LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Após Nexus 4, Galaxy X também recebe atualização extraoficial do Android 6.0

15 de outubro de 2015 7

O Galaxy X, conhecido também como Galaxy Nexus, é um smartphone da Samsung que chegou ao Brasil em fevereiro de 2012. O aparelho veio com a versão 4.2 do Android Jelly Bean na versão pura, sem as modificações da Samsung, conhecida como TouchWiz. O Galaxy X possui tela de 4,65 polegadas com resolução 720 x 1280 pixels, e suas especificações incluem um chipset com processador dual-core de 1,2 GHz, 1 GB de RAM e 16 GB de memória interna para armazenamento de arquivos. O seu hardware, considerado defasado por alguns, ainda tem capacidade de rodar as versões mais atuais do robozinho, mesmo com Google deixando-o de fora da atualização do Marshmallow.

O mesmo aconteceu com seu sucessor, o Nexus 4. No entanto, o primeiro Nexus produzido pela LG já recebeu o Android Marshmallow de forma não-oficial. Com o Galaxy X tendo um hardware mais antigo, e o pior, abandonado pela fabricante acaba dificultando levar a nova versão do sistema mesmo que seja de modo alternativo. O chipset OMAP 4460 e GPU PowerVR SGX540 deixaram de receber novos drivers há um tempo. Claro, os desenvolvedores amantes da linha Nexus não estão por satisfeitos e trabalham em uma versão mesclada de código do Android para trazer o Marshmallow para o antigo smartphone da Google.

Mesmo com as limitações de drivers e o abandono da Google deixando o aparelho com o Android 4.3 Jelly Bean, vimos ROMs customizadas trazerem as versões 4.4, 5.0 e 5.1 para o Nexus da Samsung. Graças ao talento do desenvolvedor Ziyan, o Android Marshmallow começa a chegar ao Galaxy X. Mas calma! Devido a várias incompatibilidades, ele alega que a ROM ainda não é completamente usável no dia a dia. A falta de drivers atualizados impedem o uso da câmera, além de que o NFC causa vários travamentos no aparelho. Ele espera extrair drivers compatíveis de outros smartphones com hardware similar, mas não faz nenhuma promessa por enquanto.

Ele comenta que ainda precisa trabalhar no desempenho do sistema. O Galaxy X conta com 1 GB de RAM, quantidade mínima de memória para rodar o Android Marshmallow de forma decente, mas diante da falta de drivers, o sistema acaba consumindo 750 MB. Mudanças no kernel podem resolver este problema, mas não há detalhes de que uma versão estável esteja perto de ser lançada. Se você ainda conta com este aparelho e está curioso para ver o Android 6.0 rodando no mesmo, basta conferir o tópico dedicado no fórum XDA.

O Samsung Galaxy X ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

7

Comentários

Após Nexus 4, Galaxy X também recebe atualização extraoficial do Android 6.0

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas