LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Juiz muda decisão e autoriza processo contra Meta por monopólio nos EUA

12 de janeiro de 2022 0

A Comissão Federal de Comércio (FTC), dos Estados Unidos, está autorizada a abrir processo contra a Meta por monopólio no país. O juiz James Boasberg, do distrito de Columbia, voltou atrás e liberou a ação judicial contra a empresa.

O magistrado havia negado a continuidade do mesmo processo em junho de 2021 e agora mudou a decisão anterior. A iniciativa do órgão regulador das atividades comerciais no país vem após anos de investigação, por supostas práticas anticompetitivas da companhia de Mark Zuckerberg.

Imagem: Reprodução

Apesar de as justificativas para a abertura da ação terem sido consideradas insuficientes na época, agora o juiz entende que há argumentos consistentes para o tribunal iniciar o processo. A FTC alega que a Meta – desde quando era Facebook – aplicava domínio de mercado por meio dos seus serviços e da compra de concorrentes.

“Em contraste ao documento anterior, essa declaração traz alegações específicas e reforçadas que levam a uma mesma conclusão: o Facebook manteve o domínio de mercado durante o período de tempo avaliado.”


James Boasberg

Juiz de Columbia

Por outro lado, a Meta respondeu – em nota ao The Verge – e alegou que a nova decisão rejeita reivindicações sobre políticas da plataforma e acredita que os investimentos e as aquisições foram bons para a concorrência.

“A decisão de hoje reduz o escopo do caso da FTC, rejeitando reivindicações sobre nossas políticas de plataforma. Também reconhece que a agência enfrenta uma 'tarefa alta' que comprova seu caso em relação a duas aquisições que desmatou anos atrás. Estamos confiantes de que as evidências revelarão a fraqueza fundamental das alegações. Nossos investimentos no Instagram e no WhatsApp os transformaram no que são hoje. Eles têm sido bons para a concorrência, e bons para as pessoas e empresas que optam por usar nossos produtos.”


Meta

Esta não foi a única vez que a empresa de Zuckerberg se viu em um processo pelo mesmo motivo. Em agosto do ano passado, a Meta – então chamado de Facebook – foi alvo de outra tentativa de ação da FTC por monopólio, pela compra do Instagram e do WhatsApp.

E aí, de que lado você está nessa briga judicial? Acredita que a ação deva ser aberta para investigar monopólio por parte da Meta? Interaja conosco!


0

Comentários

Juiz muda decisão e autoriza processo contra Meta por monopólio nos EUA

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas