
12 Março 2015
A empresa Sikur aproveitou seu espaço na Mobile World Congress (MWC) para lançar uma versão do Android com foco específico em segurança. GranitePhone estreou publicamente em Barcelona com a promessa proteger vigorosamente os arquivos pessoais dos usuários da plataforma, modificando o sistema operacional da Google a fim de adicionar ou reforçar ferramentas responsáveis por bloquear o acesso de terceiros ao dispositivo. O software é mais uma tentativa de transformar o robozinho em uma verdadeira fortaleza impenetrável.
Sikur é uma companhia brasileira focada exatamente em assegurar que as informações dos usuários na rede não sejam visualizadas, copiadas ou editadas de quaisquer maneiras por indivíduos não autorizados. Curiosamente foi fundada um ano e meio após os vazamentos oriundos do ex-agente estadunidense, Edward Snowden. Atuando internacionalmente em escritórios localizados no Estados Unidos da América, Colômbia, Chile, Dubai, México e, é claro, em nosso próprio território, a fabricante nacional investiu em sua equipe de pesquisa e desenvolvimento, resultando então no GranitePhone.
O design da interface os padrões encontrados no mercado de telefonia móvel atual, baseando-se no Android 5.0 Lollipop para criar uma boa experiência visual para quem está utilizando o ambiente. O plano da Sikur é comercializar cerca de 150 mil aparelhos rodando o GranitePhone OS, mas o parceiro em cargo de desenvolver os smartphones ainda não é de conhecimento público. Na MWC, entretanto, a empresa nacional demonstrou todas as funcionalidades do sistema operacional por meio de um LG Nexus 5.
Embora os aspectos técnicos também sejam um mistério, um chipset Qualcomm Snapdragon é esperado para constar na lista de especificações, trabalhando junto a 2 GB de RAM e uma tela de 5 polegadas. O produto será comercializado nos países onde a companhia brasileira já atua oficialmente, ou seja, habitantes do território tupiniquim que estejam interessados em levar uma unidade do gadget para casa não encontrarão problemas. Criptografia e demais métodos preventivos são os fatores atraentes.
Infelizmente ainda não há detalhes sobre o preço cobrado por cada exemplar do GranitePhone, porém o fato da Sikur ser nacional e possuir infraestrutura no Brasil pode resultar em impostos moderados, sendo vendido por um valor interessante em varejistas de nossa nação. A plataforma enfrenta diretamente a Silent Circle, marca responsável pelo celular também focado em segurança, BlackPhone, hackeado em menos de 5 minutos, que ganhou sua segunda geração ainda na MWC. Ficaremos de olho na animadora novidade brasileira!
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários