
Software 03 Nov
Atualização (05/11/20) - JB
Depois de muitos testes e rumores, o WhatsApp finalmente confirmou o lançamento do recurso de mensagens temporárias. A novidade foi anunciada por meio do blogue oficial do mensageiro, sendo que textos, fotos ou vídeos agora somem automaticamente após sete dias.
De acordo com o WhatsApp, a intenção da funcionalidade é permitir que os usuários possam utilizá-la em conversas menos importantes. O mensageiro também destaca alguns pontos no FAQ:
- Mensagens temporárias desaparecerão mesmo que um usuário não abra o WhatsApp durante sete dias. Contudo, pode ser que a pré-visualização da mensagem seja exibida nas notificações até que o WhatsApp seja aberto.
- Ao responder diretamente a uma mensagem, ela será exibida acima da sua resposta. Se você responder a uma mensagem temporária, o texto dessa mensagem poderá ser exibido mesmo depois de sete dias.
- Se uma mensagem temporária é encaminhada para uma conversa onde as mensagens temporárias estão desativadas, essa mensagem não desaparecerá da conversa para onde foi encaminhada.
- Se um usuário fizer backup antes de uma mensagem desaparecer, essa mensagem temporária será incluída ao backup. Contudo, a mensagem temporária será apagada quando o usuário restaurar o backup.
Outro detalhe importante é que essas mensagens temporárias também podem ser salvas em capturas de tela. Por isso, o WhatsApp recomenda que conteúdo sigiloso não seja enviado para pessoas não confiáveis.
Por fim, por mais que os arquivos de mídia possam sumir do histórico do chat, eles ainda devem continuar armazenados na memória do smartphone. Isso acontece quando o download automático é ativado.
Por enquanto, o recurso está sendo distribuído de forma lenta e gradual por meio de uma atualização da versão estável do WhatsApp para Android e iOS. Assim, há casos onde alguns usuários brasileiros só devem receber a novidade próximo do fim do mês.
Texto original (01/11/20)
Desde o ano passado vimos que uma funcionalidade muito interessante está sendo testada internamente no WhatsApp – estamos falando da habilidade de enviar mensagens autodestrutivas, que somem após algum tempo depois que enviadas.
Como de costume, o WABetaInfo trouxe mais detalhes a respeito do recurso vindouro que, aparentemente, estará disponível não só para Android e iOS mas também para a versão Desktop e Web do mensageiro, e até mesmo no app para KaiOS.
Ao que tudo indica, após ativar o recurso (chamado disappearing messages em inglês) as mensagens enviadas em um chat individual ou grupo vão desaparecer após sete dias – no caso do grupo, o administrador terá que ativar o recurso.
Na primeira interação era possível definir o número de dias que a mensagem vai ficar aparecendo, porém, parece que o WhatsApp achou melhor limitar a opção para apenas sete dias.
Fotos ou arquivos enviados nessa configuração também devem desaparecer após uma semana, a menos que a opção para salvar a mídia automaticamente na galeria esteja ativada, é claro.
Uma vez que a novidade seja liberada para todos, será possível ativá-la ou desativá-la tocando no contato e selecionando a opção específica.
De acordo com o FAQ oficial, uma parte da mensagem ainda poderá ficar visível na notificação mesmo após a mesma desaparecer.
Além disso, ao respondê-las em uma conversação, parte do texto original será exibido na resposta, mesmo após sete dias. O mesmo acontece quando as mensagens autodestrutivas são encaminhadas a um chat ou grupo que não possui o recurso ativo.
No caso de um backup, caso o usuário o realize enquanto a mensagem estiver visível ela será inclusa. Porém, ao restaurá-lo, se os 7 dias já tiverem passado, ela não será exibida.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários