Software 07 Fev
Muito antes do WhatsApp e da função inbox do Instagram, o BlackBerry Messenger, também conhecido pela sigla BBM, era o aplicativo utilizado para conversar online no final da última década, sendo um dos primeiros a fazer a transição entre mensageiros para desktop (ICQ e Windows Live Messenger) e comunicadores dedicados a smartphones.
O aplicativo acompanhou o sucesso dos BlackBerry, que detinham todo o hype antes do sucesso dos smartphones em formato barra, mas começou a perder mercado para soluções mais atuais. Houve algumas tentativas de ressuscitá-lo, levando o app para Android e iOS, mas sem sucesso. E agora chega o último golpe.
Em post no blog, a Emtek anunciou que encerrará o suporte para o aplicativo de mensagens no dia 31 de maio, citando os esforços para revitalizar o aplicativo com recursos como chamada de vídeo e integração com Uber. Algumas funções foram desaparecendo recentemente, como o envio de dinheiro via PayPal,
Estamos orgulhosos do que construímos até hoje ... O setor de tecnologia, no entanto, é muito fluido e, apesar de nossos esforços substanciais, os usuários mudaram para outras plataformas, enquanto novos usuários mostraram dificuldades para entrar. Embora estejamos tristes em dizer adeus, chegou a hora de pôr de lado o serviço ao consumidor do BBM e seguir em frente".
Emtek, em post no seu blog oficial
Quem utiliza a versão corporativa do app, o BBMe, terá suporte normalmente. Quem quiser manter a conta ativa pode migrar para essa versão e pagar uma taxa semestral de US$ 2,50 (ou R$ 9,82, em conversão direta). Essa versão possui criptografia de ponta a ponta e a possibilidade de editar mensagens, o que não acontece na versão que será encerrada.
Se você não é mais um usuário, então resta a saudade de uma época que se trocava contatos usando um complicado mix de números e letras.
Comentários