LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Redmi Note 9s vs Note 8: uma batalha muito injusta | Comparativo

11 de julho de 2020 35

As marcas seguem a sua corrida para ver quem lança mais aparelhos, mesmo que eles sejam muito parecidos física e tecnicamente. Depois que o Redmi Note 7 fez sucesso a Xiaomi lançou ainda mais Redmi Note 8 e agora faz o mesmo com o Redmi Note 9.

Já analisamos todos estes celulares, e a conclusão é que o Redmi Note 9s é o verdadeiro sucessor da linha que traz um dos maiores custo benefício da Xiaomi. Às vezes. Eles não chegaram baratos, mas talvez valha escolher o novo no lugar do 8 do ano passado.

Será? Se você está curioso para descobrir isso, acompanhe nossas conclusões neste comparativo aqui no TudoCelular.com.

Índice do comparativo

Design

Redmi Note 9s

Temos dois smartphones intermediários no páreo. No material eles têm o corpo e moldura em plástico, com a traseira em vidro Gorilla Glass 5. O Note 9s segue mais a moda geral e sua traseira e arestas são bem arredondadas, os dois escorregam bastante na mão. As bordas do Note 9s são foscas, enquanto as do Note 8 imitam metal brilhante.

Já o Note 8 tem características do ano passado e conta com traseira reta, com cantos ligeiramente arredondados. Ele também traz a tendência das câmeras em posição semafórica em um dos cantos, enquanto que o Note 9s traz o módulo retangular muito usado nesse ano, só que centralizado.

Enquanto não há qualquer proteção no Note 8, o modelo mais novo já tem um investimento maior e traz proteção contra respingos. As bordas ao redor da tela não diminuíram de um para outro, mas o notch passou de uma gota para um furo no centro, mais discreto.

Redmi Note 8

A biometria também é diferente, e enquanto fica na traseira do Note 8, foi para a lateral no Note 9s. Interessante, mas é uma posição que nem todos podem apreciar. Os dois são dual sim e contam com slot dedicado para o microSD.

Por fim, no tamanho, o Note 9s é maior, mais espesso e mais pesado que o Note 8, parte por ter uma tela maior, parte por ter também uma bateria mais avantajada. Os dois acompanham case de silicone na caixa, mas o Note 9s já vem com película aplicada.

O primeiro ponto é do Redmi Note 9s.

Melhor construção Redmi Note 9s
Slot é híbrido ou não? Nenhum
Possui alguma resistência? Redmi Note 9s
Melhor solução do notch Redmi Note 9s
Melhor solução da biometria Nenhum
Qual é mais leve e mais fino? Redmi Note 8
76.68 x 165.75 x 8.8 mm
6.67 polegadas - 2400x1080 px
75.3 x 158.3 x 8.4 mm
6.3 polegadas - 2340x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


O Note 9s é um aparelho grande, e isso se deve a sua tela de 6.67 polegadas, contra uma de 6.3 do Note 8. São dois displays IPS com definição FullHD+, mas diferem em aproveitamento tela corpo, que é bem melhor no Note 9s.

O aspecto também é diferente, e os 20:9 do Note 9s são ligeiramente mais compridos do que os 19.5:9 do Note 8. Elas são protegidas por Gorilla Glass 5 e o modelo mais novo tem suporte a HDR10, que pode ser aproveitado no YouTube e Netflix, por exemplo.

Em matéria de brilho, nenhum dos dois é um primor, e não competem com outras como a Samsung, mas a intensidade é satisfatória. O Note 8 consegue níveis de brilho maiores, mas o contraste de cores e a fidelidade são melhores e excelentes no Note 9s.

Pelo conjunto da obra, o ponto é do Redmi Note 9s.

Melhor tecnologia de tela Nenhum
Melhor resolução de tela Nenhum
Melhor proporção tela/corpo Redmi Note 9s
Tela de Hz elevado? Nenhum
Qualidade geral da tela Redmi Note 9s

Som


Se estamos falando de Xiaomi, estamos falando de uma caixa sem fones de ouvido. Ao menos os dois contam com conexão P2 para usar os que desejar. No áudio externo, são dois aparelhos mono, com som esperado para intermediários, ou seja, apenas bons.

O volume é bom, mais alto no Note 8, mas enquanto este exagera nos agudos, o Note 9s presta mais atenção nos médios, e ambos esquecem dos graves.

Por ter o volume mais alto, o Note 8 fica com o ponto.

Som é estéreo? Nenhum
Possui entrada P2? Ambos
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Nenhum
Vem fones de ouvido na caixa? Nenhum

Sistema


Aqui temos dois celulares com a interface MIUI, que é praticamente um novo sistema que a Xiaomi desenha usando o Android. No caso, o Note 8 sai da caixa com a MIUI 10 e o Android 9 Pie, mas já tem atualização para o Android 10 junto com a MIUI 12.

O Note 9s já sai da caixa com o Android 10, visto que é mais novo, e sua MIUI 11 e deve passar para a 12 em breve, além de ter a mais provável atualização para o Android 11. Então um está mais atualizado agora e o outro será mais atualizado no longo prazo.
Apesar de serem da mesma empresa, são duas interfaces com diferenças. A MIUI 12 está mais parecida com o iOS atual, enquanto que no Note 9s não há gaveta de aplicativos, diferente da sua versão mais simples Redmi Note 9.

No geral, é um sistema que permite muita personalização, incluindo temas. Contam com modo escuro, Game Turbo para deixar a jogatina melhorada, além do app de controle remoto.

Nas conexões eles são bem parecidos, com WiFi ac dual band e GPS, além do infravermelho. A versão do Bluetooth do Note 9s é mais nova, 5.0. Estranhamente, nenhum dos dois conta com NFC.

Eles acabam por empatar neste quesito.

Sistema bem atualizado? Redmi Note 8
Sistema será atualizado futuramente? Redmi Note 9s
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Redmi Note 8
Faltam conexões? Sobram? Redmi Note 9s

Desempenho

Se o Redmi Note 9 traz um chipset MediaTek, o Note 9s é como o Note 8 e conta com conjunto Qualcomm. No mais novo temos um Snapdragon 720G, enquanto que o outro traz o velho conhecido Snapdragon 665. Os dois abrigam 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento – com versão de 6 GB e 128 GB para o Note 9s.

O Note 8, por falta de otimização em desempenho, se sai bem nos benchmarks mas mal em nossos testes de abertura de apps. O Note 9s vai muito melhor nos benchmarks, mas fica apenas 5 segundos na frente do seu rival em nossos testes práticos.

São aparelhos que performam bem no dia a dia, mas cujo sistema acaba desligando mais apps em segundo plano do que deveria. Em jogos, o Note 8 vai rodar qualquer título sem problema, mas o Note 9s se destaca por conseguir rodar vários títulos em 60fps, sendo uma melhor escolha para a jogatina.

O ponto, por quase todos os motivos, e do Redmi Note 9s.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Redmi Note 9s
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Redmi Note 9s
Quem tem melhores números de benchmark? Redmi Note 9s
Qual o processador mais atualizado? Redmi Note 9s
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador Redmi Note 9s
Qual tem mais armazenamento? Nenhum

Bateria

Na bateria, vemos uma melhor boa no número do Note 9s, que tem 5.020 mAh contra 4.000 mAh do Note 8. E como poderíamos esperar, a duração é melhor neste mais novo.

Em nossos testes em tempo real, o Note 9s alcançou uma ótima marca de quase 26 horas de uso, enquanto que o Note 8 chegou a quase 18 horas, um número ainda bom. Basicamente os dois passam um dia de folga longe da tomada, mas com menos uso o Note 9s pode chegar a até 2 dias de autonomia.

Tendo uma bateria grande, o Note 9s vem com um carregador rápido de 22,5W, o que é bom mas o deixa apenas 15 minutos abaixo de duas horas na tomada. O Note 8, mesmo com bateria menor, tem carregador de 10W e passa duas horas e 15 minutos recarregando.

É mais um ponto claro para o Note 9s.

Qual tem mais bateria? Redmi Note 9s
Qual recarrega mais rápido? Redmi Note 9s
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Redmi Note 9s
Tem carregamento sem fio? Nenhum

Câmeras

O conjunto de câmeras destes dois smartphones é quádruplo e muito parecido, se diferenciando em apenas uma câmera. Veja:

  • Redmi Note 9s: uma wide principal de 48 megapixels com abertura f/1.8 e PDAF; uma ultrawide de 8 megapixels; uma macro de 5 megapixels com foco automático e um sensor de profundidade de 2 megapixels;
  • Redmi Note 8: uma wide principal de 48 megapixels com abertura f/1.8 e PDAF; uma ultrawide de 8 megapixels; uma macro de 2 megapixels com foco automático e um sensor de profundidade de 2 megapixels.

Apenas a macro se diferencia, e no resultado desse tipo de captura há discrepância, pois o sensor do Note 9s se sai muito bem e melhor do que o Note 8, sendo uma das melhores macros que já vimos até hoje em um intermediário, com ótimos detalhes e a vantagem do foco automático. Na ultrawide os dois se saem bem, ficando parecidos com a câmera principal e trazendo quantidade decente de detalhes, contraste sem exageros e alcance dinâmico bom.

Na câmera principal os dois se saem bem, com bom equilíbrio de cores e alto nível de detalhes. Porém, é possível dizer que o Note 9s se sai melhor, apresentando menos ruídos e com melhor alcance dinâmico. Em situações de menos luz, os dois serão sofríveis.

O ponto da câmera traseira fica com o Note 9s.

Melhor conjunto de câmera traseira Redmi Note 9s
Melhor DxOMark, se tiver Nenhum
Cores mais equilibradas Ambos
Melhores fotos noturnas Nenhum
Melhores fotos externas Redmi Note 9s
Melhores fotos internas Redmi Note 9s

Fotos tiradas com o Redmi Note 9s

No quesito vídeo, os dois são apenas razoáveis. Gravam em 4K, mas a estabilização eletrônica ou os 60 fps só aparecem a partir do FullHD. O Note 9s ainda permite gravar com a macro, e na ultrawide os dois também estabilizam a FullHD. A captura do som é decente no Note 8, é sofrível no Note 9s, que também pode gravar em super câmera lenta.

Eles acabam por empatar aqui.

Possui estabilização óptica? Nenhum
Possui estabilização eletrônica? Ambos
Grava em 4k a 60fps? Nenhum
Melhor em vídeo Nenhum

Fotos tiradas com o Redmi Note 8

E finalmente, nas selfies os 16 megapixels do Note 9s são melhores que os 13 megapixels do Note 8, mas a abertura deste último é bem melhor, deixando entrar mais luz no sensor. Mas, mesmo com esse porém a câmera do Note 9s se mostrou superior.

Isso se percebe nos detalhes de retratos, em que tanto de dia como à noite o Note 9s apresentou muito mais detalhes e equilíbrio de cores. O recorte no modo retrato é bom nos dois, mas no Note 9s tende a exagerar na exposição e contraste.

A câmera frontal dá o ponto para o Note 9s.

Melhor conjunto de câmera frontal Redmi Note 9s
Câmera frontal grava em 4k? Nenhum
Melhor selfie Redmi Note 9s

Preço

Quando falamos de Xiaomi no Brasil, geralmente falamos de preços altos de lançamento. E se o Redmi Note 8 chegou por R$ 1.800, até mais barato que o Note 7, o Note 9s chutou o pau da barraca e aportou aqui custando R$ 2.800.

No preço atual, temos dois casos aqui. O Note 8, com a situação atual, seguiu outros aparelhos e subiu de preço em mais de 50%. Estava próximo dos mil reais e agora tem preços que chegam a mais de R$ 1.500. Já o Note 9s lançou e agora está baixando e promoções recentes já deixaram ele a menos de 200 reais do seu rival.

Levando em consideração a pontuação até aqui, uma boa promoção faz do Note 9s um custo benefício muito melhor que o Note 8, que nem foi muito querido como sucessor do Redmi Note 7. Os dois prometem cair de preço nos próximos meses.

O último ponto é do Note 9s, de novo.

Qual teve melhor preço de lançamento? Redmi Note 8
Qual tem melhor custo benefício? Redmi Note 9s
8.4 Hardware
7.9 Custo Benefício

Redmi Note 9S

Comparar Aviso de preço
8.3 Hardware
9.2 Custo Benefício

Redmi Note 8

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Terminamos com um placar arrasador para o Redmi Note 9s. Como evolução do Note 8 ele se saiu muito bem, e pode não ter o melhor áudio, mas não fica abaixo do concorrente em mais nada.

Os preços ficando melhores com o passar dos meses vão deixar o Note 9s muito atraente, mas ainda é difícil levá-lo para uma briga com o recém-lançado Galaxy M31, no mesmo preço.

RESULTADO

Redmi Note 9s: 9 PONTOS

  • Redmi Note 9s: 9 PONTOS
  • Melhor construção
  • Melhor tela
  • Atualizações mais longevas
  • Melhor desempenho
  • Melhor duração de bateria e recarga
  • Melhor câmera traseira
  • Melhor para selfies
  • Bom em vídeos
  • Melhor custo benefício

Redmi Note 8: 3 PONTOS

  • Melhor áudio
  • MIUI mais atualizada
  • Bom em vídeos

E aí, o Redmi Note 9s te interessa? Acha que vale mais ele do que um Note 8? Conte para nós nos comentários abaixo!

(atualizado em 04 de agosto de 2020, às 14:12)

35

Comentários

Redmi Note 9s vs Note 8: uma batalha muito injusta | Comparativo
  • Esqueceu de contemplar que o 9s é bem maior e mais pesado. Pra muita gente isso é ponto negativo. Inté

      • Já usei e conheço pessoas que usam MI UI.
        Hj só uso a ONE UI e posso dizer que a diferença é muito grande.
        Todas as duas tem problemas e sofrem com seus engasgos, só que a MI UI irrita mais!

          • Duelo de restos .

            • Misericórdia que deus tenha dó do coitado que uma dessas %uD83D%uDCA3

              • Aguardando Motorola Moto 5G ...

                  • Não parece non sense comparar aparelhos que tem entre si uma diferença de aproximadamente R$ 500,00? Não consigo entender esses comparativos...

                      • www.japantimes.co.jp/news/2020/07/09/business/tech/hideaki-horie-invents-new-battery/

                        www.bloombergquint.com/business/linkedin-sued-for-spying-on-users-with-apps-for-apple-devices

                        9to5mac.com/2020/07/10/apple-tim-cook-2nd-highest-paid-ceo/

                          • 1850 é um bom preço nesse redmi note 9s versão 128gb?

                            • Fica meio complicado quando o redator coloca a própria opinião como peso para dar pontos aos aparelhos.

                              • Eu estou pensando seriamente em trocar meu celular por um xiaomi

                                  • acabei de sair da samsung e os pontos notaveis são: painel ips perde feio pro Amoled... dá desespero no começo de tao feio mas depois acostuma.
                                    As cameras, sempre teima em aplicar um filtro de beleza ( mesmo tal funçao desativada). Modo noturno só funciona se instalar a Gcam e a gcam é pessima para fotos diurnas.
                                    O brilho... uma vergonha, nao sei se é padrao em IPS , mas enquanto um Amoled com 50 % doi as vistas o ips de note 9s quase some o conteudo da tela.
                                    E pra constar, tem muita propaganda em apps propietarios que nao podem ser desisntalados e sequer certas permissoes podem ser negadas a aplicação.
                                    Mas sendo honesto, só faltou uma tela melhor. O carregamento é muito rapido, otimo e economico o conjunto do processador, acabamento muito bonito mesmo, bom de sinal ( diferente de todos os celulares da linha A da samsung).

                                      • GCAM péssima pra fotos diurnas ? Kkkkkkk esse deve ter usado bem... %uD83E%uDD23%uD83E%uDD23

                                          • tira uma foto com a camera traseira e veja se as cores corresponde a realidade?!!!

                                              • Tenta uma versão correta de gcam então, parece que não está, ou então não está bem configurada.
                                                Pra mim é na gcam que consigo exatamente as cores reais.

                                                Mas sei lá, pelo seu primeiro comentário você parece ser um tanto quanto leigo por nem conseguir desativar as propagandas.

                                                  • leigo parece vc achando que desativar anuncios personalizados desativa as propagandas dos apps da xiaomi. outra coisa... de repente vc goste de tirar uma foto de uma paisagem verde e ela nao aprecer verde na foto ou goste de parecer um defunto de tao palido com a gcam em camera traseira.

                                                      • Que aparelho Xiaomi é esse teu? Tive o note 8 pro e a tela dele tem sim uma ótima resolução e um bom brilho, mas eu sempre usava baixo por causa da vista, sobre a MIUI é uma das melhores no mercado, tem propagandas que é ruim mas vc pode desativa-las, atualmente estou na Realme UI sentindo falta da MIUI.

                                                          • Desculpe, errei, tu é ainda mais leigo que imaginei.
                                                            Foi extremamente simples nunca mais ver propagandas na MIUI, e tão fácil quanto parecer "defunto" ou bronzeado na foto, só usar um pouco a massa cinzenta, só um pouco!

                                                              • Não soube configurar. Eu mesmo crio minhas xmls a gosto. Fazer o que né? rs

                                                          • Companheiro Rasc, a diferença, com relação ao brilho das telas, não deveria ser tão grande e evidente para você, como aconteceu ao mudar de um Samsung com tela Super Amoled para um Xiaomi com tela IPS LCD.



                                                            Todavia as fabricantes estão diminuindo (cada vez mais) o brilho máximo das telas IPS LCD e isso está deixando a diferença, com relação as telas Super Amoled, ainda maior e mais notória. Eu acredito que isso esteja acontecendo para obrigar os usuários a economizar bateria e aumentar a autonomia dos respectivos celulares.


                                                            As telas IPS LCD de anos anteriores, possuíam um brilho muito bom e não era tão grande a diferença com relação as telas Super Amoled. Infelizmente, com a diminuição do brilho, a diferença entre as telas fica maior e mais evidente. Um sacrifício obrigatório que está sendo imposto aos usuários, por parte das fabricantes, para aumentar a autonomia das baterias dos celulares, em detrimento de um brilho maior nós visores, que acaba atrapalhando, principalmente, quem for usar o celular em um lugar muito iluminado, por exemplo na incidência do Sol.

                                                              • Acho q n eram as LCDs q tinha brilho alto na época e sim as AMOLEDs q tinham brilho baixo

                                                                • Com todo respeito, mais antigamente as telas LCD não tinham bom brilho.... Poucas passavam de 500 nits... E isso só nos aparelhos tops... Muitos que passavam, acabavam deixando as cores lavadas e perdiam totalmente o contraste, como exemplo o Sony Xperia Z3.. Na época a diferença não parecia grande, porque o próprio S5 também não brilhava muito.... Existe sim LCD boas, mais as empresas custam a colocar... Olhe por exemplo o novo poco X2 tem uma ótima LCD... Melhor site pra acompanhar e ver dados sobre tela é o noteboockcheck

                                                                    • Companheiro Jonathanzago, eu respeito sua opinião, mas alguns aparelhos intermediários e alguns top's de linha, possuíam sim uma tela LCD com um nível de brilho muito bom.

                                                                      Por exemplo: vamos comentar sobre um das linhas de celulares mais vendidas no país, a linha Moto G. Os intermediários da Motorola/Lenovo tinham boas telas LCD's, com excelente brilho. Porém, cwom o passar das gerações, o brilho das telas está sendo sensivelmente reduzido. Inclusive, o site Tudo Celular poderia fazer uma matéria sobre isso.

                                                                      #fica_a_dica

                                                                      • creio q talvez seja esse o motivo. outro ponto bem decepcionante para quem curte telas Amoled é o tom preto do ips , que sejamos francos: nem as letras do teclado sao pretas ou realmente pretas.

                                                                          • Resumindo: você estava ciente disso quando comprou.
                                                                            Eu sou fã de amoled, mas pela cor e preto, brilho estou sempre em 10-20% ou 60% jogando, e atualmente estou usando ips, o brilho vai ao máximo só em exposição ao sol.
                                                                            Acho que é um pouco de exagero seu ou então esse aparelho está realmente ruim.

                                                                          • Pois é... O problema não terem colocado um IPS mais pô coloca um bom!
                                                                            Tô torcendo pro do Moto G 5g seja bom...

                                                                            • Faz comparativo do note 8 pró com o 9S

                                                                                • M31 com certeza!

                                                                                    Moto G8 Power Lite vs Galaxy A30s: uma comparação com pouco sentido | Comparativo

                                                                                    Galaxy A30s vs Galaxy A31: e agora, as mudanças são para valer? | Comparativo

                                                                                    Galaxy A50 vs Moto G8 Plus: você ficaria com atualização ou bateria? | Comparativo

                                                                                    MIUI, OneUI, EMUI: as diferenças entre as interfaces Android | TudoCelular Entenda