LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Find X5: top de linha Oppo supera rivais da Samsung, Apple e Xiaomi? | Vídeo hands-on

04 de maio de 2022 26

Enquanto a Oppo segue liderando o mercado de vendas de celulares na China, a fabricante ainda não tem uma forte presença por aqui, mas isso não impede que seus aparelhos possam ser importados. Se você ficou interessado no Find X5 que foi apresentado ao mundo no início de 2022, o TudoCelular traz uma prévia do que ele tem a oferecer em parceria com nossos irmãos do HDblog.

Índice do hands-on

Design e acessórios

Além de apresentar o Find X5, a Oppo também lançou a sua variante Pro. Os dois possuem muito em comum, inclusive no design. O que muda é que o mais avançado possui estabilização aprimorada, vem com plataforma mais atual da Qualcomm e tela AMOLED de última geração. Boa parte do que você verá aqui, também se aplica a Find X5 Pro.

A Oppo é uma empresa que ama curvas e fugir do design tradicional das outras marcas. Isso fica bastante evidente no Find X5 que tem aparência diferenciada até mesmo no bloco de câmeras na traseira. As laterais são curvadas tanto na frente quanto na traseira e passam a elegância que o celular top de linha exige.

A traseira é feita em vidro fosco que passa uma boa sensação ao toque e não acumula marcas de dedo com facilidade. O vidro frontal é o Gorilla Glass Victus, não chega a ser a geração mais recente como temos na linha Galaxy S22, mas garante boa proteção contra riscos. As laterais de metal são finas e levemente curvas, dando uma boa uniformidade ao design como um todo.


A Oppo é mais uma adepta à morte da expansão de memória e da entrada para fones de ouvido. A gaveta na parte inferior tem suporte apenas para dois chips. O leitor biométrico fica localizado sob a tela perto da borda inferior.

O que pode incomodar alguns no design do Find X5 é o fato da Oppo fazer igual à Xiaomi e estampar o nome da marca e outras grifes com fonte grande na traseira. Neste temos uma menção bastante clara à câmera da Hasselblad usada no aparelho. Pelo menos a capinha que vem de brinde é fosca e ajuda a esconder esse detalhe. Além disso, na caixa você recebe um carregador de 80W.

Tela e hardware

A tela do Find X5 não conta com mesmo painel LTPO de segunda geração do Find X5 Pro, o que limita a taxa dinâmica de atualização da tela de 120 Hz. Ainda assim, é um painel OLED de 6,5 polegadas Full HD+ com brilho forte, ótimas cores, amplo ângulo de visão e com suporte a HDR10+.

A experiência multimídia é complementada com som estéreo com bom volume que não distorce no máximo. É bom ver que a Oppo se importa com a qualidade sonora dos seus celulares e o Dolby Atmos também está presente para garantir boa equalização para qualquer tipo de conteúdo.

Especificações técnicas

  • Tela AMOLED LTPS de 6,5 polegadas com resolução FHD+ de 10 bits
  • Display com furo e taxa de atualização variável de 120 Hz
  • Plataforma Qualcomm Snapdragon 888
  • GPU Adreno 660
  • 8 ou 12 GB de RAM
  • 128 ou 256 GB de armazenamento interno
  • Câmera frontal de 32 MP com OIS (f/2.4)
  • Três câmeras traseiras:
    • Lente principal com sensor Sony IMX766 de 50 MP (f/1.8)
    • Lente ultrawide com sensor de 50 MP (f/2.2)
    • Lente teleobjetiva com sensor de 13 MP e zoom óptico de 2x
  • Conexão 5G, Dual SIM, Bluetooth 5.2, NFC e Wi-Fi 6
  • MariSilicon X, leitor de digitais sob o display, áudio estéreo e carregamento reverso
  • Certificação IP54
  • Bateria de 4.800 mAh com carregamento rápido de 80W (com fio) ou 30W (sem fio)
  • Android 12 com ColorOS 12.1

Outro ponto que muda para o Pro, é que o Find X5 vem equipado com a plataforma Snapdragon 888, enquanto o mais potente traz o Snapdragon 8 Gen 1, o mesmo que equipa os principais lançamentos de 2022. A depender de onde você for importar, será possível encontrar três opções com 8 ou 12 GB de RAM e 128 ou 256 GB de armazenamento.

A bateria é um pouco menor no X5, sendo 4.800 mAh contra 5.000 mAh X5 Pro. Ainda assim é capaz de entregar autonomia para o dia todo tranquilamente. O carregador SuperVOOC de 80W promete bateria cheia em pouco mais de 40 minutos e metade dela em 15 minutos de carga.

Software

O Find X5 foi um dos primeiros a chegar com a interface ColorOS 12, a mais recente da Oppo no momento, e neste aparelho é baseada no Android 12. A fabricante vem prometendo três atualizações do robozinho para todos os modelos da linha Find X lançados desde 2019, então terá suporte por um bom tempo no X5.

A interface traz elementos vistos na Realme UI 3.0 e também na OxygenOS mais recente. A aparência é altamente customizável nos ícones dos aplicativos, cores de destaque dos menus, atalhos do sistema, fontes e até as animações do leitor biométrico e do alerta de notificações nas bordas curvas.

Câmeras

O conjunto fotográfico do Find X5 é o mesmo da variante Pro, com a exceção que esse não possui o sistema mais avançado de estabilização de três eixos e traz um OIS mais tradicional. Assim, a câmera principal é a mesma de 50 MP com sensor Sony IMX766, a secundária tem a mesma resolução porém com lente ultra-wide com maior campo de captura. Por fim, há uma teleobjetiva com sensor de 13 MP e zoom óptico de 2x.

O app de câmera é diferente dos celulares da realme e OnePlus e aqui temos os recursos organizados em submenus. Não é uma interface muito intuitiva, mas as opções estão bem organizadas e são fáceis de encontrar com o tempo.

O que esperar das câmeras do Find X5? Qualidade de celular top de linha. As primeiras imagens capturadas pelo aparelho deixam claro que ele tem potencial para fazer ótimas fotos com muitos detalhes e cores próximas da realidade. Em locais fechados ou mais escuros já ficam evidentes os ruídos, mas nada que vá arruinar a experiência.


A teleobjetiva registra fotos bastante nítidas com o zoom em 2x e até consegue superar alguns aparelhos com zoom óptico de 3x. A ultra-wide tende para imagens mais escuras, porém captura boas fotos quando há luz favorável. A frontal possui sensor de 32 MP e não entrega qualidade digna de um top de linha, mas ainda é capaz de fazer boas selfies.

A filmadora grava em 4K, porém se quiser tirar proveito máximo da estabilização é bom ficar limitado à resolução Full HD. A qualidade dos vídeos é boa com cores precisas e poucos ruídos evidentes.

Primeiras impressões

O Find X5 é um celular bacana, mas o que complica a compra é o preço salgado de mil euros. Agora em maio de 2022 seria preciso pagar mais de 5 mil reais por ele, sem considerar os impostos, se você pretende importar. Será que vale tudo isso?

Esse é o preço que Samsung, Apple e outras pedem em aparelhos com hardware mais atual e conjunto de câmeras mais avançado. Se você tem interesse no X5 apenas para conhecer a ColorOS, a Oppo também lançou a versão Lite do X5 pela metade do preço.

De qualquer forma, as nossas primeiras impressões são positivas e o Find X5 é um aparelho com bela tela, som estéreo potente, que entrega boa fluidez da interface, promete boa autonomia com recarga rápida e as câmeras têm potencial para fazer ótimas fotos. O que realmente vai afastar a maioria é o preço salgado.

O Oppo Find X5 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

26

Comentários

Find X5: top de linha Oppo supera rivais da Samsung, Apple e Xiaomi? | Vídeo hands-on
  • Não se pode colocar Apple e Samsung no mesmo patamar, aliás não se compara Iphone com nenhum celular android, seria como comparar um nave espacial(Iphone) com um aviãozinho teco teco(Andróides).
    Então na hora de ficar fazendo comparações entre andróides, fica só entre eles mesmos.

    • Muito interessante, a OPPO faz bons smartphones..
      Bem que ela deveria estar presente no nosso mercado(Oficial e no mercado cinza).

        • TudoCelular podia fazer uma review melhor da parte de software quando são versões chinesas de apatrelhos, não sei o Find X5 mas o Find X3 versão chinesa o Android é mais limitado no ocidente, não funciona nem Android Auto e não tem como atualizar a rom como nos Xiaomi. Pra quem mora no ocidente só compensa pegar algum Oppo se for versão global pra garantir ter tudo funcionando normalmente.

            • Todo e qualquer aparelho tendo dimensity 8100 Max ou tendo snapdragon 8 gen 1 se não tiver uma boa entrada de ar e uma grande dissipação de calor vai esquentar, seja qualquer um,esses aparelhos oneplus ace/10R são fechado sem ter nehuma saída de ar e conseguentemente fazendo o antutu e o 3dmark vai esquentar e muito. A única empresa que conseguiu reduzir drasticamente o calor do 8 gen 1 foi o Núbia REDMAGIC 7 pro, aparelhos que são lindos bonitos e finos e que tem um processador bom vai esquentar se estiver jogando, para mim que gosto de games e auto desempenho prefiro um aparelho grande e feio mais que não incomode com aborrecimento de calor.

                • OnePlus 10R com D8100 Max batendo 60°C e virando trend na China.

                  • Típico... xing ling só vale a pena quando custa muito menos, quando tenta colocar o preço próximo aos da Apple e Samsung ninguém tem coragem/recomenda.

                      • Xing ling é essa porcaria da Samsung, que só faz bosta , lança 50 aparelhos iguais, Samsung já perdeu a criatividade, se essa marcas chinesas viessem para cá firme, pode ter certeza que Apple e Samsung não tinha vez . Por isso que Apple e Samsung domina aqui, tem os otários pra comprar esses lixos caros

                          • Não concordo. Eu prefiro ter um celular que ninguém tem, exclusividade do que ter um que todo mundo tem igual. Mas ai vai de gosto.
                            E falar que Celulares Oppo, Xiaomi, VIVO, OnePlus, Realme, etc é "xing ling", mostra seu total desconhecimento do que está falando.

                            • Irmão. Se vc trouxer pelo Aliexpress daqui uns 3 meses, já terá a versão global, ou até antes desses 3 meses, e vai estar custando na casa dos 4200, pq no momento ele está na casa dos 4700, aí eu te pergunto, qual aparelho atual top de linha da Apple e Samsung custam esse valor? O s22 ultra custa a bagatela de 8500,00 ok? E um iPhone 13 pro custa a bagatela de 7000 ok? Uma diferença mínima daqui uns 3 meses de no baixo 2800, colocando mais 1000 pratas tu compra um ONEPLUS 10 PRO por 3800 %uD83D%uDC4D%uD83C%uDFFC, tá de brincadeira vc!

                                • Concordo. Eu sempre acho que vale a pena importar do que comprar aqui. Além da exclusividade, de ter um produto que praticamente ninguem tem, sempre o CxB é maior.

                                    • Ou seja, pelo preço atual do s22 pro eu compro dois monstros que vc chama de xing ling, o dia que vc tiver um xing ling top de linha quero ver vc manter essa sua posição patética, menospreza os produtos sem ao menos ter tido um, que forma mais tosca de se dar opinião sobre um produto!

                                        • Comparar o preço do mercado nacional onde a empresa que vende aqui paga todos os impostos e oferece suporte chega a beirar o mau-caratismo. Se for pra importar, também da para achar um s22 com o preço inferior ao oferecido por aqui.
                                          Por isso que o tudocelular fala sobre os preço lá de fora. Entenda

                                    • G

                                        • Aparelho para custa 650 Euros ...

                                            • Interessante esse publi, só faltou marcar que é publi...

                                                Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas