
15 Junho 2021
24 de junho de 2021 4
Longe do top três navegadores mais populares, ficando atrás até mesmo do Samsung Internet e do Mozilla Firefox, o Opera tem se empenhado em inovar e atrair usuários. Indo além de melhorias para usuários do iOS e MacBooks com chip Apple M1, a companhia lançou o Opera GX para desktop e dispositivos móveis — um navegador voltado para gamers.
Com a pandemia de coronavírus e a consequente necessidade de isolamento social, o uso do mundo virtual aumentou bastante tanto para fins sociais quanto profissionais e também de estudo.
Pensando nisso, o Opera lançou um conjunto de recursos que acompanhará usuários durante diversos tipos de atividades online: desde videoconferências profissionais até entretenimento para compartilhar ideias e obter feedback, como afirma Maciej Kocemba, diretor de produto do Opera:
Muitas pessoas pelo mundo se tornaram usuários avançados da web no último ano e meio. Com o lançamento de hoje, o Opera está oferecendo maneiras inteligentes de melhorar suas vidas online.
A versão R5 do Opera traz a função “popout de videoconferência”, especialmente para aqueles que passam muitas horas em videochamadas.
A janela popout tira o vídeo da guia de plataformas como Google Meet, Zoom e Microsoft Teams e automaticamente o mantém no topo das outras todas as vezes em que o usuário navega por outros sites. Ao retornar para a guia da videoconferência, o vídeo é novamente exibido em tela cheia.
O comportamento desse recurso pode ser ajustado nas configurações; há inclusive uma opção inteligente para tornar a janela flutuante transparente, dando aos usuários mais tela e contato constante com as pessoas na chamada. Além disso, a guia da videochamada ativa é marcada com uma barra vermelha para facilitar a localização.
Outra novidade é o recurso Pinboards, como o próprio nome diz, um pinboard virtual que permite aos usuários coletar sites, imagens, links e notas de forma visual. Os pinboards criados podem ser compartilhados através de um link com outras pessoas, independentemente do dispositivo de onde acessam, e os convidados podem ver tudo e reagir com emojis.
Os pinboards têm uma aparência única, não importa com qual navegador ou dispositivo eles são visualizados, e nenhuma inscrição é necessária para usar o recurso. É gratuito para todos. No entanto, para criar um novo Pinboard, é necessário usar o Opera.
O Opera R5 também traz melhorias para o recurso integrado Player, que já possuía acesso nativo ao Apple Music, Spotify e YouTube Music na barra lateral. Agora, o recurso é mais abrangente com uma ampla gama de serviços de música, incluindo Deezer, Tidal, SoundCloud e Gaana.
Novos controles adicionais foram introduzidos à função: basta passar o mouse sobre o ícone do player na barra lateral para obter um mini pop-up de controle e pular, reproduzir, pausar ou arrastar a linha do tempo de reprodução, sem ter que abrir o painel do recurso.
A integração com aplicativos de mensagens também foi atualizada: atualmente há acesso nativo ao Facebook Messenger, WhatsApp, Telegram e VKontakte, mas também é possível usar o Instagram e o Twitter diretamente da barra lateral.
O Opera tem um recurso útil de Pesquisa nas guias que permite encontrar uma guia específica digitando palavras-chave, uma funcionalidade bastante útil para quem costuma deixas várias abas abertas. A pesquisa nas guias é aberta com o atalho CTRL + espaço e pesquisa tanto nos títulos das guias quanto no conteúdo da página para encontrar a guia desejada.
Se você sincronizou seus navegadores por meio de sua conta Opera, o recurso Pesquisar em guias agora também exibirá guias que estão abertas em seus outros dispositivos conectados. Além disso, o navegador indicará guias duplicadas no recurso de pesquisa em guias, evitando repetição desnecessária.
As novas funções já estão disponíveis na nova versão do Opera, que pode ser instalado através deste link ou do card abaixo.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários