
05 Novembro 2015
A linha Moto X recebeu sua terceira versão, ou geração, recentemente e ela veio dividida em duas vertentes. O Moto X Style é o real sucessor do Moto X de segunda geração, mas que também divide espaço com o Moto X Play e seu objetivo de dar mais bateria e um preço mais agradável. Muita coisa mudou até os mais recentes aparelhos, principalmente a câmera traseira. Coloquei os quatro Moto X lado a lado, tirando a mesma foto e no mesmo momento, com a mesma configuração de luz. O objetivo não é ver qual é o melhor, mas sim como o sensor de imagens evoluiu.
Todas as capturas foram feitas no mesmo momento e no ângulo mais próximo possível do anterior. Todos os ajustes estavam no automático, deixando que o app de câmera entenda a melhor forma para a foto na hora de registrar a imagem. Vale lembrar que há diferenças de resolução, respeitando esta ordem:
Em todos os cenários com boas condições de luz, o Moto X de segunda geração forçou as cores e tudo ficou intenso, mesmo quando o HDR não estava ligado. Os modelos mais recentes (Moto X Play e Style) conseguiram resultados semelhantes, já que compartilham do mesmo sensor e conjunto de lentes, além da mesma resolução. Olhando para cores, ainda em boas condições de luz, o Moto X Style conseguiu o resultado mais balanceado, com contraste controlado e cores que não ficaram muito saturadas.
Na foto em macro o resultado foi melhor para o Moto X de segunda geração, que conseguiu focar com mais facilidade no objeto. Todas as fotos foram tiradas exatamente do mesmo ponto, onde os aparelhos mais recentes sofreram e não conseguiram exibir o foco correto, mas foram mais balanceados em cores e brilho.
Em fotos noturnas, fica clara a evolução dos aparelhos, com o Moto X de primeira geração com resultado com qualidade inferior, mas que ganha em exibir uma imagem com menor granulado do que apareceu no modelo de segunda geração. O Moto X Style novamente venceu, ao entregar uma quantidade inferior de granulado e pontos de luz bem definidos ao fundo, sem nada estourado ou com reflexo.
Outro detalhe que muda e muito, está na velocidade da captura das fotos. Os modelos mais recentes são mais velozes do que as duas primeiras gerações. O HDR do Moto X Style conseguiu ser tão veloz como o que encontramos nos aparelhos mais parrudos da Samsung, que trabalha com HDR em tempo real. O foco também foi ajustado de forma mais veloz no modelo mais caro e isso muda tudo na hora de fotografar: além de registrar a foto de forma mais veloz na memória, o foco mais rápido aumenta ainda mais esta velocidade e você pode tirar fotos em movimento com melhor qualidade, principalmente para ambientes noturnos.
E você? O que acha da evolução dos smartphones da Motorola?
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários