
18 Março 2016
17 de março de 2016 38
Desde que a Samsung anunciou que seriam disponibilizadas variantes de seus novos flagships com chipsets distintos, diversos testes têm sido feitos para definir qual dos dois é superior, incluindo não apenas o desempenho bruto mas também durante atividades cotidianas e até mesmo em relação à autonomia de bateria conseguida com cada versão. Agora, o pessoal do portal GSM Arena conseguiu colocar as mãos em ambos os modelos do Galaxy S7 Edge, realizando uma enorme bateria de testes de benchmark para ver qual variante se sai melhor.
Vale lembrar que o desempenho demonstrado neste tipo de teste não deve ser levado como único parâmetro para definir a desempenho dos dispositivos, já que muitas vezes modelos que apresentam uma pontuação menor acabam superando outros ditos como mais potentes, pois diversas outras variáveis precisam ser levadas em consideração para definir a experiência final de uso. Deixemos de papo então e vamos aos testes!
O primeiro teste utiliza apenas um núcleo do chipset em sua potência máxima, demonstrando que o Snapdragon 820 é consideravelmente superior neste ponto ao atingir quase 200 pontos a mais do que seu rival fabricado pela própria Samsung.
Já no teste utilizando todos os núcleos vemos que o conjunto octa-core idealizado pela sul-coreana faz a diferença, literalmente atropelando seus concorrentes ao atingir quase 300 pontos a mais do que o segundo colocado, algo que se torna ainda mais evidente com a diferença de 1.180 pontos para o Galaxy S7 Edge com Snapdragon 820.
Como todos sabem, o AnTuTu não testa apenas o chipset, e sim todo o conjunto de componentes do dispositivo (CPU, GPU, RAM, ROM, etc), permitindo que tenhamos uma ideia melhor do desempenho prático do aparelho. Neste ponto temos quase um empate técnico entre ambos os modelos do Galaxy S7 Edge, com a versão portando o Snapdragon 820 sendo ligeiramente superior.
Basemark OS é um teste mais completo, que além de verificar os componentes de hardware ainda testa o desempenho do próprio sistema operacional e navegação web. Novamente temos uma superioridade por parte do modelo com Snapdragon 820, demonstrando que a Samsung não terá a mesma "moleza" que encontrou em 2015 contra o chipset mais potente da Qualcomm.
O teste Manhattan do GFX Bench é focado no desempenho da GPU, sendo esta versão offscreen feita sem considerar a resolução nativa do display. Com isso, temos o resultado de acordo com como seria o Galaxy S7 Edge caso utilizasse uma tela Full HD ao invés de Quad HD, havendo uma diferença de apenas 3 fps da Adreno 530 para a Mali-T880MP12.
Já o teste onscreen utiliza a resolução nativa do display dos dispositivos, o que justifica o fato do Xiaomi Mi 5 e do Xperia Z5 estarem no topo, já que ambos contam com uma tela "apenas" Full HD. Novamente temos um resultado bastante semelhante entre as variantes Exynos e Snapdragon do Galaxy S7, com 1 fps a mais para o modelo com chipset da Qualcomm.
Este teste também leva em conta o poder da GPU dos dispositivos, sendo vista novamente uma clara vantagem para a Adreno 530 contra a Mali-T880MP12. Assim como no caso do Manhattan Onscreen, temos os aparelhos com tela Full HD nas primeiras colocações.
Por último temos mais um teste de GPU, sendo que desta vez o Exynos se saiu melhor ao marcar mais de 100 pontos acima da variante com Snapdragon, o que demonstra que o desempenho de ambos durante tarefas do dia a dia será basicamente o mesmo.
O GSM Arena destaca ainda que os aparelhos ficaram com uma temperatura baixa durante a execução de todos os testes, provando assim que o sistema de refrigeração desenvolvido pela Samsung é de fato capaz de manter o "poder de fogo" contido apenas em termos de desempenho, e não de aquecimento. De acordo com o portal, será realizado um teste de autonomia de bateria com ambos, restando aguardarmos para vermos qual das variantes será capaz de durar mais tempo longe da tomada ao executar o script deles.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários