
09 Setembro 2016
Uma das grandes novidades do Android N é a possibilidade de usar dois apps ao mesmo tempo dividindo a tela do seu smartphone ou tablet. A funcionalidade divide os apps em primário e secundário. Assim, o primeiro a dividir a tela precisa ser aberto na parte superior ou do lado esquerdo. Enquanto o segundo ficaria com a parte inferior da tela ou o lado direito. Claro, a solução da Google permite que você troque a ordem de cada um à sua escolha.
Há duas maneiras de abrir os apps em tela dividida: a primeira consiste em segurar o botão de recentes em um app que esteja aberto. Com isso, ele irá ocupar a área da tela referente à aplicação primária. Após isso, o sistema mostra a tela de recentes para que você escolha qual a aplicação secundária; já a segunda forma é tocar no atalho que há no cabeçalho dos cartões dos apps abertos na tela de recentes escolhendo as suas posições ao serem exibidos na tela.
Confira abaixo o recurso de tela dividida da Google comparada à solução similar da Apple:
Assim como no iOS, o Android N conta com uma barra divisória que permite alterar o tamanho da área de cada janela. Por padrão, cada app ocupada 50/50, mas é possível deixar uma área bem maior para o que você achar mais importante. Esta solução da Google não chega a ser tão completa quanto a da Samsung que permite abrir até quatro apps ao mesmo tempo, mas por ser algo ainda em estágio beta, até que oferece uma solução elegante e bem construída.
Claro, precisamos ter em mente que estamos vendo o recurso ser apresentado na primeira versão de teste do Android N. Até o lançamento da versão final a novidade deverá ser melhorada. Mas até o momento, o que temos é um recurso similar ao da Apple, de certa forma, mas que poderá ser explorado de forma mais ampla pelos desenvolvedores que colocarem as mãos nesta primeira prévia do sistema.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários