LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Xiaomi anuncia MIUI 8 com novas fontes, cores dinâmicas e mais

10 de maio de 2016 27

Xiaomi está realizando um evento especial na China, onde apresenta oficialmente a MIUI 8, sua mais nova interface Android. A companhia chinesa imaginou um ambiente virtual ainda mais colorido, permitindo que os clientes personalizem a “cara” de seus aparelhos celulares de forma livre. Além de ganhar mais funções únicas, a plataforma da empresa asiática também recebe um redesenho completo, incorporando uma aparência moderna e minimalista.

Ao invés de se apegar a detalhes, os desenvolvedores responsáveis pela criação do software pensaram em levar de um jeito fácil todas as ferramentas ao sistema, usando, para atingir esse objetivo, atalhos, barras de rolagem e até configurações que mudam conforme o dia. O anúncio da MIUI 8 antecede a estreia do novíssimo phablet da marca, Mi Max, que deve ser o primeiro produto a contar com a interface, então veja abaixo o que esperar dela.

MIUI em números


Xiaomi aproveitou o evento para mostrar o quão popular a MIUI realmente é. Já existem 200 milhões de usuários da interface própria da companhia chinesa mundo afora, tornando-a uma das plataformas mais consolidadas no planeta. Além de desfrutarem bastante de seus dispositivos com a MIUI, os usuários do software da empresa também são verdadeiramente ativos na internet.


Em março deste ano, de acordo com a agência UMIndex, 6 dos 10 celulares que mais acessaram a web são da linha Mi. No ano de 2015 inteiro, 9 dos 10 smartphones ativos foram da Xiaomi, de acordo com o White Book, da Tecent. Seja na China, Índia ou até mesmo no Brasil, a MIUI faz presença em grande estilo. Com a oitava versão da interface, isso deve ficar ainda mais evidente.


Cores redesenhadas

Desenhada para ser extremamente colorida, a interface da Xiaomi recebe um tratamento ainda mais diversificado. Além de oferecer tonalidades vivas ao usuário, elas também ganham uma interação dinâmica. Ao invés de permanecerem as mesmas durante a semana, o dono de um smartphone Mi pode ativar a opção que muda as cores da interface com base no clima de sua cidade, estando “na moda” até mesmo em dias de chuva. De acordo com a companhia, a configuração de cor da MIUI oferece mais conforto, facilidade e diversão ao cliente.

Novas fontes


As fontes que estão presentes na MIUI 8 foram usadas para permitir a leitura confortável dos conteúdos mostrados em tela. As letras foram centralizadas, tornando-se simétricas e organizadas, cujo objetivo é evitar que os olhos dos usuários se cansem durante um dia cheio de leituras.


Nas palavras da própria Xiaomi, a interface possibilita a leitura confortável por até 6 horas, então usar os smartphones da linha Mi para trabalhar ou estudar não será um problema. Os caracteres também são alinhados em todo o ambiente virtual, casando perfeitamente com botões, campos de texto e demais elementos virtuais.


Carrossel de papéis de parede


Você é uma daquelas pessoas que enjoa fácil do papel de parede selecionado em seu smartphone? Com a MIUI 8, seus problemas acabaram. Xiaomi formou parcerias com mais de 50 fornecedoras de mídia, criando um sistema chamado de Carrossel de Papéis de Parede. Dividindo em 12 categorias distintas, podendo ser escolhidas a dedo pelo usuário, MIUI 8 oferecerá wallpapers que mudam diariamente, basta ativar a opção para tudo acontecer de forma automática. Algo similar já existe no Windows 10, por exemplo, onde a Microsoft sugere imagens bonitas e de qualidade.

Galeria de fotos e vídeos

A galeria de fotos da MIUI 8 foi uma das áreas mais trabalhadas pela Xiaomi. Agora, dentro do app nativo, responsável por gerenciar as imagens e vídeos armazenados no smartphone da linha Mi, é possível compartilhar facilmente as mídias disponíveis, bastando deslizar o dedo para cima do conteúdo para que ele possa ser enviado por mensagem, rede social ou e-mail. Os clientes da companhia chinesa também serão capazes de selecionar mais de uma foto, podendo compartilhá-las ao mesmo tempo.

Se quiser personalizar suas capturas antes de torna-las públicas, use a galeria oficial da MIUI 8 para desenhar nas imagens e adicionar stickers. Ainda no aplicativo, os usuários também conseguem cortar, adicionar legendas, escolher entre uma variedade de filtros e até inserir músicas de fundo em vídeos. Uma atualização verdadeiramente enxuta na aplicação, e tudo isso com um gerenciamento de espaço 90% melhor.

MIUI 8 Scanner



MIUI 8 agora conta com um scanner exclusivo. Ao usar a câmera de smartphones Mi, o sistema operacional da Xiaomi consegue realizar a leitura de códigos QR. Com ele, é possível realizar compras e verificar o preço de um produto, mas as novidades não param por aí.

A ferramenta especial da companhia chinesa também permite que os usuários tirem uma foto de um objeto e pesquisem na internet por versões similares, comparando valores nos locais onde ele é vendido. A utilidade também é capaz de resolver problemas matemáticos, basta capturar uma conta para que ela seja efetuada em um passo a passo.

Calculadora


A calculadora da MIUI 8 também recebeu melhorias. Nesta versão do software da empresa asiática, especialmente, os cálculos ficam mais fáceis e bonitos, pois a interface minimalista descomplica a vida de quem precisa resolver uma situação matemática. Ela também ajuda em economia, ganhando um sistema nativo de conversão monetária.

Notas



Xiaomi já mostrou o funcionamento das notas da MIUI 8. Trata-se de um app que ganhou um redesenho completo, além de ferramentas que facilitam a vida de quem precisa anotar usando seu smartphone. Modelos coloridos, bonitos e formatados são oferecidos diretamente no aplicativo, mostrando o conteúdo em tabelas arranjadas nos espaços da tela.

Quando terminar de editar o texto, pode-se compartilhá-lo nas redes sociais ou por mensagem, mantendo o mesmo padrão alegre escolhido dentro do app. Se, por outro nado, não quiser que ninguém veja uma determinada nota, é possível protege-la usando a biometria, onde o conteúdo só será exibido com uma determinada impressão digital. Uma função similar estreou recentemente no iOS, por exemplo.

Modo economia de energia



Xiaomi criou um modelo próprio de economia de energia. Embora a Google já trabalhe com o Doze, a companhia chinesa decidiu usar sua tecnologia nativa, sendo ela capaz de congelar a atividade de aplicativos abertos em segundo plano, suspender sincronizações, atualizações e tarefas secundárias, limitar a abertura de apps considerados não essenciais ao usuário, reduz o lag e, naturalmente, usando todos esses parâmetros, diminui o gasto da carga da bateria. A autonomia dos smartphones Mi, com isso, estará propícia a durar muito mais.

Outras tecnologias



Além disso tudo falado pela Xiaomi no evento, MIUI 8 também conta com todas as tecnologias padrões do Android, incluindo o gerenciamento de múltiplas janelas. O sistema operacional da companhia asiática também fica mais seguro, identificando e bloqueando ligações e mensagens de fraude.

Lançamento e dispositivos compatíveis


Datas de lançamento na China:

  • 16 de maio – abertura das inscrições para o programa beta
  • 1 de junho – início dos testes em fase beta
  • 17 de junho – ROM especial aos desenvolvedores

MIUI 8 será compatível com todos os integrantes das linhas Redmi e Mi Note. Além disso, ela também estará disponível no Mi 2/2S/3/4/4C/4S/5 e Max. A companhia diz que algumas funções não estarão presentes em certos modelos, porém não disse quais funções, muito menos quais modelos.


27

Comentários

Xiaomi anuncia MIUI 8 com novas fontes, cores dinâmicas e mais

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas