
05 Outubro 2015
30 de setembro de 2015 58
Quanto custa um iPhone 6s Plus? Ao que tudo indica cerca de 16 dólares a mais do que sua versão anterior, o iPhone 6 Plus. O preço de custo segundo o site iClarified é de 231,50 dólares, soma-se mais cinco dólares para pagar o salário dos funcionários terceirizados, energia e outros custos (deve-se entender que a Apple fabrica mais de um milhão de telefones por dia, quase sempre em países sem leis trabalhistas o que reduz grosseiramente o custo atrelado aos seus produtos). A conclusão do site é que levando em conta todos os custos e arredondando para cima temos o preço de 236 dólares.
O preço de um iPhone 6s Plus nas lojas dos Estados Unidos é de 749 dólares, o que demonstra as imensas margens de lucro praticadas pela Apple. Mesmo se considerarmos o preço de distribuição, e o lucro da loja em si, ainda é consideravelmente alto. Quando olhamos para a Samsung, seus celulares são mais caros de serem produzidos e custam mais barato do que os iPhones mais recentes, mostrando que a empresa coreana pratica uma margem de lucro substancialmente menor. Claro que devemos levar em conta a questão do sistema operacional também. A Samsung tem que gastar um pouco com isso graças aos seus recursos específicos como a touchwiz, mas não chega perto dos custos da Apple com desenvolvimento de software e o seu iOS exclusivo.
Isso se mostra ainda mais verdade quando olhamos para o custo de produção de uma memória Flash hoje em dia, como veremos abaixo, a empresa chega a cobrar mais de 100 dólares de diferença entre modelos de iPhone com 16 gigas ou 64 gigas quando o custo destes componentes possuem a pequena diferença de 17 dólares. Todos as vantagens da evolução tecnológica na produção de memórias em flash, parecem ser convertidos tão somente em lucro para a Apple.
É sempre importante lembrar que nesta conta não está incluso o preço pra fazer toda a empresa funcionar: o custo de pesquisas, de marketing, de transporte e outro milhão de funções que uma grande empresa deve cumprir. No final, temos certeza que o preço final do aparelho também é impactado por esses custos gerenciais. Apesar disso, os preços e as margens de lucro praticadas continuam sendo as maiores do mercado.
Nós falamos muito sobre esse assunto em um artigo recente, dedicado a medir as margens de preço no Brasil e o motivo dos celulares serem tão caros aqui. A Apple é um exemplo de empresa que segue este prática do “preço” inflado no mundo todo, e enquanto ela for extremamente bem sucedida ao fazê-lo, certamente nada a fará baixar seus preços.
"Toque 3D e motor Taptic da Apple estão entre as atualizações de recursos mais notáveis encontradas nesta última geração de iPhones", disse Andrew Rassweiler, diretor sênior de serviços de benchmarking para IHS Technology. "Com cada geração a empresa faz melhorias tecnológicas incrementais sua linha de iPhones, e desta vez essas mudanças estão aumentando custo do material por unidade da Apple. "
Possivelmente devido ao novo programa de financiamento dos celulares da Apple, os novos iPhone 6S e iPhone 6s Plus são projetados para serem mais fortes e resistentes, o que significa que eles podem durar mais tempo e manter o seu valor de revenda. A empresa teve de combinar vários upgrades para efetuar esta melhoria, incluindo um exterior de alumínio reforçado, um vidro Gorilla Glass de quarta geração, bem como juntas e vedações que melhoram a resistência à água e a poeira.
A Apple também atualizou o processador dos novos telefones, que deixaram a série A8 para entrarem em uma categoria mais poderosa, a série A9, que possui um desempenho 70 por cento mais rápido.
Esta geração também recebeu a chamada Taptic Engine, um sistema encontrado no Apple Watch. Esta é uma tecnologia de interface de utilizador háptico que usa uma solenóide vibratória para reproduzir uma vibração física ou sensação de toque quando você pega no dispositivo. "O sistema de toque 3D é novo, e quando combinado com a Apple Taptic Engine, esses recursos adicionam cerca de US $ 10 para a conta total dos custos de materiais", disse Rassweiler.
"Sistemas hapticos e formas de feedback para eles têm sido implementadas há anos em outros dispositivos usando motores de vibração tradicional, mas a implementação do iPhone deste recurso é exclusivo."
O modem sem fio iPhone evoluiu de um CAT 4 (Qualcomm MDM9625) a um CAT 6 (Qualcomm MDM9635) que proporciona uma melhor transferência de dados. Além disso, como nos designs anteriores do iPhone, a empresa os cria para que eles ofereçam suporte para todo tipo de rede de banda larga (LTE), permitindo que a Apple lancer seus produtos globalmente, sem precisar outras variações físicas para se adequar aos locais específicos. "A Apple distingue-se através do apoio a todos os tipos de redes wi-fi em uma versão única de hardwar, o que realmente ajuda a Apple evitar ter que gerenciar tantas variações diferentes na linha iPhone 6S", disse Rassweiler.
Pela primeira vez em um iPhone, a Apple está usando Wi-Fi / WLAN com MIMO 2x2, que foi implementado anteriormente em outros smartphones, incluindo o Samsung Galaxy S5. O novo recurso possui entrada e saída múltipla (MIMO) design da antena ajuda a melhorar a recepção Wi-Fi e velocidade de desempenho.
A Apple também atualizou sua câmera principal de 8 megapixels (MPs) dos modelos anteriores de iPhone para uma versão com 12 megapixels. A câmera frontal também foi atualizado a partir de 1.2 MP para 5 MP. "Estes são grandes atualizações para o iPhone, que muitas vezes tem ficado para trás outros telefones, onde a resolução da câmera está alcançando um alto grau de desenvolvimento", disse Rassweiler. "O foco da Apple tem sido sempre priorizar a qualidade de imagem e velocidade da câmera em detrimento ao megapixels, mas o iPhone está agora em pé de igualdade com seus rivais neste quesito."
A bateria no iPhone 6s Plus é ligeiramente menor do que a bateria no modelo anterior; no entanto, a Apple adicionou novos recursos de economia de energia de software, bem como a melhoria das componentes de gerenciamento de energia e no processo de deteriora mento do silício.
Uma das poucas coisas que baixaram de preço foi a memória flash NAND, cuja monetização continua a aumentar os lucros da Apple. A memória flash de 16 GB custa agora menos de US$ 6 por unidade.
"A memória em Flash agora é tão barata que é quase irrelevante, mas a Apple continua monetizando em cima de seus clientes, cobrando quase 100 dólares adicionais por elas. Por exemplo, um iPhone de 64 GB custa agora a Apple US$ 17 a mais para ser feito do que um iPhone de 16 GB, mas a Apple cobra dos seus consumidores 100 dólares adicionais pelo aumento da memória. Isso faz parte da estratégia em curso da Apple para maximizar os lucros da empresa.”
Para entender melhor o funcionamento dos preços de celular, especialmente no Brasil, não perca nossa matéria especial.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários