
20 Julho 2014
30 de julho de 2014 4
Há momentos na vida onde você deixa o celular deitado em algum lugar, vai dormir e quando acorda percebe que a bateria tem 1% de carga - dos 50% que tinha quando você deixou de usar o gadget. Há alguns problemas que podem levar o aparelho a apresentar este consumo extra de energia, mas a maioria está ligada em problemas com os wakelocks. Nós vamos explicar o que é isso.
Wakelocks são mecanismos de gerenciamento de energia que impedem que o smartphone, ou tablet, fique totalmente desligado do mundo exterior, quando algum app necessita de algum recurso para funcionar perfeitamente. Este tipo de aplicativo pode ser o Facebook, o WhatsApp ou então o aplicativo de e-mail que você utiliza. Eles precisam de alguns recursos ligados para coletar dados da internet, mesmo com o smartphone em modo de espera.
Geralmente os wakelocks não utilizam uma quantia exagerada de energia, mas alguns problemas no código em que foram escritos pode levar ao consumo exagerado e resultam em um smartphone fervendo durante a noite, quase sem bateria no dia seguinte. Para resolver este problemão - sem a necessidade de desinstalar tudo que está instalado no Android, em uma caça às bruxas no gadget, existem dois aplicativos bem camaradas.
Um deles é o Wakelock Detector, que identifica quais aplicativos estão utilizando mais recursos durante momentos onde eles deveriam estar "dormindo", ou em deep sleep - como chama o app. Basta tocar no app que está com o nome em vermelho, que a informação de quanto tempo ele ficou ativo (e quanto tempo ficou "desligado") é exibido.
Depois de identificar o ladrão de recursos, há outro app chamado Greenifiy. Este pequeno salvador de baterias pode colocar um aplicativo específico em modo de hibernação, quando você não está utilizando o programa. Isso significa que o aplicativo selecionado não poderá acessar os recursos do aparelho, como processador, internet e outros. Ambos os aplicativos são gratuitos e estão disponíveis no Google Play.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários