
17 Novembro 2020
A notícia oficial do fim da continuidade do desenvolvimento da interface Unity 8 bem como a despedida do sistema embarcado em dispositivos Ubuntu Phone, pegou muitos usuários do sistema da Canonical de surpresa na semana passada.
Mesmo com a notícia inesperada, uma das vantagens de projetos open source é a possibilidade da própria comunidade de desenvolvedores poder dar vida extra para softwares descontinuados. Parece que este será o caso das plataformas abandonadas pela companhia idealizadora do Ubuntu.
Alguns desenvolvedores ainda acreditam no potencial do Unity 8 e do sistema operacional Ubuntu Touch, e se depender do pessoal da UBports e do programador Marius Gripsgård o sistema ainda não vai "morrer" tão cedo.
A UBports é composta por uma equipe de desenvolvedores que tem como objetivo disponibilizar o sistema dos Ubuntu Phones para outros dispositivos que rodam Android. Alguns nomes como o smartphone modular Fairphone 2 e Nexus 5 já podem rodar o sistema sem problemas.
A expectativa da empresa é portar o SO nos próximos meses para outros aparelhos como: Nexus 6, o tablet Nexus 10, o OnePlus X e o Optimus L90.
Boa notícia para quem gostaria de pelo menos testar o sistema em algum aparelho por curiosidade.
Agradecimento especial para o usuário Rafael pela dica.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários