LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Guerra! Editoras vão à justiça contra recurso de transcrição de audiolivros do Amazon Audible

03 de setembro de 2019 0

A Amazon lança nas próximas semanas um recurso para o Audible, sua plataforma de audiolivros, que tem despertado a ira de grandes editoras internacionais.

O Captions pretende transcrever em tempo real falas desses materiais para o acompanhamento pelo público infantil. A ideia é que caso se perca durante a audição do material, o pequeno possa ter acesso a uma transcrição gerada por inteligência artificial para se localizar, ou dar seu próprio ritmo ao acompanhamento do material.

Acontece que editoras como a HarperCollins, Macmillan, Penguim Random House, Scholastic e outras - que possuem direitos sobre Harry Potter, Jogos Vorazes e muitos outros - acreditam que isso atropela o licenciamento promovido para a Amazon, que bem, para audiolivros envolve apenas os áudios.

Ao promover a transcrição do material as editoras defendem que a companhia entra em outra área do direito autoral, envolvendo o material textual das obras, que logo envolve outro licenciamento. Elas acreditam que podem ver os números de vendas caírem graças a essa integração que o Captions deverá promover.


A Amazon, por sua vez, busca distinguir a transcrição de máquina dos materiais textuais originais, alegando que não visa fazer recriações completas das obras, apenas legendar o material totalmente de acordo com o material dos áudios.

Não há ainda uma decisão sobre o tema, o que deve fazer a companhia de Jeff Bezos se sentir à vontade para colocar mesmo o Captions no ar em breve nos Estados Unidos e mercados selecionados.

Enquanto isso, a gigante do e-commerce pode estar planejando aumentar suas operações no Brasil, com a inauguração no futuro de novos centros de distribuição por aqui. Com a provável privatização dos Correios, inclusive, Amazon e Alibaba já estariam com os olhos bem abertos para fazerem suas apostas na estrutura logística da estatal.

E você, tem por hábito consumir audiolivros? Conte para a gente nos comentários!


0

Comentários

Guerra! Editoras vão à justiça contra recurso de transcrição de audiolivros do Amazon Audible

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas