
22 Setembro 2016
A fragmentação ainda é o maior problema no Android, mas parece que a situação se torna ainda mais crítica em determinadas regiões do globo. De acordo com um novo processo judicial aberto pelo grupo de proteção dos direitos dos clientes na Holanda, Samsung é acusada de negligência quando o assunto é atualizações do sistema Android.
A empresa sul-coreana há algum tempo que havia iniciado conversações com essa associação, mas nada tinha sido alterado até então. Com efeito, o caso veio agora a público e Samsung é acusada de práticas comerciais desleais quanto à falta de pronúncia, antecipadamente, do tempo de espera que os seus consumidores terão pela frente, quanto às atualizações do sistema operacional dos seus smartphones.
Foi informado que cerca de 82% dos smartphones no país não receberam qualquer atualização para uma versão mais recente do Android desde que foram lançados, num período de dois anos após o seu lançamento. Também foi reclamado sobre a atualização do Android Marsmallow, que já foi liberado há três meses e ainda não chegou oficialmente a nenhum celular da empresa.
Em suma, o grupo está tentando garantir que as marcas de smartphones não deixem, tão rapidamente, de atualizar os smartphones que colocam à disposição dos seus consumidores, não só por parte da Samsung, como também de outras marcas, pelo menos, durante dois anos, sendo este um tempo médio imposto pela União Europeia. E a parte mais crítica é que grande parte dos smartphones da linha Galaxy no país ainda estão vulneráveis aos problemas de segurança do StageFright, sendo um dos mais graves encontrados no código do sistema do robozinho até hoje.
O grupo também exige que Samsung passe a informar de forma clara por quanto tempo pretende dar atenção a cada aparelho lançado, além de relatar quais as correções críticas de segurança que serão lançadas para cada dispositivo. Esconder este tipo de informação acaba ferindo os direitos dos consumidores.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários