LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Imagina ter anúncios no Android? É isso que a OnePlus anda fazendo

23 de junho de 2016 8

Consumidores chineses que se adiantaram na compra de um OnePlus 3 estão reportando uma situação altamente desfavorável no novíssimo flagship. De acordo com reportagens de clientes que moram na China, a companhia local atribuiu um sistema de anúncios em sua plataforma Android, veiculando publicidade de hotéis, restaurantes, meios de transportes, cinemas e outros oferecimentos.

Trata-se de uma guia chamada Live Services, algo como serviços em tempo real, traduzindo literalmente do inglês, localizada na mesma aba de ligações. Ainda de acordo com os comentários feitos pelos usuários do aparelho celular, as fontes são independentes, o que significa que a jovem empresa asiática não tem um controle mais rígido sobre o conteúdo disponível em seu ambiente virtual. E há um motivo plausível para a presença de marketing no sistema operacional da OnePlus.

Imagem: Live Services, plataforma de marketing na interface da OnePlus.

OnePlus se tornou conhecida pelo seu primeiro smartphone, chamado de “assassino de flagships” por contar com uma lista de especificações técnicas de elite, mas ser vendido pelo preço de um intermediário. Dois anos após a estreia do modelo, a companhia chinesa ainda mantém a prática dos valores baixos, porém isto abre uma janela para a falta de equilíbrio entre a quantidade de dinheiro investido por ela e o lucro recebido em seguida.

Usar uma plataforma de anúncios embutida no maior mercado de telefonia móvel do mundo — o chinês — permitiria o aumento da receita, sem prejudicar outros fatores. É a mesma medida adotada pela Xiaomi, por exemplo, também veiculando publicidade em sua interface Android no país da China, embora tenha prometido a forte redução das propagandas na MIUI 8, a mais recente versão da plataforma.

A fusão entre a Oxygen OS e a Hydrogen OS

OnePlus usa uma interface diferenciada na Ásia, a Hydrogen OS. Mesmo baseada no Android, ela não oferece os serviços da Google e é focada inteiramente na região oriental. Somente ela, aparentemente, conta com a plataforma de anúncios, deixando a Oxygen OS, ambiente virtual destinado ao resto do mundo, imune ao marketing embutido ao robozinho.

Contudo, a empresa asiática possui planos de fundir ambos os sistemas operacionais em um só, reunindo esforços para criar um software altamente competitivo. Caso isso realmente aconteça, será interessante acompanhar se a jovem empresa da China manterá sua política de publicidade nos mercados ocidentais. Você ficaria irritado com a presença de anúncios em seu smartphone Android? Deixe-nos saber usando a área de comentários.

O OnePlus 3 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

8

Comentários

Imagina ter anúncios no Android? É isso que a OnePlus anda fazendo

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas