LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Comparativo: Nexus 6 vs Moto X

08 de abril de 2015 21

O Nexus 6 ainda não chegou ao Brasil e a Motorola não comenta quando isso pode ocorrer, muito menos o Google. Mesmo assim resolvemos colocar este smartphone lado a lado de um primo distante, que compartilha de hardware bem semelhante e está disponível por um preço bem mais atrativo: o Moto X. Será que vale o investimento em um Android puro, ou é melhor economizar e levar um Android-quase-que-puro e da mesma marca?

Design

Por aqui os dois modelos são semelhantes em quase que todas as linhas, se não olharmos para o tamanho físico. Os dois entregam uma borda em alumínio com as mesmas divisões para antenas, com a mesma configuração de conectores e botões para funções como volume e liga/desliga. Além disso, os dois entregam uma traseira levemente curvada, mas a pegada mais confortável fica do lado do Moto X, por conta de seu tamanho reduzido. Ele encaixa com menor desconforto do que o Nexus 6, mesmo que com linhas bem semelhantes. Outra diferença em design está nas bordas de cima e debaixo da tela, que apenas no Nexus 6 oferece alto-falante dos dois lados e com reprodução em estéreo - o Moto X apenas mostra as grades, mas não reproduz áudio por ambas.

Hardware

Por aqui batemos na tecla da família 800 do Snaodragon, que apresenta pouca diferença quando avançamos os números e o desempenho é bem semelhante. O Nexus 6 vai de um Snapdragon 805 quad-core de 2.7 GHz e o Moto X vai de Snapdragon 801 que roda também quatro núcleos, só que em 2.5 GHz e acompanhado de uma GPU Adreno 330, contra a 420 do Nexus. Em memória RAM temos uma diferença bastante grande e que realmente apresenta melhorias para o Nexus 6, que entrega 3 GB contra os 2 GB do Moto X. Não que 2 GB não sejam capazes de rodar bem o Android, mas 3 GB rodam melhor uma quantidade maior de apps abertos ao mesmo tempo, sem demonstrar engasgos. Abrir apps como Facebook, Twitter e Instagram foi mais rápido no Nexus 6 e isso pode estar relacionado mais ao Android mais limpo do que aos 200 MHz extras do processador. Em jogos testamos o Asphalt 8, que diferente dos apps, abriu primeiro e terminou de carregar a pista Moto X. Em jogos esta diferença pode estar ligada ao número de pixels da tela, que é duas vezes maior no Nexus 6 do que no Moto X - a GPU trabalha duas vezes mais, o processador trabalha mais e isso faz com que o desempenho caia.

Câmera

Os dois aparelhos contam com sensor de imagens que trabalha em 13 megapixels. O Moto X conseguiu fotos com maior quantidade de brilho (melhor HDR) do que o Nexus 6, mas a quantidade de detalhes ficou melhor no Nexus 6 e isso está relacionado ao pós-processamento que é feito pelo app Google Câmera de forma superior ao que o app da Motorola faz. Em fotos noturnas esta diferença é ainda maior e o Moto X apresentou imagens mais granuladas. Os dois tiveram um trabalho grande na hora de focar com pouca luz, perdendo o foco com grande facilidade.

Conclusão

Os dois modelos testados contam com 32 GB de armazenamento interno, sem possibilidade de expansão, o que é bom para boa quantidade de apps e jogos. A bateria do Nexsus 6 é bem maior e isso resulta em maior autonomia - mesmo que o Android puro não trabalhe com quase que nenhum bom gerenciamento de energia nativo (sim, basta baixar algum app que faça isso). O Android do Nexus 6 é atualizado antes de todos os outros concorrentes, o que gera outro ponto positivo para a linha Nexus. O problema é que o Nexus 6, lá fora, é bem mais caro do que o Moto X, que não apresenta pontos negativos tão grandes para compensar o "deixa de lado, leva um Nexus 6". Mesmo se o Nexus 6 chegar no Brasil, a compra do Moto X ainda trará um custo-benefício bem maior. Ah, outra coisa, o Nexus 6 não conta com traseira de couro ou bambu, algo exclusivo do Moto X.

  • O Motorola Nexus 6 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto X 2014 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

21

Comentários

Comparativo: Nexus 6 vs Moto X
  • ??? No Brasil a Motorola trouxe só o Moto X de 32 GB, e não 16! Uma das principais vantagens do Moto X comparado com os outros smarts e vc diz exatamente o contrário kkk

      • O novo Moto X é um top de linha que realmente vale o que custa aqui. Deixa pouco a desejar se comparado com os de outras fabricantes.

          • Eu ainda acho essa expansão de definição de tela um grande desperdício de desempenho e energia nos aparelhos! O ponto máximo pra mim é o Full HD, o que já é mais do que o suficiente, já que não conseguimos definir tanto em tão pouco espaço. 2K é ridículo e com a notícia de que a Samsung trabalha no 4K é mais ridículo ainda

              • Concerteza FullHD ta de bom tamanho e a percepção na diferença de full pra 2k é de certa forma irrelevante.Acredito que esse lançe todo de aumentar tuudo, inclusive a resolução da tela, é uma boa desculpa pra colocar o preço dos smartphones la em cima.. Enquanto isso as fabricantes ganham, ganham e ganham.. Um smartphone q hoje custa 4 mil reais, daqui uns tempos vai custar mil..e por quê?? Porque não custa isso tudo pra construir esses smarts.. o povo paga pela novidade!!

                  • Tenho o Moto X e o comparei outro dia com o Moto Maxx. Eu só notei a diferença prestando bastante atenção e quase enfiando no meu crânio o celular, e olha que eu tenho uma boa visão. E pra falar a verdade, acho até a tela Retina do iPhone suficiente, que tem bem menos definição que o Full HD. Isso tudo é puramente questão de marketing e ostentação para quem comprar.

                  • Hardware: Por aqui batemos na tecla da família 800 do Snaodragon*
                    A bateria do Nexsus* 6 é bem maior e isso resulta em maior autonomia
                    Nem adianta mais falar, né TC?

                    • HardwarePor aqui batemos na tecla da família 800 do Snaodragon*A bateria do Nexsus* 6 é bem maior e isso resulta em maior autonomiaNem adianta mais falar, né TC?

                        • Os dois tem um design ridiculamente feio...prefiro ate uma lumia/mumia

                            • Não entendo porque as pessoas se atentam tanto ao design se mais de 70% dos brasileiros usam capinhas, cases já viraram moda . Dificilmente você ve um Smartphone sem as mesmas . Outra coisa ( opinião minha ) prefiro um produto mais feio que é super fluido com especificações técnicas mais robustas do que um produto bonito que chama ladrão ou apenas serve de ostentação !!! .

                                • verdade...normalmente capinhas não oficiais, q deixa o smartphone horrorivel kkk..Também sou dessa de ter um melhor desempenho do q aparência (mesmo q eu ache o Moto X 2014 muuiito bonito e com uma pegada e construção de muito mais qualidade do que vários smarts milhonários, sobre tudo os da Samnsug. Por exemplo o S5 q há poucos meses custava 1000 reais a mais q o Moto X e tem básicamente as mesmas especificações).Mas se for ver, é igual na nossa vida, a aparência logo logo se deterioriza, mas o q ta dentro dura muuuito mais =p

                                  • Gostos né, tenho um Moto X branco e ele é lindo

                                    • Eu tenho um, obvio, não é a melhor bateria, mas com o meu carregador turbo e meu uso ela dura bem, e olhem pelo preço também.. E a câmera é boa, apesar dos apesares, faz fotos muito boas em certas circunstâncias.

                                        • Ele falou merda no fim quando fala da memória interna do Moto X kkkkk..

                                          é 32gb e não 16!! ou eu tenho um Moto X especial pq o meu tem 32 kkkkk

                                            • O Moto X abriu o jogo muuuuito mais rápido.. isso é interessante, pois odeio esperar carregamento de jogos kkk..

                                              A respeito dessa diferença de velocidade em jogos, explica-se pelo fato de a Adreno 420 ser pouquíssimo superior à Adreno 330.. são poucos os números. Aí pega uma resolução com um tamanho de tela imenso do Nexus 6 (Moto X - PRO pros nossos amigos chineses q estão acompanhando o TC kkk) com uma GPU pouco superior, acaba sendo mais lenta a transição.

                                              Acredito que a diferença em gráficos (detalhes, pingos na tela, etc) são pouco notáveis.

                                              Resumindo, decepcionante a Motorola colocar "apenas" Snapdragon 805 e Adreno 420 sendo que estão disponíveis o Snapdragon 810 e Adreno 430, q são bem melhores!!
                                              (Pode ser porque não haviam lançado o 810 e a 430 né, não sei)

                                              A câmera do Nexus podia ser melhor tbm, dentre outros detalhes.. talvez a Motorola não quis fazer um Smartphone mais poderoso q o seu próprio Moto Maxx.

                                              Segredos obscurosss...

                                                • Antes que me xinguem, o hardware do Nexus 6 e do Moto Maxx são iguaizinhos!! poucos detalhes mudam né.. viajei =p
                                                  E o 810 e o 430 realmente não tinham sido lançados na época do Nexus 6.. eu me confundi aqui pq fala-se de Nexus 6 no Brasil depois de um ano que foi lançado, aí da até de imaginar q é um lançamento.. mas se for ver, pra época era o q tinha de melhor, basicamente..

                                                  • E o N6 no Brasil? Sem esperanças?

                                                    • O Desempenho do Moto X 2014 é Brutal, devido a tela full HD . Pena que a bateria e a camera sejam desanimadoras !!! .

                                                      Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                      Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                      Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                      Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas