LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google é notificado por prática anticompetitiva e ainda pode levar uma bela multa

02 de outubro de 2016 91

O órgão antitruste da União Europeia pediu que o Google pare de pagar incentivos financeiros para fabricantes de smartphones para que eles pré-instalarem aplicativos, como o Google Search, em seus dispositivos. A companhia foi ainda alertada que pode receber uma multa bem gorda.

Um documentos, com mais de 15 páginas, foi apresentado na semana passada, muito embora o Google tivesse recebido a notificação já em abril deste ano quando a Comissão Europeia acusou a companhia norte-americana de usar o sistema operacional Android de uma forma predatória afim de afastar a concorrência.

As investigação da Comissão Europeia tem seguido uma queixa por FairSearch, um grupo lobby, desde março de 2013. O Google pode receber uma multa por causa de práticas anticompetitivas, que começou em janeiro de 2011 e ainda se encontra em andamento, disse o comunicado. O valor, no entanto, ainda não foi revelado.

A Reuters, que teve acesso ao documento completo, reporta que em um dos trechos é indicado que o Google “não se pode punir ou ameaçar" as empresas. O porta-voz da Comissão Europeia, Ricardo Cardoso, não quis comentar. Enquanto isso, o Google disse que pretende se adequar à situação. Diz o documento:

Estamos ansiosos para mostrar a Comissão Europeia ter concebido o modelo Android de uma maneira que é bom para a concorrência e os consumidores.

Anteriormente, o Google havia negado tal prática. A gigante tecnológica garantiu que existe, sim, liberdade para cada fabricante instale quaisquer aplicativos nos dispositivos que rodem com Android, inclusive os da concorrência, como Microsoft, Facebook e Amazon.

Aliás, quem teve problemas recentemente com a Europa foi a Apple. A União Europeia proibiu um incentivo fiscal acordado pela empresa de Tim Cook e a Irlanda. A Maçã, que ficou muito brava com a situação, foi condenada a devolver bilhões ao governo daquele país.


91

Comentários

Google é notificado por prática anticompetitiva e ainda pode levar uma bela multa
  • Todas fazem isso, google, facebook, microsoft, apple, nao existe empresa que nao pratica a intrusão. Querem liberdade? Comprem um celular simples aqueles 'pebinha', e sejam felizes.

      • Nem me fala o que essa empresa espiã chamada de G%uD83D%uDC40gle faz. Nunca vou esquecer. De início, o Gmail era gratis e sem propaganda, depois vieram as propagandas e milhões odiaram e pediram sem propaganda, depois ela vai lá e inventa o Gmail Empresa ou algo do tipo, pago e sem propagandas. Depois compra o Youtube e podia-se comentar sem necessidade de conta em rede social nenhuma, assim como comentar na Play Store. Depois ela obrigou, obrigou mesmo a usar o G Plus %uD83D%uDC40 para poder comentar tanto na loja, quanto no Youtube. Eu fiquei tão puto que desisti de comentar no Youtube e na Play. A G%uD83D%uDC40gle é uma pilantra sim. Lógico, infelizmente, ela não é a única. Mas que é, isso ela é. Pilantra e espiã. Fato.



        Agora sim.

          • Nem me fala o que essa empresa espiã chamada de G??gle faz. Nunca vou esquecer. De início, o Gmail era gratis e sem propaganda, depois vieram as propagandas e milhões odiaram e pediram sem propaganda, depois ela vai lá e inventa o Gmail Empresa ou algo do tipo, pago e sem propagandas. Depois compra o Youtube e podia-se comentar sem necessidade de conta em rede social nenhuma, assim como comentar na Play Store. Depois ela obrigou, obrigou mesmo a usar o G Plus ?? para poder comentar tanto na loja, quanto no Youtube. Eu fiquei tão puto que desisti de comentar no Youtube e na Play. A G??gle é uma pilantra sim. Lógico, infelizmente, ela não é a única. Mas que é, isso ela é. Pilantra e espiã. Fato.

            • Os únicos apps da google que vieram pré-instalados e que eu utilizo são: o Chrome, Google Play services, app do Google, Google Play, e o Gmail.
              Se viesse somente esses pré- instalados tava bom de mais

              • Não uso android e nenhum serviço da Google nem no pc e nem no cel.. Adivinha!! Ela ainda consegue espionar minhas buscas e compras pela net, e encher sites com propagandas.. Nem adianta falar pra usar ABP porque Eu uso e uso também Internet Security que ajuda bloquear, fico imaginando, se Eu não fizesse nada disso seria possível abrir ao menos uma página na Net?! Eh por esse motivo que não gosto da Google.. Ela eh muito intrusiva até conteúdo de email do Gmail ela le pra enviar propaganda!!!

                  • eu uso o ublock origin, é o melhor ao mu ver ele limpa tudo e ainda posso remover qualquer banner de um site que me incomode.

                      • Tem certeza que é a google que esta lhe espionando ??? Ja que você não usa nenhum serviço isso é meio difícil.

                          • Cara Eu tenho.. As vezes Eu ainda clico no canto da propaganda pra fechar ela ainda pergunta porque Eu quero fechar a propaganda e se Eu já comprei o produto. Eu fiz isso justamente pra testar se a Google iria conseguir meios de enviar propaganda

                              • Não é difícil não. Porque muitos sites usam os algoritmos da G%uD83D%uDC40gle. E ela espiona mesmo, tudo, tudinho. Não é a única. Mas é a que mais espiona e a que mais retém dados da internet no mundo todo. E ela não tem nenhum pudor em fornecer os dados para o Governo americano. A G%uD83D%uDC40gle é uma maldita espiã e muito intrusiva sim, infelizmente.

                              • Mesmo se for/fosse obrigatório o uso dos serviços Google, isso é bom, ótimo! Pois são os melhores, imbatíveis!

                                • Eu sempre uso CM e sempre instalo a maioria dos Gapps jkkkkkkjk

                                    • issoquem vive sem youtube e google maps hoje?
                                      youtube onde qualquer zé mané pode ter seu canal de midia sem pagar nada e ser visto em qualquer lugar do mundo e ainda ganhar dinheiro falando oque pensa, ao contrario da tv onde só elite pode aparecer e seguir oque a tv quer
                                      e o maps que vc pode ver qualquer lugar do mundo de graça

                                    • Agora me conta uma novidade? Umazinha qualquer. Ela deveria ser processada também.por espionar %uD83D%uDC40 os dados de todos no mundo todo. Afinal, a G%uD83D%uDC40gle é a campeã em espionar as pessoas e fornecer os dados para o Governo americano. Chupem, fambiys da G%uD83D%uDC40gle espiã.

                                        • A Microsoft também faz a mesma coisa tanto no Windows desktop quanto no Windows mobile. Isso é dor de cotovelo das outras empresas de software (Microsoft). Até porque faz uma falta danada, os apps do Google no Windows mobile. Aqui de boa com o meu lumia 640xl; porém o falta danada que faz os apps da Google no Windows mobile.

                                          • Olá RLS, tudo bem? Então, só alinhando um afirmação sua, nos serviços do Google (ex. Gmail) é possível sim colocar outras também contas, eu por exemplo uso a muitos anos a minha conta do Yahoo Mail em praticamente todos o serviços do Google...

                                              • Os apps do Google que já vem instalados são todos umas botas e o pior que não dá para desinstalar.

                                                  • Gmail, youtube, App do Google, Chrome no Android puro, não são bostas. Podem nao8 te agradar, mas são um dos melhores apps no seguimento de cada um. Não vamos desmerecer o trabalho dos outros.

                                                      • Desses aí que você mencionou, se salva o youtube. Gmail, oh app feio, sem graça.

                                                          • Gmail ficaria como minha segunda opção, bonito, simples e funcional. A primeira opcso prs mim é outro app da Google inbox by Gmail. Melhor app de email.

                                                              • Um aplicativo que imbatível, no que de propõe é o keep. Esse app é o nirvana. O melhor apps da categoria. O onenote é pior que lixo. Nem sei como descrever aquela coisa horrenda. E o Evernote é outra porcaria. O Keep só peca na hora de ver pelo Chrome. Mesmo com plugin dele, ele meio que buga. E não mostra todas as mensagens ou não mostra as mensagens completas. Mas no aap do Android ele é muito show.

                                                                  • Dos apps da Microsoft gosto apenas do launcher, minha segunda opção de launcher (primeira é nova launcher), Power Point e Word. Excel pra Android acho meio fraco.

                                                                      • Tente usar o Outlook com a conta da G%uD83D%uDC40gle e faça os ajustes finos e depois veja se gosta. Eu acho ele muito bom. E o problema dos outros é que é muito mais lento que o Keep e muito dependente da internet. No Evernote e no OneNote de merda já perdi muitas notas que eu havia feito. Muitas mesmo. E eles são lentinhos pra caramba. O Keep é imbatível no estilo dele.

                                                                        • Também gosto do Google Keep, pela facilidade de adicionar notas. Não consegui me adaptar com o Evernote, e olha que eu era premium (assinatura ganhada da Samsung).

                                                                          • Gmail funcional? Onde? Já passei altos perrengues com esse app. Agora, o Inbox é melhor que o Gmail. E atualmente, por incrível que pareça, o novo Outlook para Android é o melhor. Lógico, só ficou bom assim porque a Microsoft comprou aquele apps que eu usava há anos. Agora não me lembro mais do nome mas tinha box no final. Sempre gostei desse apps. Mas o Gmail padrão do Android. Não dá. E o Youtube é legal. Mas prefiro ver pelo navegador, assim, posso baixar os vídeos que eu gosto.

                                                                      • Mas a MS faz acordos com fabricantes para usarem seus apps em ANDROID a troco de patentes...
                                                                        Essa união Européia quebrada querendo ganhar dinheiro fácil.

                                                                          • Uma coisa é acordo, outra é a Google pagar para usarem, ou mesmo aproveitar que o sistema é dela e criar métodos para forçarem a usarem, por isso nos Estados Unidos existe outro processo movido pela associação dos consumidores de lá, onde é provado a prática da Google encima disso, forçando as fabricantes a usar todos os aplicativos da Google pré-instalados para poder ter direito de usar a loja Play Store.

                                                                              • Nem me fala o que essa empresa espiã chamada de G%uD83D%uDC40gle faz. Nunca vou esquecer. De início, o Gmail era gratis e sem propaganda, depois vieram as propagandas e milhões odiaram e pediram sem propaganda, depois ela vai lá e inventa o Gmail Empresa ou algo do tipo, pago e sem propagandas. Depois compra o Youtube e nos podia-se comentar sem necessidade de conta em rede social nenhuma, ai como comentar na Play Store. Depois ela obrigou, obrigou mesmo a usar o G Plus %uD83D%uDC40 para poder comentar tanto na loja, quanto no Youtube. Eu fiquei tão puto qie desisti de comentar no Youtube e na Play. A G%uD83D%uDC40gle é uma pilantra sim. Lógico, infelizmente, ela não é a única. Mas que é, isso é. Pilantra e espiã. Fato.

                                                                              • espero que a google tome uma multa bem gorda mesmo, e o mesmo serve para a MS, só acho que devia dar a opção de desinstalar apps irrelevantes que não são verdadeiramente do sistema, eu mesmo não play livros Crhome e outras porcarias, quem não sabe usar o root se lasca e fica com um monte de lixo inútil.

                                                                                  • No caso do Chrome, o aparelho precisa ter um navegador. Mtos usuarios nem sabem mexer direito no celular, as fabricantes deixam ja tudo pronto pra facilitar o uso dessas pessoad com pouco conhecimento. Mas tem mta coisa desnecessária.

                                                                                      • Fazer root é bom, mas quebra a segurança que tem. Aí vai usar apps de bancos depois vem o desespero.

                                                                                        • se vc não sabe, vc pode ir em configurações e depois em apps e desativar o app que vc não quer, e pronto, sai da memoria e do sistema, na Apple não podia fazer isso, só agora que pode, nos Lumia negocio é mais fechado

                                                                                            • nossa é sério vc falou isso mesmo...

                                                                                                • Errado, quando você desativa, ele não sai da memória, continua ali.

                                                                                                    • Mas de qualquer forma esses apps não ficam na memória disponível para o usuário, então não faria diferença.

                                                                                                        • O bosta go Google+ fica em segundo plano quase sempre, mesmo depois de desativar.

                                                                                                            • tem de ir em todos apps e achar ele la e ai sim desativa, e ao contrario do IOS e wp vc pode fazer root e arrancar tudo oque vc quizer

                                                                                                                • Desinstala ele. Eu não isso esse app espião da G%uD83D%uDC40gle, o G%uD83D%uDC40gle Plus. Eu sempre desinstalo ele. Ele fica na rom de reset ainda, mas não fica mais acessando os meus dados móveis para me espionar e enviar para a G%uD83D%uDC40gle tudo sobre mim.

                                                                                                                • não sai da memoria ram?

                                                                                                                    • Amigo memória RAM é só para abrir os aplicativos, todo aplicativo aberto que fecha, sai da memória RAM, ele esta desativado, mas continua consumindo a memória interna.

                                                                                                                        • meu celular com chip MTK quando ponho cartão SD escolho ele como padrão e nunca mais tenho problemas de espaço.... e no IOS e lumias os apps nativos saem?

                                                                                                                            • Saem.... E além do mais, Windows Phone neste sentido foi digamos pioneiros, pois os Android antigo não permitia instalar aplicativos no MicroSD, apenas os dados do aplicativo, depois foi removido, e depois trouxe de novo, o Windows Phone foi o priemrio a permitir aplicativos na totalidade ir para lá, no meu Windows Phone veio entupido dos aplicativos MSN e desinstalei todos, o Outlook eu posso colocar minha conta do GMail para receber ele.... Coisa que o GMail não permite, tudo da Microsoft permite você colocar outars ocntas de outras empresas nele, na Google não, a conta é só dela e pronto.

                                                                                                                                • Agora o Gmail está permitindo usar a conta da Microsoft, numa espécie de caixa única unificada. Mas é uma bosta. Desfiz em menos de uma semana essa opção e não quero mais nunca fazer isso no Gmail.

                                                                                                                      • O Android só deveria vir com o Google Play Services (que faz parte da espinha dorsal do sistema), a Play Store e muito mal o GMail. O resto ficaria à cargo do usuário querer instalar ou não. Ou, então, ter a opção de remover apps indesejados.

                                                                                                                          • Ninguém é obrigado a comprar ou usar.

                                                                                                                            • Faz o seguinte obriga as fabricantes a instalarem apenas os após necessários pro sistema e pro celular o resto o usuário escolhe poxa !

                                                                                                                              • Mas os Google Apps não vem atrelados ao Play Service? A Google paga para as fabricantes para isso? Jurava que era o contrario...

                                                                                                                                  • Resumindo-----MONOPÓLIO, assim é fácil ter ser robô doido e free em todos os lugares, rolando um soborno melhor ainda...

                                                                                                                                      • Android? aquele que tem codigo fonte aberto para qualquer empresa ou pessoa possa usar?Eu ja acho o Android aberto demais, tanto que empresas como samsung deixam sistema lento e cheios de lixo, ao contrario dos celulares do proprio google que é limpo

                                                                                                                                          • Errado, para a fabricante poder ter a loja Play Store, ela precisa seguir regras, caso contrário não tem, elas podem mexer, podem, mas a raiz do sistema não, ou seja, o Android é fechado até demais, existe outro processo contra a Google, desta vez é movido pela associação dos consumidores, pois os consumidores querem liberdade de excluir os aplicativos e não somente desativar eles.

                                                                                                                                              • Sim, existe uma diferença entre o Android e o AOSP (Android Open Source Project): o produto comercial Android, com apps do Google e Android Market, é baseado no projeto AOSP de código aberto %u2013 de forma semelhante que o Chrome é baseado no Chromium, de código aberto. Mas quase todas as críticas ao Android valem também para o AOSP.

                                                                                                                                                Testo tirado de uma materia sobre este tema!!!

                                                                                                                                                • "Android é fechado até demais"engraçado que cyanogenmod usa codigo aberto do android e muda até o kernel... cyanogenmod até ameaçou derrubar o google com proprio codigo fonte do android... o coisa fechada

                                                                                                                                                    • Procurem matérias sobre isso, onde o Android é considerado o sistema Open Source mais fechado que tem, um sistema Open Source é aquele que uma comunidade possa mexer e alterar em conjunto, mas só a Google decide o futuro do Android, se ele fosse tão Open Source assim as fabricantes não iriam esperar o lançamento das versões pela Google.

                                                                                                                                                        • "mas só a Google decide o futuro do Android"empresa comprou o sistema e melhorou ele, então acho que ela deve decidir... e como pessoas fizeram versão para PC do android sem pedir ao google? ah... devem ter pego codigo fonte que é aberto.. assim como emuladores de android...

                                                                                                                                                          vou esperar o emulador de IOS e WP ta tem votação para como vai ser o IOS ou WP?

                                                                                                                                                      • É assim mesmo

                                                                                                                                                        • Mas a questão não é do Android em si, mas sim dos apps. A concorrencia desleal em relacao aos servicos prestados pela Google e não ao SO. O Android é mto popular, entao ela se aproveita e deixa uma rede social dela instalada pra ve se populariza tbm

                                                                                                                                                        • Mas a pesquisa do google não traz o Google Now? Seria um recurso a mais pro aparelho, algo que influenciaria na venda deles. Em relacao a pesquisa do Google eu discordo. Porém instalsr aquele Google+ pode até ser que se encaixe.

                                                                                                                                                            Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                                                                                            Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                                                                                            Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                                                                                            Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas