LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Índia ganha fábrica da Motorola, mas país enfrenta problemas de exploração

19 de agosto de 2015 6

A Índia tem se tornado realmente um dos maiores mercados consumidores do planeta. Soma-se a este fato uma população em um país com poucos direitos trabalhistas e com um salário mínimo extremamente baixo, o resultado que temos é um dos lugares do mundo que recebe cada vez mais fábricas internacionais. Depois da Xiaomi, Asus e Microsoft, agora é a vez da Motorola estabelecer uma montadora de celulares no país.

A empresa lançou um vídeo falando tudo sobre sua nova fábrica em solo indiano, a ação faz parte de uma campanha do governo local, batizada de “Made in India”. O atual presidente da Índia, Pranab Mukherjee foi durante muitos anos o ministro da Fazendo do país, assumindo o cargo pela primeira vez na década de oitenta. Em 2010, Pranab foi condecorado como “melhor Ministro da Fazenda da Ásia”, título dado a ele pelo Banco Mundial. É importante mencionar que o atual presidente também foi o diretor do FMI (Fundo Monetário Internacional) para a região por muitos anos, e tem deixado um legado extremamente controverso para a população local.

O vídeo se foca na produção do Moto E, um dos celulares mais populares do público Indiano, que deverá se tornar ainda mais barato a partir de agora. A empresa espera que a iniciativa impulsione ainda mais as vendas deste aparelho nas principais capitais da Índia.

Problemas no horizonte

O governo indiano tem se rendido cada vez mais a políticas ligadas a exploração da mão de obra de seus cidadãos. Sabemos que apenas em um incidente recente mais de mil trabalhadores morreram em pleno local de trabalho, depois que as grandes empresas estrangeiras optaram por cortar custos diminuindo medidas de segurança destes locais um prédio inteiro lotado de funcionário desabou por falta de manutenção. Algumas estimativas indicam que as fábricas na Índia podem matar quase 40 mil pessoas por ano.

Enquanto a notícia aparece em tom de comemoração nos principais diários do mundo, uma série de movimentos populares indianos tem protestado em relação a chegada destas grandes empresas no país. Recententemente, um filme falando sobre isso, “True Cost” (O preço real) estreou no NetFlix e fez grande sucesso, expondo as reais condições das fábricas no país. É importante mencionar, os principais problemas encontrados nas últimas décadas se sucederam na indústria têxtil, mas isso não significa que a falta de leis trabalhistas não prejudique igualmente os trabalhadores nas fábricas de celular.


6

Comentários

Índia ganha fábrica da Motorola, mas país enfrenta problemas de exploração

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas