LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Epson Epiqvision LS650: projetor premium acerta na imagem e no som | Análise / Review

28 de setembro de 2024 0

A Epson lançou em julho de 2024 no Brasil o seu novo projetor top de linha, o Epiqvision LS650. Ele promete configurações avançadas para quem deseja um produto inteligente de ultra definição.

O que o modelo entrega de destaques ao consumidor? Será que esta é uma boa opção no segmento? O produto passou pela bancada do TudoCelular nas últimas semanas e vai ter todos os detalhes explicados nesta análise.

Design e construção

Apesar de termos neste um tamanho menor que o modelo flagship LS800, o Epiqvision LS650 não é do tipo de projetor para se deslocar facilmente. Ele pode ser encontrado nas cores preta ou branca e tem dimensões de 467 x 153 x 400 mm, além de pesar 7,3 kg, o que torna o uso dele mais apropriado em um local fixo.

A parte da frente possui não somente o logo da marca como uma grade que protege os alto-falantes. Na lateral esquerda, está a saída de ar, que pode ser um tanto barulhenta a depender do nível de brilho e da exigência da tarefa que você estiver rodando nele. Já à direita, fica o deslizador manual para controle de foco, algo que vamos falar em detalhes logo mais.

Temos a lente apenas na porção superior, com projeção na frente da mesa, o que permite um espaço reduzido de cerca de 30 cm da parede ou da tela para ter um tamanho considerado ideal. Já na base, estão dois pezinhos frontais com ajuste de altura. Para isso, basta girá-los até encontrar a posição desejada.

A traseira abriga os conectores. Além da entrada de energia, este projetor fornece duas portas HDMI 2.0, três entradas USB Tipo-A, uma saída de áudio óptico digital e um USB Tipo-B para serviço.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Essa quantidade deve ser suficiente para a maioria das utilidades, o que permite conectar um decoder de TV por assinatura e um console de videogame ao mesmo tempo, por exemplo.

A caixa ocupa um grande espaço, devido às proteções laterais para o projetor. Porém, além do produto principal em si, ela acompanha apenas o cabo de energia, um par de pilhas e o controle remoto.

E por falar no controle, ele tem um tamanho mediano e não traz um excesso de botões. Sentimos falta de alguns atalhos para streamings principais, mas ainda é simples de aprender onde apertar para chegar no caminho desejado. O destaque fica para o ajuste do brilho por meio de dois botões seletores.

Sistema e conectividade

A Epson colocou neste projetor o Android TV na versão 11. Até o período dos nossos testes, ele estava com o pacote de segurança de abril de 2024 instalado, o que significa um certo atraso de alguns meses nas atualizações.

Toda a configuração inicial pode ser feita por meio do aplicativo do Google no seu celular, para logar facilmente na sua conta e incluir o aparelho na sua casa inteligente pelo Google Home. Ele chega com suporte a Wi-Fi de quinta geração e Bluetooth 5.1, com boa estabilidade em ambos os casos.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

A experiência não é das mais rápidas. A inicialização do LS650 pode demorar alguns minutos. Um ponto capaz de afastar aquele usuário que deseja ver algo com rapidez, caso use este modelo como uma Smart TV. Seria este um problema de software ou de hardware?

Um dos principais recursos consiste na presença do Google Assistente integrado. Por meio do botão dedicado no controle remoto, você pode dar comandos de voz para encontrar conteúdos específicos, ver a previsão do tempo ou fazer ações nos dispositivos inteligentes da sua casa, como apagar e acender a luz.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Por trazer o sistema operacional do Google, você terá acesso a uma série de aplicativos por meio da Play Store. Mas não espere encontrar todos os que geralmente aparecem em um televisor convencional. Uma das maiores ausências é a Netflix, principal plataforma do segmento. Para poder aproveitá-la, você vai precisar conectar um dispositivo de streaming externo, como um Fire TV Stick ou um Roku Express.

Ainda assim, o projetor suporta outros serviços famosos, como Prime Video, Disney Plus, Max e Globoplay. Fora as opções de TV via streaming pelo Claro tv+ e pela Zapping. Todos também apresentaram um pouco de lentidão na abertura, só que apenas o streaming da Disney fez o projetor reiniciar sozinho uma vez.

A tela inicial possibilita adicionar alguns atalhos logo na parte superior e entrega várias recomendações de conteúdo dos aplicativos no decorrer da rolagem para baixo. Também há outros menus, para ver mais títulos de streamings, checar a lista de apps instalados ou conferir outras opções por segmento na loja.

Um recurso de segurança importante é o sensor de movimento. Ele vem habilitado de fábrica e interrompe a projeção se identificar alguém perto do projetor. Isso protege a visão do usuário para evitar que ele olhe diretamente para o laser, porém gera um apito não muito agradável.

Qualidade de imagem

O Epiqvision LS650 vem com uma fonte de luz por meio de um diodo laser, capaz de gerar imagens de 60 a 120 polegadas, em uma curta distância para a parede, como já comentamos um pouco antes.

A tela projetada oferece um aspecto 16:9 e uma resolução 4K de 3840 x 2160 pixels. Em outras palavras, você conseguirá ver filmes e séries na definição máxima disponível pelos streamings compatíveis, sem qualquer incompatibilidade.

Apenas sentimos falta de tecnologias que aprimoram a qualidade desses conteúdos das plataformas de vídeo, como o Dolby Vision e o HDR10+. Aqui você encontrará apenas os mais básicos HDR10 e HLG.

Já a taxa de atualização fica limitada a 60 Hz, seja na resolução máxima ou mesmo se você baixar para Full HD. Isso deve ser suficiente para as produções dos serviços de streaming, só que não agrada os gamers mais exigentes.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

O ajuste da imagem é feito manualmente pelo controle remoto, mas nem sempre você conseguirá linhas perfeitas na projeção. De toda a forma, dá para encontrar um bom enquadramento após algum tempo de configuração, porém faz falta uma ferramenta automática para a função.

O foco se trata de outro ponto que deixa de fora uma adaptação automática. Você precisa encontrar a melhor nitidez pelo deslizador manual na lateral direita. Apenas sentimos uma imagem um pouco embaçada na parte central, mesmo com o restante do quadro nítido.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

No geral, o brilho de 3.600 lúmens responde bem mesmo em um ambiente claro com luz artificial ou natural. Isso significa que você consegue facilmente deixar este projetor na sua sala sem se preocupar em manter o ambiente escuro para conseguir enxergar.

O contraste, a cor, a saturação e a nitidez também podem ser modificados individualmente, para ajustar os tons do jeito que mais te agrada. Há ainda o recurso de super resolução, que faz a diferença para um upscaling de imagens com definição inferior. Os demais itens nas configurações não devem ter um grande impacto na sua experiência visual.

Qualidade de som

A Epson integrou neste dispositivo dois alto-falantes full range de 5 W e um subwoofer de 10 W. Todos eles formam um sistema surround virtual 2.1 com uma potência total de 20 W.

O áudio integrado tem assinatura da Yamaha e promete um som envolvente com múltiplas predefinições. E o que temos na prática realmente agrada bastante. Vimos que a potência é bastante alta e não exige um grande volume para dar abrangência em um ambiente de pequeno ou médio porte.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Ele responde bem a cada frequência e os perfis disponíveis deixam o estilo do jeito de preferência do usuário. Para quem deseja graves mais profundos, recomendamos o modo Teatro. Já nos vocais realçados, a melhor opção é o Karaokê. Enquanto o TV dá um equilíbrio maior entre as frequências.

Independente do perfil escolhido, você pode ativar a extensão dos baixos para realçar melhor os graves. Outro recurso é o volume automático, que varia a altura conforme o momento do dia e o que estiver em exibição.

Considerações finais

O Epiqvision LS650 serve para qualquer tipo de ambiente? Recomendamos a quem possui uma sala grande e deseja investir em um produto que não decepciona no alto brilho de imagem, mesmo em um local bem iluminado, e não deseja ter a luz direta na visão, como no caso das televisões.

Pelo fato de ele possuir entradas HDMI e um sistema operacional integrado, a experiência não tende a ser estranha para quem está acostumado com uma Smart TV comum, já que tem o Android TV integrado.

A resolução 4K é um dos pontos fortes do projetor, visto que a característica te permite ver os filmes e as séries na definição máxima possível. O som Yamaha também foi um acerto, com uma boa equalização e frequências bem definidas.

Como principais fraquezas deste modelo, destacamos as lentidões do sistema, algo que pode ser justificado por um possível hardware mais fraco internamente, além da ausência da Netflix na lista de apps suportados. Também sentimos falta de Dolby Vision e HDR10+ para aprimorar ainda mais a reprodução em streamings compatíveis.

Entendemos que o foco e o ajuste de imagem poderiam ter um mecanismo automático de detecção, uma vez que estamos falando de um projetor do segmento mais premium.

Distância da lenteSensor de movimento para segurançaMúltiplas portas de entradaGoogle Assistente integradoImagem grande e em 4KNível de brilho elevadoSom Yamaha de excelente qualildade
Corpo grande e pesadoAndroid TV pouco otimizadoSistema sem NetflixFalta de Dolby Vision e HDR10+Taxa de 60 HzFoco manual

A Epson lançou o Epiqvision LS650 no Brasil pelo preço sugerido de R$ 18.000, em sua loja oficial e no varejo. No mercado atual, já pode ser encontrado a um custo entre R$ 15.000 e R$ 16.000.

Como principal concorrente, podemos destacar o The Premiere 4K. O projetor da Samsung também gera imagem de até 120 polegadas e é encontrado na mesma faixa de preço, mas traz sistema Tizen com suporte à Netflix e um conector HDMI a mais.

Qual é a sua avaliação sobre o Epiqvision LS650? Acha que vale o alto investimento para ter uma unidade dele? Comente tudo aí no espaço abaixo.


0

Comentários

Epson Epiqvision LS650: projetor premium acerta na imagem e no som | Análise / Review

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas