
Economia e mercado 04 Jan
O OnePlus 11 foi finalmente oficializado na China nesta semana. Agora podemos finalmente comparar para saber o que mudou nele em relação aos seus antecessores como o OnePlus 10 Pro, 9 Pro, OnePlus 9 e muitos outros. Assim ficará mais fácil decidir se vale realmente a pena investir na nova geração.
Começando pela tela e o design temos o mesmo tamanho de tela AMOLED do OnePlus 10 Pro com 6,7 polegadas e mesma resolução, mas desta vez o OnePlus 11 tem a tecnologia LTPO de terceira geração que promete ser ainda mais eficiente em alternar a taxa de atualização para economizar energia.
Um detalhe importante no design é que o OnePlus 11 não tem certificação IP68 de resistência contra água e poeira, o que é decepcionante, visto que a maioria dos celulares topo de linha atuais tem este diferencial, que se tornou praticamente um padrão nesta categoria. Os únicos modelos com esta resistência na lista são o OnePlus 9 Pro e OnePlus 8 Pro.
Partindo agora para o hardware o OnePlus 11 tem o chip mais recente da Qualcomm: o Snapdragon 8 Gen 2 aliado a 12 GB de RAM no mínimo, o que é muito interessante para aqueles que desejam executar aplicativos e jogos pesados ou usar vários de uma só vez em multitarefa.
O armazenamento também foi alterado para o padrão de 256 GB no mínimo assim como já ocorreu com o OnePlus 10 Pro.
Outra evolução interessante é o carregamento, pois apesar da bateria ainda ter 5.000mAh, agora ela carrega com 100W, o que significa que o celular ficará menos tempo na tomada.
Falando agora das câmeras, o OnePlus 11 tem um novo sensor principal Sony IMX890 de 50 megapixels com estabilização óptica, enquanto o sensor ultrawide é um Sony IMX581 de 48 megapixels, enquanto a câmera telefoto tem 32 megapixels com zoom óptico de 2 vezes.
Aqui temos uma diferença interessante, pois o OnePlus 10 Pro tem uma câmera telefoto com zoom de 3,3x, mas com apenas 8 megapixels de resolução, então esperamos que a nova câmera de 32 MP permita realizar cortes na imagem para aumentar esta aproximação usando zoom digital ou na pós edição.
Falando agora da câmera frontal temos um downgrade: o OnePlus 10 Pro tem um sensor de 32 megapixels com abertura f/2.2, enquanto o OnePlus 11 tem 16 MP f/2.4, onde quanto menor a abertura, melhor. Desta forma é esperado que o modelo de 2022 tire selfies melhores.
Por fim, podemos concluir que as melhorias na nova geração são notáveis, mas a OnePlus precisa investir nos detalhes como no design dos seus smartphones que já enfrentou problemas em testes de resistência e na certificação IP68, além nas melhorias no setor de câmeras, que sempre foi o foco da empresa, mas agora parece estar restrito apenas aos sensores principais.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários