trabalhando na empresa. Além disso HMD não fabrica nada e nem mesmo é responsável por disponibilizar atualizações para estes aparelhos. Foxconn é quem fábrica e disponibiliza firmware para estes aparelhos.

          • Também acho que fará muito sucesso mas a única coisa que preocupa e a Nokia já ter retornado para México, Peru, Chile , Colômbia e no final da MWC 18 anunciou que vai voltar para Argentina por causa dos impostos mais baixos no país e já no Brasil ainda nenhuma previsão é quando um funcionário da Nokia foi perguntado por um Youtuber brasileiro a possibilidade de voltar ao país a resposta foi a seguinte que ela já tinha tentado voltar ao país mas as negociações com governo para começar aqui novamente não foi para frente por que o governo brasileiro quer cobrar altas taxas e impostos em outras palavras enquanto os impostos não abaixar não veremos smartphones Nokia neste país.

              • Queria saber se pelo menos a qualidade de áudio que tinha a antiga Nokia está nesses novos aparelhos,meu HTC u11 é bom mas os n95 prata e black com aquele áudio poderoso

                  Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                  Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                  Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                  Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas