LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Uber e Lyft são acusados de cobrança de taxa acima do prometido aos motoristas nos EUA

08 de setembro de 2019 17

E parece que os motoristas de aplicativo estão enfrentando sérios problemas no que diz respeito ao recebimento ddo valor da corrida, pois diversos trabalhadores dessa categoria acusam as empresas Uber e Lyft de estarem realizando descontos maiores do que os estipulados nos contratos, onde as taxas abusivas têm impulsionado protestos nos EUA.

As empresas fundadas em São Francisco, Califórnia, são as maiores prestadoras de serviço de transporte privado do mundo, e o sucesso foi tão grande que fez com que elas abrissem capital na bolsa de valores, mostrando todo potencial de crescimento que elas possuem e o quanto é possível que investidores tenham lucros com elas, principalmente o Lyft.

Essa informação tem como fonte as investigações realizadas pelo site Jalopnik, que apurou algumas irregularidades denunciadas por motoristas cadastrados nos aplicativos, onde os ganhos se mostram cada vez menores e é preciso trabalhar muito mais para manter um ganho fixo.

A acusação levantada pelo site tem como base a denúncia feita por um condutor, que foi identificado como "Dave" para manter o seu verdadeiro nome em sigilo. De acordo com ele, quando foi pegar um passageiro que morava em uma cidade mais distante do centro, esperava ganhar um valor um pouco maior por conta da quilometragem e o fato de ser hora do rush.

No decorrer da corrida, Dave ainda fez uma parada solicitada via app antes do destino final para que o mesmo pudesse comprar um lanche. Como tudo estava sendo registrado pelo aplicativos, o motorista tentou não se importar com a demora e nem cancelar o percurso que ainda estava em sua metade, mesmo sabendo que ganharia mais uma pouco durante o tempo em que ficou parado, mas isso poderia prejudicar a avaliação no Uber.

Após meia hora, o passageiro foi deixado em seu destino e Dave foi averiguar o quanto tinha ganho pela corrida. E para surpresa dele, a empresa havia retido 75% do pagamento para si, sem nenhum tipo de justificativa para tal, já que ele tinha levado o viajante até o local desejado.

Não é a primeira vez que o Uber e Lyft realizam essa conduta ilegal, tanto que o Jalopnik fez uma pequena pesquisa e apurou 14.756 situações em que o valor cobrado pelas empresas de transporte particular era bem maior do que a taxa divulgada publicamente.

Motoristas protestando contra o Uber e Lyft nos EUA

De acordo com os milhares de recibos, tanto o Uber quanto o Lyft têm retido 35% e 38%, respectivamente, dos ganhos repassados aos motoristas. Apesar de ser um valor alto, está dentro da média apresentada pelas empresas no estudo realizado pelo Lawrence Mishel, do Instituto de Política Econômica dos Estados Unidos.

Porém, ao analisar os recibos de 2018, a média de ganhos se manteve em 29,6% para o Uber e 34,5% no Lyft, números que são 10,6% e 8,5% mais altos que as divulgadas publicamente pelas empresas. Vale lembrar que o Uber já havia prometido oficialmente uma redução nas taxas entre 2018 e o segundo trimestre deste ano, passando de 21,7% para 19%.

Até o momento nenhuma das empresas se pronunciou sobre esta situação, algo que faz a acusação se tornar ainda mais forte.

E aí, caro leitor, você conhece alguma situação parecida que esteja acontecendo aqui no Brasil? Diga para a gente nos comentários!


17

Comentários

Uber e Lyft são acusados de cobrança de taxa acima do prometido aos motoristas nos EUA
  • Essas empresas nunca perdem, valores de corridas minimas a preço de coletivo, o deslocamento do motorista ao passageiro "É grátis", cobram com notas o desempenho do parceiro que por conta dessas avaliações pode ser excluído sumariamente mesmo tendo uma conduta exemplar, não fiscalizam corretamente o cadastro dos passageiros colocando em risco os "parceiros", é um serviço diferenciado onde a grande maioria dos carros é novo contam com ar condicionado e são limpos, o que vejo é uma insatisfação geral ao tal serviço pois.os profissionais são desvalorizados ou melhor são só mais uma variavel do algoritmo e por conta disso o serviço já não tem a mesma qualidade exigida pelos clientes que querem bala, água e motoristas de gravata, pagando valor de ônibus. A conta não fecha... Se não mudar a política geral de gestão tanto de valores quanto humana tem tendência a quebrar. Basta um concorrente que atenda melhor.

      • No meu caso ofereço sim balinhas de 38 e pistola, e água do radiador e isto que estes passageiros merecem

          • Bom dia muito interessante essa reportagem e obrigado por abordar esse assunto, sou motorista de aplicativo a 3 anos e esses valores absurdos esta sendo cobrado tb, pois eles utilizam as corridas curtas para reter os 25% e as viajens medias e longas a chegar a 38%, esses valores sao um absurdo tendo em vista que nos motoristas ficamos com todas as despesas, sobe tudo no Brasil porem os precos das corridas continuam estagnadas e o valor tanto da uber como da 99 esta dessa forma o outro aplicativo cabify diz esta descontando 10% no comeco do motorista realmente chega esse desconto, no decorrer do tempo eles comecam a descontar mais porem e o melhor desconto dos app nos dias de hj, PEÇO AJUDA A VOCES QUE TEM VOZ ATIVA, que nos ajudem a divulgar essa questao, pois estao aproveitando o momento da crise para descontarem o que quiser, muito obrigado e fico no aguardo de alguma noticia sobre esse tema

              • A Uber explica e os songa monga não entende... Meu Deus que mundo que a gente vive que as pessoas não conseguem enxergar uma conta simples.

                Valor que o motorista ganha em SP.

                UBER BLACK:
                Bandeira 3,04
                1,85por km
                0,224 por minuto

                UBER X:
                Bandeira 1,50
                1,05 por km
                0,195 por minuto

                Esses valores são LÍQUIDOS, Ou seja, o que o motorista recebe na conta.

                Sou motorista a 3 anos e sempre ganhei o mesmo valor.

                O que mudou foi a forma de cobrança do passageiro, que por variáveis de trânsito e rota, cobra um valor fixo do passageiro, mesmo que a rota tenha um pequeno desvio ou tempo a mais de trânsito.

                  • Mano, já teve viagem que a uber ficou com 42% da viagem...já q vc é o fodão, me explica ai!

                      • Simples, vc optou pelo trajeto mais rápido....
                        Adiantando a corrida, vc ganha menos...
                        A uber já passou o valor da corrida para o passageiro e já te mostrou quantos km e minutos vc leva pra realizar a viajem, basta vc selecionar km e minutos que se aproxima do que a uber te passou que no fim vc receberá seu ganho com os 25% de taxa descontado

                      • trabalha quem quer a uber não obriga ninguém a trabalhar até que taxa é baixa deveria ser o dobro o passageiro está feliz isso que é o que importa isso é uma empresa moderna via a uber

                          • Esse deve ser um dos passageiros pobretão metido a rico , mas deixa ele não terá emprego pra sempre . Se liga pobretão toma vergonha na sua cara e se tiver condições compre um carro pobretão.

                            • a uber e uma empresa privada por isso ela deve cobrar o que ela quiser os motoristas parceiros não podem reclamar de nada o que importa é que as corridas sejam preços justo como hoje está que continue assim

                                • A partir do momento que os veiculos utilizados pela empresa são os veiculos particulares dos motoristas e os custos de manutenção e combustível dos mesmos caem somente sobre eles, os motoristas tem de receber um valor mais justo sim, o repasse tem sido ridiculamente baixo e a empresa que não arca com nenhuma dessas despesas ainda quer mais dinheiro, fora a cobrança dos usuarios que só quer carrão "top", realmente pra quem não depende desse dinheiro pra pagar as contas pode simplesmente parar, mas quem não tem essa opção que se foda né? É facil falar isso mas apresentar uma solução pro desemprego crescente do país ninguem quer

                                    • Aí na hora que não liga um ar condicionado num dá uma bala ou oferece uma água fala que o motorista e ruim ou então o carro está em mau estado realmente vc está certo só num chora e nem vai avaliar o motorista mau tarifa mínima que nos ganha e 5 reais num dá pra oferecer tudo que a Uber pede

                                        • Nao lei qual e o preco justo que vc acha interessante, pois certeza ao qual vc e funcionario desse empresa que rouba aproveitando da necessidade de se trabalhar o certo e quando o emprego comecar a voltar ela ira cair

                                        • Tem que verificar TB aqui no Brasil oq está um absurdo as taxas estamos pagando pra trabalhar para esses fdp, e ninguém faz nada será q alguém tá levando algum para deixar isto acontecer ?????????

                                            • Tá foda

                                                • Isso sim e app. Motoristas sempre sendo lesados

                                                    • Parei de rodar quando a Uber começou a me roubar ficando com mais da metade do valor da corrida! Só eles e os passageiros se dão bem! Nós os parceiros somos escravos agora.

                                                        • Depois que entrou na bolsa, já era ...

                                                            OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

                                                            Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

                                                            Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

                                                            Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até setembro de 2019