LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Huawei Watch GT 5 Pro: cara de relógio e alma de smartwatch | Análise / Review

25 de novembro de 2024 5

A Huawei atua como uma terceira via no mercado brasileiro de vestíveis, sendo a alternativa mais procurada por quem quer um smartwatch completo mas não gosta das opções vendidas por Samsung ou Apple pela baixa duração de bateria.

E chegou a hora de descobrir se o Watch GT 5 Pro, modelo mais completo da nova linha da fabricante chinesa, faz jus ao seu posto. Temos aqui a versão de 46 mm na cor titânio, que tem uma pegada mais esportiva. Esse tamanho está disponível também em preto, e é possível comprar o relógio em versão de 42 mm, que tem uma pegada mais fashionista.

Design e construção

Começando pelo design, temos provavelmente um dos pontos que mais chamam a atenção nos smartwatches da Huawei. O Watch GT 5 Pro pode facilmente passar por um relógio tradicional de marcas como Casio, Technos, Seiko e Orient, tendo uma moldura octogonal ao redor da tela, caixa em titânio, coroa lateral e pulseira em titânio.

Caso você compre o modelo na cor preta, ele terá a pulseira em borracha, o que aumenta o conforto mas reduz a sensação de usar um relógio de luxo. De qualquer forma, é possível trocar a pulseira caso desejado, bastando escolher outro modelo compatível que mais te agrade.

Por ser um modelo mais esportivo, o Watch GT 5 Pro não é campeão na redução de bordas ao redor da tela, sendo vistos dois “aros” em volta do painel circular com inscrições de números que podem combinar com as centenas de watchfaces para informar as horas. Na lateral direita, além da coroa circular, ele tem também mais um botão.

Como não ia adiantar de nada ter essa cara de resistência sem ser resistente de verdade, a Huawei caprichou na construção do Watch GT 5 Pro. Ele tem caixa feita em liga de titânio com certificação IP69K de proteção contra água em alta pressão e em altas temperaturas, além de poder ser usado em mergulhos de até 40 metros de profundidade, inclusive em água salgada. A tela é protegida por vidro de safira, garantindo também maior resistência a riscos e quebras. A Huawei promete operação em ambientes entre -20 e +45 °C.

Antes que alguém comente. Não, ele não é tão confortável de usar quanto modelos mais discretos com pulseira em silicone, mas esse é o preço a se pagar ao usar qualquer relógio esportivo. Isso pode ser amenizado pelo próprio modelo preto do Watch GT 5 Pro, que tem a pulseira emborrachada.

Na caixa do Huawei Watch GT 5, além do relógio com a pulseira, você encontra ainda a base de carregamento magnético de 18 W com cabo USB-A, peças extras para mudar o tamanho da pulseira e manual.

Tela, hardware e sistema

O Watch GT 5 Pro de 46 mm tem tela AMOLED de 1,43 polegada, que fica dentro da média da categoria, sendo um pouco menor que o painel de 1,47 polegada do Galaxy Watch 7. Ele tem suporte a AlwaysOn para mostrar informações úteis mesmo quando não estiver em uso, e resolução de 466 x 466 pixels, que é mais do que suficiente para enxergar tudo com nitidez em uma tela desse tamanho.

O brilho de 1.200 nits é suficiente para enxergar as informações em ambiente externo, ao menos na maioria dos casos. Em alguns locais com Sol realmente “à vera” pode ser que o reflexo atrapalhe um pouco, mas no geral é só inclinar o braço e você consegue burlar isso para ver o que deseja. O sensor de luminosidade funciona bem, ajudando a alterar o brilho de acordo com o ambiente.

Falando sobre especificações técnicas, a Huawei não detalha o hardware usado no Watch GT 5 Pro, então não é possível traçar um paralelo com rivais nesse aspecto. De qualquer forma, o que podemos dizer é que ele entrega uma experiência muito fluida, sem qualquer travamento ou lentidão durante a navegação pelo sistema ou nos aplicativos.

E por falar em sistema e apps, não podemos deixar de comentar sobre o elefante na sala. Sim, o HarmonyOS é muito fluido e tem muitas funções nativas que o tornam praticamente independente de soluções de terceiros, mas não, ele não tem muitas opções de apps na loja AppGallery da Huawei.

Isso significa que você não terá acesso, ao menos no momento em que este review é gravado, a apps como Spotify, Google Home e Strava, o que limita bastante as possibilidades de uso.

Há algumas formas de contornar muitos dos problemas, como baixar músicas para o armazenamento interno do relógio ou vincular uma conta do Adidas Running em vez do Strava, mas alguns simplesmente não podem ser contornados, como a falta de sistemas de pagamento por aproximação no Brasil, mesmo que o relógio tenha NFC.

Falando sobre as funções nativas, temos uma biblioteca enorme de watch faces feitas por desenvolvedores parceiros da Huawei, incluindo ótimas opções gratuitas que podem fazer você esquecer que não há suporte para o Facer ou outros apps do tipo. É possível também acompanhar e até responder notificações, com direito a teclado completo e uso de emojis.

O relógio também conta com termômetro, lanterna, calendário, agenda, clima, carteira (que não precisava estar aqui, já que não funciona no Brasil), alarme, temporizador, cronômetro, bússola, barômetro, calculadora e mapas. Ele pode receber chamadas, tendo microfone e alto-falante próprio que funcionam até muito bem para um relógio.

No geral é um sistema bem completo para quem não quer ficar buscando por alternativas de terceiros, mas se você já é usuário de muitos serviços que não estão por aqui é melhor partir para um modelo com Wear OS ou watchOS.

Outro ponto que acaba pegando um pouco é a falta de uma integração mais profunda com smartphones, como vincular alarmes e modo não perturbe, algo que você tem quando usa um ecossistema fechado como a linha Galaxy ou Apple. Por isso, se você tiver o mesmo alarme no relógio e no celular, vai precisar desligar os dois ao acordar, além de ter que configurar cada um individualmente se quiser mudar o horário.

Em conectividade, ele tem Bluetooth 5.2, rede de 2,4 GHz, além do já mencionado NFC que não pode ser usado para pagamentos por enquanto e GPS de banda dupla.

Saúde e atividade física

A Huawei atualizou seus sensores de monitoramento de saúde, com o chamado TruSense oferecendo agora 12 canais para maior precisão na leitura.

No caso do Watch GT 5 Pro, temos suporte a monitoramento de frequência cardíaca, sono com seus diferentes estágios, temperatura corporal, SpO2 (oxigenação do sangue), eletrocardiograma, contador de passos e bem-estar emocional, o que já dá um panorama bem completo do funcionamento do seu corpo.

Na prática, os monitoramentos relacionados ao coração se mostraram bastante precisos, com alterações condizentes em momentos de maior movimentação e estresse. Já o monitoramento do sono mostrou enorme dificuldade em entender os momentos em que o usuário acorda durante a noite, se recusando a registrar a maioria deles.

Isso aponta que o registro do sono pode ser o mais prejudicado, deixando os dados menos confiáveis do que os demais parâmetros. Mas, é bom lembrar sempre que não estamos falando de um dispositivo médico, então erros são esperados, mas opções como o Galaxy Watch e o Apple Watch mostraram uma eficiência melhor nesse sentido.

A novidade desta geração está no tal bem-estar emocional, que une parâmetros de batimentos cardíacos, temperatura da pele, respiração e outros para determinar seu nível de estresse, e com base nisso dizer se você está em um momento mais ou menos agradável do dia, dando dicas de exercícios de respiração e relaxamento em alguns casos.

Também é possível usar o app Saúde para definir metas de emagrecimento ou ganho de peso, e receber sugestões de consumo e gasto de calorias de acordo com elas. Depois de algum tempo de uso você também consegue ver tendências de acordo com seu histórico de passos, exercícios, tempo de sono, frequência cardíaca em repouso, movimento, tempo em pé, oxigenação no sangue e estresse.

Pelo app você ainda tem acesso a todos os dados de seus exercícios, e até um player de música com opções de ruído branco para momentos em que você precisar se concentrar, além, claro, de poder alterar configurações do relógio.

Já sobre a parte de atividade física, temos a possibilidade de monitorar mais de 100 exercícios, incluindo os clássicos corrida, ciclismo e natação, além de outros mais específicos como treino de força, golfe, esqui, caminhada na montanha e mergulho.

Medição de sono de Samsung Galaxy Watch 7 (esquerda) e Huawei Watch GT 5 Pro (direita) (Imagem: AcervoTC)

O monitoramento é muito bom, e pega todas as etapas do treino com boa precisão, dando detalhes do estilo de nado e tamanho das passadas, por exemplo, para que você saiba onde precisa aprimorar sua técnica para melhorar os resultados. A marcação de trajeto por GPS também funciona bem, assim como o registro das fases de aquecimento, queima de gordura, aeróbico, anaeróbico e extremo, indicando ao final o tempo de recuperação com base no exercício feito.

Um ponto negativo, e bem negativo, é que só quatro exercícios são reconhecidos automaticamente: caminhada, corrida, elíptico e remador. Isso significa que você vai precisar iniciar e parar todos os outros exercícios manualmente, o que não é nada intuitivo.

Por falar nos treinos, recentemente a Huawei liberou um update que inclui o português do Brasil nas transmissões de treino do Watch GT 5 Pro, então ao menos você vai ouvir no seu idioma o “treinador” avisando quando um treino começou ou parou.

O Watch GT 5 Pro ainda tem detecção de queda para ajudar em caso de acidente, além de alerta de ritmo irregular ao realizar um eletrocardiograma.

Bateria

O Watch GT 5 Pro de 46 mm tem autonomia prometida de 9 dias de uso típico e 14 dias de uso máximo pela Huawei, e nossos testes mostraram que essa média está bem perto da realidade, ficando na casa dos 10 dias de uso.

O teste incluiu monitoramento cardíaco, de oxigenação no sangue e temperatura corporal 24h por dia, além de registros de estresse e monitoramento de sono, execução de exercícios físicos indoor e outdoor, notificações e brilho da tela automático. O AlwaysOn ficou desligado, então se você gostar da função tenha em mente que a duração vai ser menor.

Além da ótima autonomia, o carregamento do Watch GT 5 Pro é bem rápido, levando cerca de 1 hora para encher completamente a bateria. Ou seja, em pouco tempo você já tem bateria suficiente para um dia inteiro longe de casa sem se preocupar, já que com 15 minutos ele preencheu mais de 30% da carga.

Considerações finais

O Huawei Watch GT 5 Pro mostra que a Huawei não tem medo de seguir investindo no mercado de vestíveis, mesmo com todos os problemas de embargo que abalaram sua divisão de celulares.

Ele tem provavelmente o design mais elegante que você vai encontrar em um smartwatch, com ótima construção, opções de cores e pulseiras que agradam tanto quem preza por conforto quanto quem quer algo mais luxuoso, ótimo sistema de acompanhamento de atividades físicas e saúde do usuário, e bateria que dura quase 10 vezes mais que alguns concorrentes.

Claro, nem tudo são flores. O HarmonyOS peca pela falta de opções interessantes de apps de terceiros, o relógio não tem opção de pagamento por aproximação mesmo contando com NFC, não tem versão com conectividade móvel para se tornar mais independente do celular, e o sistema TruSleep de reconhecimento do sono não pega tão bem se você for do tipo que acorda muitas vezes durante a noite, além do rastreamento automático de exercícios só ter suporte a quatro modalidades.

Design e resistência de relógio de luxoDuração de bateria muito acima de rivaisCarregamento rápidoRastreamento eficiente de saúde e exercíciosInterface fluida e completa
Reconhecimento automático de exercícios limitadoFalta pagamento por aproximaçãoFaltam apps de terceiros como Strava e Spotify

Seu maior rival no mercado nacional é o Galaxy Watch 7, que custa mais ou menos os mesmos R$ 2 mil do relógio da Huawei. A opção da Samsung tem bateria muito pior, ficando na casa dos 2 dias de duração, e construção menos resistente, mas oferece um sistema mais completo, pagamento por aproximação e versão com 4G se você quiser pagar mais por isso.

Outra alternativa seria o Apple Watch SE, que é encontrado pouco acima dos R$ 2 mil. O modelo da Apple tem bateria ainda pior, muitas vezes não chegando a um dia inteiro de uso, construção também mais simples e menos recursos de rastreamento de saúde, mas traz sistema mais completo, versão com conectividade móvel e suporte a pagamento por aproximação.

Se você gostou do relógio da Huawei mas não quer gastar tanto, o Watch GT 4 do ano passado custa menos de R$ 1.000 e traz um design muito parecido, tela de mesmo tamanho, corpo mais leve e duração de bateria similar, mas com construção menos resistente, sensores de saúde menos precisos e sistema ainda mais limitado em termos de funções.

E você, gostou do relógio da Huawei? Acha que a marca merece uma chance ou é melhor seguir comprando os modelos de Samsung e Apple que contam com sistemas já conhecidos e loja recheada de aplicativos? Deixe seu comentário aí embaixo.


5

Comentários

Huawei Watch GT 5 Pro: cara de relógio e alma de smartwatch | Análise / Review
  • Comprei um Huawei fit 3 em junho e a tela pifou do nada no início de novembro, ainda estou labutando com a garantia. Lembrando que segundos eles a garantia do vale se for comprado em lojas credenciadas.

      • oferecimento: Huawei

        • Já tive alguns SmartWatches, nunca consegui ficar mais de um ano e sempre vendia porque a duração da bateria era ridícula. Tive um Samsung que monitorava sono, mas para isso você tinha que carregar a bateria antes de dormir e de novo ao acordar, senão a carga acabava no meio da noite (a cada movimento a tela acendia e comia a carga). Isso foi até eu ter um GT2 Pro e me apaixonar por ele. Além de lindo e de ter tudo o que importa num SmartWatch, a bateria dura quase 2 semanas, e isso faz toda a diferença. Agora, depois de quase 3 anos, estava na hora de trocar, e nem pensei meia vez: GT5 Pro. Absolutamente incrível, e vale cada centavo.

          Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

          Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

          Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

          Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas