LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

União Europeia parte para cima do Google, que nega quebrar regras antitruste

20 de abril de 2016 4

A União Europeia cumpriu o prometido e está acusando formalmente o Google de quebrar regras antitruste no continente. Segundo a Comissão Europeia, a gigante das buscas está evitando que fabricantes escolham quais apps pré-instalar em seus dispositivos, obrigando todos os aparelhos Android a saírem de fábrica com a busca do Google e o Chrome como sistema de pesquisa e browser padrão.

Em uma ação realmente rápida, a empresa já se comunicou sobre o acontecido, apresentando sua defesa ao dizer que o sistema Android "é bom para a competição". Entre os pontos destacados pelo Google, a nota garante que não há obrigação nenhuma das fabricantes de instalarem nenhum tipo de aplicativos. "Qualquer um pode usar o Android sem o Google. Experimente - você pode baixar o sistema inteiro de graça, modificar como quiser, e construir um telefone. E grandes companhias, como a Amazon, fazem justamente isso", defendeu-se a empresa.

Entre os outros pontos da defesa da empresa, a gigante das buscas cita que distribui o sistema gratuitamente e que só exige em contrapartida que as fabricantes mantenham o suporte aos apps do Android, para evitar que uma troca de aparelho não acabe frustrando o consumidor por não poder mais utilizar um aplicativo que gostava e que tinha no dispositivo anterior. E garante que existe liberdade para cada fabricante instalar quaisquer aplicativos que quiser, inclusive da Microsoft, Facebook e Amazon, entre tantos outros concorrentes da empresa.

Google obriga fabricantes a "engolirem" apps?

E, apesar de a distribuição do sistema ser gratuita, o desenvolvimento é custoso. "Nós fornecemos o Android de graça, e compensamos os custos através das receitas que geramos em aplicativos e serviços do Google distribuidos via Android", explica a nota.

Por fim, o Google exalta a facilidade e grandes possibilidades de customização não apenas das fabricantes, mas do próprio usuário enquanto utiliza o sistema operacional do robozinho, "incluindo aplicativos que competem diretamente conosco", argumenta a empresa. "A popularidade de aplicativos como Spotify, WhatsApp, Angry Birds, Instagram, Snapchat e muitos outros mostra o quão fácil é para os consumidores usarem novos apps que gostem. Mais de 50 bilhões de aplicativos foram baixados no Android", encerra a nota.

Esta não é a primeira vez que a União Europeia avança contra o Google em acusações antitruste, assim como a gigante das buscas não é a primeira empresa de tecnologia a sofrer questionamentos do Velho Continente. Microsoft, e Intel já pagaram multas pesadas à Comissão Europeia. Os Estados Unidos também estão investigando as práticas do Google com relação ao Android. Ao mesmo tempo, empresas como Yelp e TripAdvisor acusam a gigante das buscas a promover resultados de seus próprios serviços em detrimento de concorrentes.

E você, leitor, o que acha? O Google realiza práticas que atrapalham os concorrentes? Conta aí nos comentários!


4

Comentários

União Europeia parte para cima do Google, que nega quebrar regras antitruste
  • http://www.techenet.com/2016/04/google-reage-a-acusacao-da-ce-de-abuso-de-posicao-dominante/

    Entre outros bons argumentos....
    É simples e fácil para os utilizadores personalizarem os seus dispositivos e descarregarem as suas aplicações %u2013 incluindo aplicações que competem directamente com as nossas. A popularidade de aplicações como o Spotify, WhatsApp, Angry Birds, Instagram, Snapchat e muitas outras mostram como é fácil para os utilizadores utilizarem as aplicações que gostam. Foram descarregadas no Android mais de 50 mil milhões de aplicações.
    Cartada final.
    Que me perdoem os haters. heheheh

      • A empresa pode baixar o Android, mas se quiser acessar a Play Store tem que seguir regras, instalar aplicativos Google e não permite excluir no máximo desativar.

          • O foda é o fato da Google lucrar justamente com esses aplicativos. O android é "livre" e a empresa disponibilizar outros meios no OS para renda da própria, com a inclusão dos serviços pre-instalados e é o que a UE está a barrar. Diferente da MS, que VENDE o Sistema Operacional e impôs nativamente o Internet Explorer -Ai é querer de mais.

            De qualquer maneira o Monopólio da Google é mais que evidente. A espera dos próximo capítulos...

              • Vai lá Google e dê uns bilhões para a União Europeia, pois é assim que a Europa tem grana pra dar e vender.

                  Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                  Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                  Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                  Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas