LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Complexidade dos códigos da Google é 100x maior que do Facebook (e 40x que do WinXP)

17 de setembro de 2015 12

Quando falamos de Google, logo pensamos no site minimalista de busca. Qualquer programador web consegue reproduzir aquela simples interface sem grandes dificuldades. Mas por trás daquilo, existe uma infinidade de sistemas. Além disso, temos serviços como o Google Docs, Gmail, YouTube, Maps e tantos outros. Falar sobre a complexidade dessa rede de sistemas é complicado, mas podemos quantificar a partir de um atributo: quantidade de linhas de código de programação.

Em um seminário de engenharia realizado no Vale do Silício nesta segunda, Rachel Potvin, uma das diretoras de engenharia da Google, revelou que a base de códigos dos serviços da empresa está em torno de 2 bilhões de linhas. Para os não familiares em assuntos de programação, garantimos: isso é MUITO.

Em comparação, o sistema operacional Windows XP, um dos projetos mais complexos já criado na história da computação e que está em desenvolvimento desde a década de 1980, possui "apenas" cerca de 45 milhões de linhas de código. Já a plataforma principal do Facebook possui cerca de um centésimo da quantidade.

Como lidar com tudo isso?


De acordo com Rachel, essa base de códigos está disponível internamente para os mais de 25 mil engenheiros que trabalham na Google. Para conseguir lidar com algo dessa magnitude, a Google criou seu próprio sistema de repositório de código chamado Piper. Através dela, todos podem colaborar em qualquer parte de qualquer sistema, salvo casos onde o funcionamento de algo é muito sigiloso.

Esse tipo de funcionamento através de colaboração é a única maneira de trabalhar nesse caso. Para termos uma ideia, enquanto a base do sistema operacional Linux, que é de código aberto, possui 15 milhões de linhas de código pelos seus 40 mil arquivos, os engenheiros da Google modificam 15 milhões de códigos em mais de 250 mil arquivos por semana.

Às vezes esquecemos da complexidade desses sistemas e pensamos "por que não pensei em nisso antes? Poderia ter a segunda empresa mais valiosa do mundo!", mas esses números nos mostram que a ideia é de fato o menor componente de qualquer empresa de tecnologia de sucesso.


12

Comentários

Complexidade dos códigos da Google é 100x maior que do Facebook (e 40x que do WinXP)
  • 3 anos depois...

      • Nossa! 2 Bilhões de linhas de código??? Blz, mas essas linhas vão rodar (em sua maioria) aonde mesmo??? Windows né kkkkkk, quantidade nada tem a ver com qualidade, o Windows XP foi um dos mais bem feitos (e complexos) sistemas operacionais já criados, digo isso pela própria qualidade do sistema que está rodando em muitos computadores até hj

        • Não significa que a complexidade é maior por causa do tamanho do código

          • Quantidade != qualidade.

              • Qualquer bom programador sabe que LOC não é uma métrica para ser levada tão a sério assim, não quer dizer muita coisa, programas bem escritos utilizam menos linhas de código e fazem mais uso de um bom projeto de software e de arquitetura que permite um grau de integração entre as chamadas melhor e aproveita melhor os recuros de reuso de código da linguagem utilizada, no meio dessas 2 bilhões, quantas linhas são comentário? Existem outras métricas mais sérias, como pontos de caso de uso, pontos de função, entre outras, LOC não deve ser usada de forma isolada como parâmetro de complexidade de sistema.

                  • Qualquer bom programador sabe que LOC não é uma métrica para ser levada tão a sério assim, não quer dizer muita coisa, programas bem escritos utilizam menos linhas de código e fazem mais uso de um bom projeto de software e de arquitetura que permite um grau de integração entre as chamadas melhor e aproveita melhor os recuros de reuso de código da linguagem utilizada, no meio dessas 2 bilhões, quantas linhas são comentário?

                    Existem outras métricas mais sérias, como pontos de caso de uso, pontos de função, entre outras, LOC não deve ser usada de forma isolada como parâmetro de complexidade de sistema.

                      • "mas podemos quantificar a partir de um atributo: quantidade de linhas de código de programação. "

                        Quantidade de linhas de códigos não quer dizer maior complexidade.

                        • Só uma ressalva: o desenvolvimento do sistema operacional Windows em si advém da década de 80. O desenvolvimento do XP deve ter começado imediatamente após o lançamento do Windows 2000, ou quem sabe paralelo ao desenvolvimento deste último.

                          2 Bi de linhas. Um número formidável, mas eu acho que não são 100% originais da Google, pois muitos dos serviços dela foram aquisições (empresas compradas pela Google) modificadas.

                          Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                          Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                          Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                          Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas