
29 Agosto 2019
22 de junho de 2018 16
O Instagram anunciou, nesta quinta-feira, 21, um novo serviço para competir não apenas com o Snapchat, mas também com o YouTube. Chamado de IGTV (abreviação de Instagram TV), a nova função permite aos usuários publicarem vídeos de até 10 minutos de duração, abrindo muito mais possibilidades do que o Stories. Além de ficarem disponíveis por mais de um dia.
A novidade pode ser utilizada como um novo aplicativo ou dentro do próprio Instagram, o que deve agradar a todos: quem não quer baixar o Instagram pode utilizar apenas essa função de "TV", enquanto usuários da rede social podem usar ambos em uma mesma aplicação.
Para entender melhor como funciona e aprender a publicar os seus vídeos, o TudoCelular fez um breve tutorial, que você pode acompanhar no vídeo acima, com informações complementares nos parágrafos abaixo.
Em primeiro lugar, você precisa baixar o app (link no final da matéria) ou instalar o Intagram. A interface é praticamente a mesma. No Instagram, é só clicar no ícone do novo IGTV na parte superior da tela para acessar.
Na página inicial, você vê algumas sugestões de vídeos, que utilizam um algoritmo ainda muito cru, e que basicamente mostra quem você segue na rede social e vídeos de perfis populares. É algo que ainda ficará mais redondo com o passar do tempo, ou ao menos assim esperamos.
São quatro "abas": para você, seguindo, populares e continuar assistindo. Na última, você encontra vídeos que começou a ver e acabou fechando por algum motivo. A primeira é que mencionamos, que tem o algoritmo, enquanto a segunda mostra vídeos de quem você segue. E a terceira traz os mais populares. Em cima de tudo isso, tem uma barra de pesquisa.
No canto direito, ao lado da barra de pesquisa, você tem o seu avatar (e um ícone de engrenagem para ir para as configurações no app do IGTV). Clicando ali, você acessa seu perfil no novo recurso, podendo enviar vídeos e ver as suas publicações.
Para publicar um vídeo, você precisa de um arquivo captado na vertical e que já esteja salvo na sua galeria. Não dá para fazer um vídeo ali, na hora, e já publicar. E nada de live, ao menos por enquanto.
Assim, o Instagram incentiva os usuários a fazerem vídeos mais trabalhados. Você pode gravar uma série de takes, juntar tudo e subir em seu canal do IGTV. Há alguns exemplos bem interessantes, como um tutorial para fazer um doce que vimos (e aparece brevemente no vídeo acima).
Para publicar o seu vídeo, é só entrar em seu perfil e tocar no ícone de "mais" no mesmo canto onde ficava seu avatar na página inicial. Escolha um arquivo de sua galeria, toque em avançar e a última página vai surgir. Nela, você pode escolher outra foto (na vertical) para ser a capa, inserir o título e descrição do vídeo e se será compartilhada em seu perfil do Facebook.
E pronto. É só publicar. O vídeo será enviado para os servidores, o que pode demorar um pouco, dependendo da velocidade de upload da sua conexão. A publicação ficará disponível assim que o envio acabar.
O IGTV é um serviço totalmente novo que não é exatamente novo. O YouTube já oferece o upload de vídeos - e, inclusive, no início tinha esse limite de 10 minutos -, e o Stories já tem esses vídeos na vertical. Aliás, isso quem iniciou foi o Snapchat.
Enfim, apesar de o pessoal do jornalismo da Globo provavelmente ficar bem chateada com essa novidade, esse parece ser mesmo o futuro da comunicação móvel. Os usuários cada vez mais se acostumam a segurar o smartphone apenas "em pé", e ter a possibilidade de publicar vídeos nessa orientação é bem vinda, sim. Se bem que o YouTube já aceita vídeos assim.
Mas a diferença ao YouTube não é só essa. Também não há uma definição sobre monetização. Ao menos, não por enquanto. O próprio CEO do Instagram, Kevin Systrom, disse que "não há pressa para definir isso".
Enquanto isso, o YouTube anunciou novas formas de monetização na plataforma. Será o medo da concorrência?
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários