LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Xiaomi deixará o Brasil? Fabricante sofre com baixas vendas e produção paralisada

06 de maio de 2016 113

Depois de várias promessas, a Xiaomi iniciou a venda de smartphones no Brasil em 2015. A empresa lançou poucas novidades por aqui, deixando seus principais produtos de fora do nosso mercado. A pior parte é que a fabricante chinesa vem enfrentando dificuldades com uma produção paralisada, além de vendas abaixo do esperado, o que pode acarretar na possibilidade de a mesma encerrar as suas atividades em solo brasileiro.

As vendas mensais de smartphones estariam na casa das 10 mil unidades – um valor irrisório diante de correntes de peso como Samsung, LG e Motorola. De acordo com o IDC foram vendidos 47 milhões de smartphones no Brasil em 2015, ou 3,9 milhões por mês em média. Talvez a estratégia da empresa em implementar por aqui uma prática bem-sucedida na China não tenha dado certo. Do outro lado do mundo a empresa usa “vendas relâmpago” para liberar um lote limitado de seus produtos. Com isso, os consumidores precisam ficar atentos para a liberação de compra que geralmente dura poucas horas, mas eficiente o bastante para zerar o estoque.

Redmi 2 foi a grande aposta da fabricante no mercado nacional

Mesmo com o Redmi 2 chegando por R$ 499 em seu lançamento, um preço interessante diante dos concorrentes, a falta de algumas opções de pagamento como o boleto aparentemente deve ter contribuído para um menor número de vendas. Tentando reverter o quadro, Xiaomi realizou algumas parcerias, como a operadora Vivo, para vender smartphones diretamente nas lojas da companhia. Hoje já é possível encontrar o Redmi 2 em várias lojas do varejo, mas a busca pelo produto da fabricante chinesa ainda segue em baixa – de acordo com informações reveladas pelo site Manual do usuário.

Vendas baixas e estoque acumulado

A parte mais crítica vem da Foxconn de Jundaí, que teria encerrado a produção do Redmi 2 Pro há meses, devido ao estoque está totalmente parado. Até foi comentado que funcionários da Xiaomi nem estariam mais comparecendo diariamente ao trabalho, o que pode indicar que a empresa precisará fazer algumas mudanças para evitar grandes prejuízos. E para piorar ainda mais a situação, a Mi Power Bank, que não é fabricada no Brasil, conta com classificação irregular pela Anatel, o que acabou gerando uma grande multa dada pela Receita Federal. Sem falar que várias unidades desta bateria externa estariam com defeitos de vazamento, o que acabou forçando a suspensão da venda da Power Bank por aqui.


Na imagem acima vemos que vários produtos da Xiaomi se encontram em situação irregular. O Redmi Note 4G está suspenso pela Anatel. A Mi Band conta com regularização indeterminada, o mesmo para o Redmi 2 e 2 Pro. Já a Mi Power Bank está com suas vendas totalmente suspensas. A situação da empresa realmente é complicada por aqui. Mas parece que Xiaomi nega que a situação seja tão crítica.

Xiaomi poderá deixar o Brasil?

O site Manual do usuário entrou em contato com assessoria da fabricante para entender qual a real situação da empresa no Brasil. Xiaomi deu a seguinte resposta:

“Tomamos as decisões a respeito de nossos produtos disponíveis no Brasil de acordo com cada um dos modelos e itens do portfólio — até porque, como você tem acompanhado, os incentivos fiscais oferecidos no Brasil para a produção local ainda estão em discussão, sem uma decisão final concreta. Ou seja, não necessariamente o próximo produto do nosso portfólio será montado no Brasil. A família Redmi 2 é montada no Brasil, mas o Mi Power Bank, por exemplo, foi integralmente importado.”

Sobre a possível saída da empresa do nosso mercado, Xiaomi apenas comentou de forma bem vaga sem confirmar nenhumas das alegações acima:

“A informação não procede. Estamos inclusive expandindo os canais através dos quais vendemos nossos produtos, vide as parcerias com Walmart, CNOVA, Webfones, etc.”


113

Comentários

Xiaomi deixará o Brasil? Fabricante sofre com baixas vendas e produção paralisada
  • Cara eu tenho o Redmi 2 pro. Nunca travou. Nem sei mais o que é reiniciar celular. Faço tudo com ele. Nem uso PC mais. As fotos são belas e a memória não acaba. Quem tiver e quiser vender barato, fala comigo.

      • Pessoal que reclama dela vender só a mesma coisa, todas as outras fazem o mesmo, só mudam a "casca"!

          • PS: Esse Redmi Note 4G é uma porcaria. Deveria vim ou o Redmi Note 3 Pro com Snap 650 ou o Redmi Note 4 com Snap 652.

              • Pessoal tá meio sem noção hein.Único fator ruim do Redmi 2 pro é suas câmeras, o resto, hardware ta valendo. Mesmo hardware de um moto g porém com mais memória ram e menor preço.Realmente deveriam ter investido mais em propaganda. Assim como aquele Quantum Go.

                  • Realmente o pessoal tá sem noção, metendo o pau deste jeito nos aparelhos e na marca. Esse mesmo que eu comprei, (Redmi Note 3 Pro) tem um hardware invejável, melhor que muito Samsung das linhas A e J, por exemplo. Puxa, um aparelho com Snapdragon 650, hexa core, 3 GB de RAM, 32 GB de armazenamento interno, leitor biométrico, 4G LTE, bateria de 4.000 mAh, câmera traseira de 16 MP com todas as estabilizações possíveis, câmera frontal de 5 MP, flash de led duplo (com duas cores) e mais um monte de parafernálias não pode ser taxado de ruim. Ainda mais se considerar o preço de duzentos e poucos dólares... Ah...pega leve aí, né moçada!!

                      • Mas o Redmi 2 normal definitivamente não é legal. Eu sei. Já usei ele. Me deu é muita raiva de usa-lo, pra falar a verdade.

                          • Sim, Jocker, imagino. Mas da mesma forma que temos os "Gran Prime Duos" da vida, feito por uma das gigantes, temos o Redmi Note 2. Não tem um hardware privilegiado, por isso voce deve ter notado as engasgadas.
                            Agora, creio que não terei esse tipo de problema ao usar o Redmi Note 3 Pro, concorda?

                        • Eu fui comprar um e não bombou, mofei esperando a aceitação do pagamento pelo cartão pra depois me dizerem que não foi aceito. Daí n dá né.

                            • Para voce comprar sem problemas, cria uma conta no PayPal (se já não tiver uma...) e coloca crédito nele pelo cartão associado à conta. Daí voce faz a compra no site da Xiaomi mesmo, usando o crédito que voce colocou no Paypal. Com certeza dá certo.

                              • Pra min, ela nunca esteve aqui...

                                  • uee claro, quer ficar vendendo essas carroças lerda aqui pra sempre é?? a Xiaomi no mínimo... NO MÍNIMO, deveria ter trago pra cá o mi4c, que ja é um smart com boas especificações pra fazer um barulho aqui, mas não, fica só com essa carniça de redmi 2 aqui. Xiaomi não tem nome feito aqui igual samsung ou motorola, LG, etc.... portanto só quem é um pouco entendido de smartphones compraria um smart xiaomi, mas esses mesmos entendidos sabem também que esse redmi 2 é uma baita carroça pros dias atuais, por isso que o stock fica todo encalhado

                                      • Morre logo diabo!
                                        nunca quis ela aqui, quero a huawei aqui!

                                        • O Redmi 2 virou agora, por aqui, o Refugomi 2. kkkk maldade

                                            • Sera que se a Xiaomi conseguisse fazer uma loja online especialmente pra nós brasileiro para vender seus tops importados (tipo um Aliexpress ou Gear Best, só que especialmente para nós), será que iria melhorar a situação dela? Mesmo ela acrescentando mais de 300 reais acima do que valeria (impostos+taxas de importação), eu mesmo seria um dos que compraria ainda nesse "site".

                                                • ja vai tarde!!!! kkkk muita palhaçada pra nada. as unidades que foram vendidas,foram em sua maioria pra fãs e pessoas iludidas com a fama q dizem dela. Trazer restos de smartphone ultrapassados do oriente para cá é muita sacanagem. mas se for embora,como fica o soporte pra quem tem essa bomba de redmi na mao?

                                                    • Primeiro ela não investe em propagandas. Segundo, só traz aparelhos fraquinhos para cá. Terceiro, com essa política ela esperava mesmo fazer sucesso? o.O

                                                        • Gente...agora eu não entendi mais nada. Disse a voces que eu comprei o Redmi Note 3 Pro e agora estava olhando as especificações do Redmi Note 4....e são inferiores ao que eu comprei...Camera trazeira mais fraca, bateria mais fraca... eu hein... deveria ser melhor e constatei ser pior.

                                                          • Ah....caramba!! Justamente agora que comprei meu Xiaomi Redmi Note 3 Pro a danada da Xiaomi está querendo ir embora?? Sacanagem dessa chinezada hein??

                                                              • Antes dela vir ao Brasil muita gente estava enchendo a bola da Xiaomi, que era uma empresa forte, que bons aparelhos iriam aparecer no mercado, mas o que se viu foram apenas os mais básicos, sem contar no péssimo nível de construção digno de uma fabricante Xing Ling. Hoje temos Asus, Motorola, Lenovo, Samsung e LG, nem precisamos de uma PIRATA no país.

                                                                • Por mim pode ir embora! Só veio pro Brasil pra entregar produtos atrasados, quase um refugo chinês. Cadê o Mi4, ou Mi5? Lixo de telefone por aqui já tem muito.

                                                                    • O site está todo de promoção e quase tudo indisponível.Tem capa a R$ 1,00.Muito estranho.

                                                                        • Tá assim faz tempo. Na verdade até aumentaram, a capa flip com as películas custavam só R$9,90, agora custam R$10,90. Eu aposto em queima de estoque para ir embora de cabeça erguida ou limpa para trazer coisa nova.

                                                                          • Com essa política de vendas, não é pra menos. Deveria investir FORTE no Brasil.

                                                                              • Por isso deixei de comprar a Mi Power Bank e adquirir a a Asus. Pesquisei e a da asus tinha mais certificados de segurança, além de ser muito mais fácil de comprar. A Mi está totalmente perdida no mercado brasileiro. E não é por falta de case. Ero só estudar o fenômeno do moto G e pronto.

                                                                                  • O problema é que o Redmi 2 normal tem fortes tendências a travamentos. Eu já testei um e constatei isso. E travamentos, definitivamente, não é o que as pessoas querem. Por isso ela tem que trazer o Redmi Note 4 Pro já. Com Snap 650 e 3gb de ram.

                                                                                      • Chega de porcarias aqui no Brasil, Xiaomi. Tem que trazer no mínimo o Redmi Note 4 Pro e o Mi band 2. Se possível, poderia ser o Mi 4 mesmo ou todos juntos.

                                                                                          • Também, com essas porcarias que infelizmente ela trouxe pra cá. De boa Xiaomi e Hugo barra, traga pelo menos o Redmi Note 4 Pro de 3gb de ram e dual sim. Aí, vcs vão ver o que é vender. Por favor, traga esse aparelho que eu mesmo faço uns tres amigos comprarem.

                                                                                            • Sinceramente não sei nem o que a #Mi Brasil veio fazer aqui sem nenhuma infraestrutura serm um aparelho de ponta, nem mesmo um intermediário que se prese só trouxeram a raspa do resto #MI2pro que ninguém quer na China, Índia etc... E esse papo que é por causa da crise é pura balela olha os lançamentos da Apple e #Samsung ai pipocando #Hugo Barra isso é uma vergonha.....

                                                                                                • Lança só "aquilos" aqui, e que ter lucros, fala sério

                                                                                                    • Se ela quiser continuar tem que regularizar os aparelhos, e tem que tentar conquistar o publico com outra abordagem.

                                                                                                        • Ela deveria pesquisar um pouco do que os brasileiros gostam, por exemplo, a maioria dos brasileiros sequer pesquisa na internet um aparelho bom, apenas escolhem o que o vendedor fala que é bom...

                                                                                                            • Se ela tivesse pelo menos lançado algum aparelho para o natal, não estaria nessa situação... Ainda não entendo o que ela quer no Brasil.

                                                                                                                • O erro deles é disponibilizar apenas o Redmi 2 por aqui. Deve ser um bom celular, mas já esta sendo ultrapassado na tecnologia. Ainda mais quando se conhece outros smartphones da empresa, com preços ótimos fora do país, perde-se todo o interesse no Redmi 2.Seguir os passos da Lenovo neste momento, acredito que seria mais interessante para eles e para nós, consumidores.

                                                                                                                    • mandando só os refugo pra cá, melhor dá linha na pipa msm!!!

                                                                                                                        • Apple, Samsunga e até a One plus mandaram lembranças para a Xiaomi se não aguenta a concorrência e quer vender produtos meia boca tem que sair fora mesmo, to pensando em até comprar um iphone pois sei que tem qualidade e atualiza por 5 anos de quebra.
                                                                                                                          Sinceramente até que o android ofereça atualizações pelo mesmo período pelo menos
                                                                                                                          Apple>>>>>>>>>>>& gt;>>>>>todos as fabricantes com android...
                                                                                                                          Incrivelmente mesmo saindo caro na hora de comprar um iphone ele tem um melhor custo beneficio que qualquer aparelho android, imagine se quiser ter um android atualizado no período de 5 anos vou ter que trocar de aparelho umas três vezes pelo menos, a Xiaomi bem que tentou atualizar seus aparelhos e tal, mas ainda tem que comer muito arroz e feijão para chegar na qualidade oferecida pela apple em atualizações, pós venda, qualidade de construção e fluidez e resposibilidade do software.

                                                                                                                            • Por essas e outras que não espero mais. Já importei 2 Redmi Note 3

                                                                                                                                • 129 dólares o Mi4 (mesma Config do S5)http://m.aliexpress.com/item/2004623521.html?aff_click_id=279f2d5c4416434ea1a91 30f52a4ea0b-1451348862008-08687-UneMJZVf&aff_platform=y

                                                                                                                                  A Xiaomi poderia vender pelo preço do primeiro Moto G (mais correção do dólar) que custava 175 dólares e aqui era 600 reais...
                                                                                                                                  Vendendo esse aparelho por 800 reais já seria suficiente para levantar a Moral da empresa, eles só precisariam fornecer a assistência técnica.

                                                                                                                                  • Com essa estratégia péssima também.
                                                                                                                                    Sem propagandas, sem produtos em lojas físicas, poucos aparelhos disponíveis.

                                                                                                                                    • vai tarde, so quer trazer lixo pro Brasil...

                                                                                                                                      • Eu sou fã da Samsung, mas dificilmente indico para alguém que quer economizar e ter um aparelho bom, além disso a única coisa que ultimamente eu só compro da Samsung é smartphone. Aqui no Brasil ninguém é tão fascinado por marcas, muitas vezes uma boa indicação vale muito mais na hora da compra, tem que disponibilizar produtos melhores. Eu compraria um Mi5 PRO por menos de 2 mil, então não nada que não seja possível colocando a mão na cabeça. Xiaomi traz mais produtos para o Brasil.

                                                                                                                                          • Vendeu até muito. Ela tem que trazer novos aparelhos. Abrir quiosques em shoppings. Fazer umas propagandas. Fazer promoções. Trazer mais acessórios.

                                                                                                                                              • Parceria com a vivo nesse momento nao é interessante.. vide a revolta dos usuarios com a operadora por conta da internet fixa com limite..

                                                                                                                                                  • Loja de operadora não vende muito, o que vende mesmo é disponibilizar em lojas físicas como Casas Bahia e fazer alguma propaganda igual a Motorola fez com o Moto G, apesar de sabermos que o G1 e o G2 só geraram prejuízo, a Motorola conseguiu sair da falencia. As vezes o sacrifício é necessário.
                                                                                                                                                    Os Redmi 2 não são vendidos lá fora, ou seja, a Xiaomi só está vendendo o que ninguém quer, acredito que uma boa aposta hoje seria o Mi4 e variantes. Para o público que compra pelo design traz o Redmi 3. Faz um baita marketing e já era

                                                                                                                                                      • Concordo.. mas a Xiaomi nao e de investir mt em marketing essa ? uma das razoes pro preco ser baixo.. marketing msm e o bate boca dos usuarios e o pre?o q causa sempre noticia.. mas ela atua num modelo de comercio perigoso, esse de liberar a venda em lotes.. nunca gostei disso.. funciona na China pq la eles lan?am os novos modelos e a china tem o mercado gigantesco.. mas aos poucos ta perdendo espa?o, outras marcas crescendo e tomando espa?o de um lugar q eles eram lideres.

                                                                                                                                                          • Sim, ela precisa mostrar em merchandising que é uma OEM de qualidade e de boa aceitação no mundo. A maioria das pessoas pensam que ela é Xing-Ling!!!

                                                                                                                                                          • Ela tem é que vender mais variedades de produtos. Se a ideia de vender muito de uma coisa não deu certo, tenta vender poucos de muitos modelos (talvez um Mi5), afinal ela só está começando aqui e a maioria das pessoas não vai confiar achando que é chingling. Convença que o produto é bom e só depois entre com tudo no mercado.

                                                                                                                                                            • Cadê o Mi Power Bank? Há meses que não vejo ele em estoque. E aí Xiaomi?

                                                                                                                                                              • Qui DELIIIIIIIIICCIIA

                                                                                                                                                                  • Claro que da para comprar por boleto, o Redmi 2 PRO sai mais barato comprando pelo submarino do que pela loja da Xiaomi. E outra aqui no Brasil tem um monte de empresas pequenas como a positivo que vendem pouco, não há necessidade para sair. A Xiaomi tem que disponibilizar mais modelos por preços atraentes como o Redmi 3/3 PRO e o Mi4, esses poderiam até ser importados, já o Mi5 teria que ter produção local para ficar barato.

                                                                                                                                                                      • Mas você já viu que são lojas terceirizadas que vende os produtos da Xiaomi. Ela teria que vender diretamente para a B2W, que compraria uma quantidade grande e teria condições de vender mais e mais barato!

                                                                                                                                                                          • A B2W só faz as operações da Xiaomi. A maioria dos aparelhos não é revendida, só os que se encontram fora do site da Xiaomi é que são.

                                                                                                                                                                          • Como o povo Brasileiro e burro, me desculpem o vocabulario, mas fui obrigado a dizer isso, comprei recentemente um Redmi 2 pro para testa e estou gostando muito do desempenho do aparelho, tudo flui muito bem no dia a dia, camera quebra o galho tranquilamente, todos os jogos que eu instalo rodam tranquilamente e a bateria e muito boa ate usando muito e se tivesse outros modelos no Brasil, compraria com toda certeza denovo, agora o povâo só enxerga Lixosung, Motobomba, Sony com placa de papel, Asusbateriafraca, o por ai vai, resumindo, Brasileiro tem que ficar refem dessas empresas mesmos.

                                                                                                                                                                              • Não queremos Redmi 2/2 Pro, queremos celulares intermediários e tops de linha já. Olha quanto tempo que a Xiaomi já tem no Brasil e só trouce dois celulares de entrada pra cá, é uma vergonha isso.

                                                                                                                                                                                  • Pode ser isso tambem, mas a questão principal ainda é a mentalidade do povo Brasileiro em relação as marcas de smartphones, o cara prefere comprar uma porcaria de Galaxy j1 e Galaxy Gran prime que trava mais que qualquer coisa do que comprar um otimo custo beneficio, ate com mais qualidades que esses que citei, povo não compra pelo desempenho, compra por causa da marca, a unica linha da Lixosung que presta é a linha Note, o resto pode tacar no lixo, infelizmente a manada só enxerga Samgsuga.

                                                                                                                                                                                      • Redmi 3 já dava pro gasto, Mi4 estaria melhorando, Mi5 mesmo que de vidro seria excelente. Pena que nem o primeiro ela trouxe...

                                                                                                                                                                                          • Né, poxa, se ela não consegue acompanhar o ritmo do mercado, pede pra sair ou muda de plano.

                                                                                                                                                                                              • Só espero que ela não desista do nosso mercado, pq isso só contribuiria para a redução de modelos disponíveis (a um bom preço) aqui.
                                                                                                                                                                                                Eu realmente estou querendo um Xiaomi desde o ano passado, mas como demoraram D+ para chegar acabei comprando um Lumia 920, do qual não me arrependo, mas pra trocar agora, só se for por algo melhor (sem haters, por favor) um Mi4 ou + seria ótimo.

                                                                                                                                                                                          • Oque que custa montar tudo no Brasil? Oque que custa trazer aparelhos recentes pra cá? Oque que custa né Xiaomi? Ou a Xiaomi muda logo sua estratégia ou o estoque do Redmi 2/2 Pro vai ficar encalhado.

                                                                                                                                                                                            • Queria um Carregador Portátil deles, 99 reais tá muito em conta, mas, infelizmente, já tem meses que o mesmo não se encontra em estoque. Ou é descaso da Empresa ou ela realmente deve abandonar o Brasil em Breve. ¬¬

                                                                                                                                                                                                • Mesmo na China a Xiaomi já ficou pra trás.
                                                                                                                                                                                                  Chegou como uma promessa e fez jus. Tanto que do nada foi para 100 milhões rapadinho.
                                                                                                                                                                                                  Agora, tem outras deixando ela muito pra trás.
                                                                                                                                                                                                  Algo não deu muito certo lá dentro.
                                                                                                                                                                                                  Tomara que a Xiaomi faça algo para não ficar no esquecimento.

                                                                                                                                                                                                    • Sinceramente? Minha admiração pela Xiaomi acabou depois de eu ter adquirido o Redmi 2. A MIUI é tão bonita e pesada quanto uma TouchWiz, totalmente inviável para aparelhos de entrada. E na esperança de lançarem outros aparelhos melhores, ela me vem com um Redmi 2 Pro.

                                                                                                                                                                                                      Agora vi que ela tentou trazer o Redmi Note, mas foi suspenso pela Anatel... Car@lh*, outro aparelho defasado?? Aqui (Brasil) virou sinônimo de "resto"??

                                                                                                                                                                                                      Se pra mim no momento ela não faz falta, saindo então é que não ligo. A única empresa que talvez eu trocaria a linha Galaxy Note pela Mi Note Pro vai se esvaindo. Pena.

                                                                                                                                                                                                      • "A informação não procede. Estamos expandido..."

                                                                                                                                                                                                        Claro que não procede, pois a Xiaomi tem que vender a montanha de Redmi 2 Pro acumulada.

                                                                                                                                                                                                          Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                                                                                                                                          Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                                                                                                                                          Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                                                                                                                                          Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas