Curiosidade 05 Set
Nesta quinta-feira (5), uma informação foi divulgada de forma ampla nas redes sociais, a qual indicava que pesquisas pela palavra “negra” no Instagram eram associadas à venda de drogas.
O TudoCelular chegou a publicar a notícia e alertar sobre o caso. O que levou a esse comportamento da plataforma da Meta? O Detetive TC apurou o caso e conta a você nesta coluna.
O influenciador Levi Kaique divulgou em seu perfil na rede social Bluesky que a busca pelo termo “negra” no Instagram resultava em um alerta da Meta, no lugar de exibir os resultados da pesquisa. A situação foi confirmada pelo TudoCelular.
O aviso associava indevidamente a palavra com venda de drogas, por meio dos dizeres “A venda, compra ou negociação de drogas ilícitas podem prejudicar você e outras pessoas. Além disso, são práticas ilegais na maioria dos países. Se você ou alguém do seu conhecimento está lutando com o abuso de substâncias, pode obter ajuda com referências para tratamento confidenciais, bem como apoio à prevenção e recuperação”.
Ainda aparecia um botão de “Obter ajuda” e outro com “Ver resultados mesmo assim”, este último inseria os resultados logo abaixo, os quais não possuíam qualquer relação com drogas, porém não sumia o aviso ao tocar nele.
Como é possível conferir nas capturas abaixo, o alerta também surgia com uma hashtag anterior à palavra, porém não aparecia ao pesquisar pela flexão da palavra no masculino, ou seja, por “negro”, nem nas procuras por “branca” ou “branco”.
E não somente o Instagram passou a mostrar a mensagem de associação indevida, como também o Threads, o qual segue as mesmas políticas.
No entanto, quando pesquisamos no Facebook, não houve qualquer impasse ou alerta para a exibição dos resultados.
Apesar de a mensagem ser enfática sobre o tema de venda de drogas, não há nela qualquer explicação sobre o vínculo entre a palavra e o assunto, o que deixava ainda mais estranha a associação indevida.
Como informado pelo portal G1, alguns perfis no Bluesky insinuaram que “negra” seria uma gíria americana vinculada à droga sintética heroína, inclusive definido como uma das expressões neste caso pela agência antidrogas dos Estados Unidos (DEA).
O Detetive TudoCelular apurou o assunto e descobriu que, em novembro de 2013, o Instagram chegou a bloquear algumas tags de anúncios de drogas, depois de uma investigação da BBC.
Contudo, ao analisar as publicações da denúncia do veículo britânico, não identificamos qualquer presença do termo “negra” como uma das que deveriam ser barradas da rede social.
Esta coluna solicitou um posicionamento da assessoria da Meta, para entender por que esse aviso passou a aparecer e o que a empresa faria para corrigir o engano em suas mídias sociais.
Em resposta ao Detetive TC, a companhia creditou a situação a um “problema técnico”. Ela também afirmou ter resolvido o problema e pediu desculpas “por qualquer inconveniente”. Veja a nota na íntegra:
“Mais cedo, um problema técnico afetou a experiência dos usuários no Instagram e Threads. Resolvemos o problema o mais rápido possível e nos desculpamos por qualquer inconveniente.”
Meta
Consultamos novamente as buscas e confirmamos que a mensagem indevida não aparece mais, tanto no Instagram quanto no Threads.
Qual é a sua avaliação sobre o ocorrido nas plataformas da Meta? Comente conosco!
Comentários