LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TCL 30 SE: um celular básico com bateria que dura e boa câmera | Análise / Review

17 de maio de 2023 7

O TCL 30 SE chegou ao mercado brasileiro juntamente com o intermediário 30 5G. O SE é o mais simples da linha e vem para competir com os celulares de entrada da Samsung, Motorola e realme. Nessa análise vamos conferir o que ele tem a oferecer e se vale a pena comprar.

O básico da TCL traz design simples com corpo feito de plástico liso na traseira e fosco nas laterais. Há bloco tradicional que abriga três câmeras e o leitor biométrico segue o padrão antigo de ficar na parte de trás do aparelho e não integrado ao botão de energia como é comum atualmente.

A tela de 6,52 polegadas possui resolução HD+, painel IPS LCD de 60 Hz e bom nível de brilho. A TCL poderia ter investido em tela com velocidade superior para entregar fluidez similar a celulares básicos da concorrência com tela de 90 Hz. Há apenas uma saída de som com potência decente, mas a qualidade não é das melhores e distorce com o volume no máximo.

Ele vem equipado com o chip Helio G25 da MediaTek e 4 GB de RAM. É um hardware antigo e modesto que não empolga no desempenho. Além disso, o sistema sofre para segurar os aplicativos abertos em segundo plano. Jogos mais exigentes até rodam na configuração mínima, deixando o TCL 30 SE apenas para jogadores mais casuais.

A bateria de 5.000 mAh mostrou bom rendimento em nosso teste padronizado com quase 25 horas de uso moderado. Isso garante que o TCL 30 SE seja capaz de passar o dia todo longe de tomadas. Ele vem com carregador de 15W na caixa que demora quase 3 horas para encher totalmente a bateria.

O conjunto fotográfico é formado por câmera de 50 MP acompanhada de duas de 2 MP para desfoque e macros. A principal registra boas fotos em dias ensolarados e não sofre em locais escuros. As demais são dispensáveis, enquanto a frontal faz boas selfies diurnas. A filmadora grava em Full HD, não possui estabilização para lidar com tremidos e a captura de áudio é apenas mono e de má qualidade.

Vale a pena comprar o TCL 30 SE? Abaixo você confere a análise completa e se ele é melhor que rivais da Samsung e Motorola.

O TCL 30 SE está disponível na Mercadolivre por R$ 739. O custo-benefício é médio mas esse é o melhor modelo nessa faixa de preço.
(atualizado em 23 de abril de 2024, às 17:58)

7

Comentários

TCL 30 SE: um celular básico com bateria que dura e boa câmera | Análise / Review

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas