
30 Março 2016
28 de março de 2016 65
Como será que o Galaxy S7 se sai quando comparado ao primeiro Android comercial do mundo, o HTC Dream (ou T-Mobile G1)? Uma comparação injusta, mas interessante para termos uma noção de como chegamos até aqui em um intervalo de quase 8 anos, ver como chegamos até aqui. Anunciado em 2008, o HTC Dream trazia um "novo" sistema chamado Android, o recém-concorrente do Google em relação ao iPhone, anunciado em 2007, e um "design diferenciado", que hoje poderia causar repulsa se fosse usado em um smartphone recente. Curiosamente, ele trazia um botão dedicado à câmera traseira. Sim, somente para a câmera traseira, já que nada de câmera frontal naquela época, nem mesmo no iPhone ("selfie"? o que é isso?).
O canal do Youtube Canoopsy fez algumas comparações entre ambos. De um lado, o modelo que deu origem à plataforma mais utilizada no mundo, que sobreviveu bravamente até o Android 4.1 Jelly Bean via CyanogenMod. Do outro, o Galaxy S7, um dos mais rápidos modelos da atualidade em qualquer uma de suas versões (Snapdragon 820 ou Exynos 8890), já anunciado com o Android 6.0 Marshmallow. Comparar o desempenho de ambos é impossível, já que estamos falando de uma "época" (afinal, são somente 8 anos de diferença) em que 192 MB de memória interna dava e sobra. Dizemos impossível pois o HTC Dream não suporta a Play Store do Google, usando a já abandonada Android Apps (lembra dela?). Com o passar do tempo, é interessante observar como o Android mudou de aparência, usando um design mais chapado nas versões mais atuais.
Outro ponto é a tela. O Galaxy S7 tem, segundo testes de laboratório, a melhor tela da atualidade, sendo estranho compará-lo com o HTC Dream, onde ainda não havia tanta preocupação com esse quesito. Ainda falando de design, o único botão físico que sobreviveu a essa evolução foi o Home, isso em alguns modelos (como o Galaxy S7), já que alguns fabricantes usam somente teclas virtuais. E, claro, temos também o aproveitamento de tela, um quesito essencial para medir a qualidade de um aparelho, que não tinha tanta atenção na época. Se em apenas 8 anos saímos do HTC Dream e chegamos ao Galaxy S7, onde será que estaremos daqui 8 anos?
HTC Dream
Single-Core ARM11 de 512 MHz
3.2 polegadas - 480x320 px
192 MB de Memória RAM
256 MB de memória interna
Câmera: 3,15 MP VGA
Bluetooth 2.0
Bateria: 1150 mAh
|
Octa-core (4x 2,3 GHz + 4x 1,6 GHz
5.1 polegadas - 2560x1440 px 4 GB de memória RAM
32/64 GB de memória interna
Câmera: 12 MP (f1.7, OIS, foco laser)
Bluetooth 4.2 LE com A2DP e apt-X
Bateria: 3000 mAh
|
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários