LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TCL 30 5G: celular intermediário que tem bom desempenho e bateria que dura muito | Análise

16 de maio de 2023 7

A TCL é mais uma fabricante a investir no segmento de celulares no Brasil. Entre as novidades da marca temos o 30 5G, um intermediário acessível que chega com suporte a redes de nova geração e como mais uma alternativa aos modelos da Samsung, Motorola e Xiaomi.

Seu design não chega a ser um ponto forte. Ele vem com entalhe em formato de gota e bordas mais largas do que é comum ver em lançamentos recentes. O TCL 30 5G é um aparelho simples com acabamento feito em plástico e pintura metalizada que busca imitar metal.

Sua tela de 6,7 polegadas conta com resolução Full HD+ e tem painel AMOLED com bom nível de brilho, contraste e cores saturadas. O que decepciona é ter taxa de atualização de apenas 60 Hz, enquanto até mesmo celulares de entrada já adotam tela de 90 Hz para fluidez superior. O som mono também não empolga em potência e qualidade.

O desempenho fica por conta do chip Dimensity 700 da MediaTek que garante boa velocidade na abertura de apps e até supera outros do segmento com hardware da Qualcomm ou Samsung. O problema está nos 4 GB de RAM que sofrem para segurar tudo aberto em segundo plano.

A bateria de 5.010 mAh rendeu 30 horas em nosso teste padronizado, o que faz ele ficar entre os melhores quando o assunto é autonomia. Será possível ter bateria para dois dias, desde que você não jogue muito. O tempo de recarga poderia ser melhor e leva quase duas horas para encher totalmente a bateria.

O conjunto fotográfico é formado por câmera de 50 MP e duas de 2 MP, sendo uma dedicada para macros e outra para desfoque de cenários. As fotos registradas em dias ensolarados estão dentro do que se espera para um intermediário básico com câmera de alta resolução. As demais câmeras não empolgam, enquanto a filmadora grava apenas em Full HD, não possui estabilização para lidar com tremidos e a captura de áudio é abafada.

Abaixo você confere todos os detalhes da nossa análise completa para saber se vale a pena comprar o intermediário 5G da TCL.

O TCL 30 5G está disponível na Mercadolivre por R$ 899. O custo-benefício é médio e esse é o melhor modelo nessa faixa de preço.
(atualizado em 16 de julho de 2024, às 12:10)

7

Comentários

TCL 30 5G: celular intermediário que tem bom desempenho e bateria que dura muito | Análise

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas