LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Fechando as portas! Tentativas de root no Android 7.0 Nougat impedirão boot do sistema

20 de julho de 2016 29

O Google vai incluir no Android 7.0 Nougat uma verificação no boot que deve dificultar ainda mais o root em aparelhos que saírem de fábrica com o sistema. A novidade foi revelada pelo engenheiro Sami Tolvanen no blog dos desenvolvedores do Android. Esta verificação já está disponível no sistema desde o Android 4.4 KitKat, apesar de apresentar funcionamento diferente. Na versão 6.0 Marshmallow, o dispositivo começou a enviar alertas sobre possíveis problemas em arquivos essenciais do sistema.

Com a nova verificação de integridade do sistema durante o boot, o Android buscará por corrupções na imagem do root e na partição. Se encontrar algum erro, como por exemplo uma imagem root que não seja a padrão, o dispositivo poderá não iniciar. O usuário, então, pode acionar a ferramenta de correção de erros ou optar por utilizar o aparelho em um modo com a capacidade reduzida.

Com isto, apesar de dificultar bastante o root no dispositivo, o Google oferecerá mais segurança aos usuários. Porém, com o efeito colateral de que dispositivos que apresentem problemas de software ou hardware podem ter maior dificuldade em funcionar. Aí entra em cena um novo sistema de correção de erros, que teria o trabalho de recuperar o dispositivo. Conclui Tolvanen:

A nova ferramenta de correção de erro que desenvolvemos para dm-verity possibilita que dispositivos se recuperem da perda de até 16 a 24 MB de blocos consecutivos em qualquer local de uma partição típica de 2-3GiB com só 0,8% de sobrecarga de espaço e sem imapcto na perormance a menos que haja corrupção detectada. As melhorias em segurança e confiabilidade dos dispositivos rodando Android 7.0.


29

Comentários

Fechando as portas! Tentativas de root no Android 7.0 Nougat impedirão boot do sistema
  • Acho a liberdade do root essencial pra quem sabe o que está fazendo poder alterar o que quiser no celular que comprou, eu sempre tive root em todos os meus aparelhos e não gosto nem um pouco de ver algo que não gostei no software do aparelho e não poder mudar, é muito bom você poder ter a liberdade de modificar o que não gosta no Android e deixar exatamente como quer, é com a TouchWiz que eu não gosto mas tem quem goste mas prefere fazer algumas mudanças, somente com root isso é possível. Eu vejo root como um quase direito do consumidor, é seu, você comprou, você faz o que quiser e se fizer bobagem já sabe que a garantia não vai cobrir, mas pelo menos você tem escolha!

      • Falta de atualizações não causaria isso.

          • acho que o Android tá deixando de ser Linux!!!

              • Difícil, pq o kernel é baseado no Linux... Eles modificaram algumas coisas e outras desenvolveram algo similar que irá usar menos recurso q o original, por ser mais simples: http://elinux.org/Android_Kernel_Features Exemplo que o kernel do OnePlus One por padrão não possui SHM, pois no Android é utilizado o ASHMEM, mas nada impede de vc compilar um kernel com ambos.

                  • vc de fato não entendeu o que o LucasCerqueira quis dizer.

                      • Eu entendi sim, ele q acha q qualquer coisa do Linux é open ou free... Lembrando que sim é possível fazer unlock do bootloader, ou seja fazer root no Pixel da vida, eu ficaria p** da vida se viesse com bootloader travado e que eu não conseguisse mudar as partições do meu smartphone ¬¬'

                        • levando em conta teu exemplo, no caso do Nougat, pra que eu iria compilar um kernel se seria necessário root e assim o aparelho ñ daria boot, isso que eu quis dizer, liberdade...

                            • Mas o q o root tem haver com abandonar o Linux e liberdade? Vc sabe q vc pode destravar o bootloader sem fazer o root? Vc sabe q tem diferença, entre root e bootloader? Vc pode uma custom rom q não possui acesso ao root, se o bootloader desbloqueado vc pode colocar até um Ubuntu Touch ou o Sailfish na partição principal. https://source.android.com/security/verifiedboot/verified-boot.html Se vc analisar como será o fluxograma a diferença agora é q se tiver como "LOCKED" o dispositivo não irá para frente, e para desbloquear e ficar "UNLOCKED" ele irá limpar todos os dados do aparelho e irá desbloquear. Mas lembrando q isso só funciona em aparelhos q a fabricante usa o bootloader "default".

                          • não vai da uma semana depois do lançamento que já vai ter noticia aqui falando que conseguiram fazer o nosso amado root no Nougat

                              • Mas o recurso não impede o root em si. Vc ainda pode fazer. Só que ele detecta mudanças na imagem do que vai ser executado e, se considerar a mudança, impeditiva para iniciar com segurança, não roda.Isso também não impede que vc desbloqueie o bootloader do aparelho conforme instruído pela fabricante e instale uma ROM customizada do Nougat, com ou sem esse recurso. No primeiro caso, sua ROM continuaria vigilante contra tentativas não autorizadas de modificar arquivos de sistema.Esse é um recurso contra malware e usuários sem noção fazendo root, que não entendem suas consequências para a segurança deles.

                                Não é uma medida contra custom ROMs, normalmente a opção usada por quem sabe o que está fazendo.

                                • Já é um parto fazer root em dispositivos Motorola, imaginem depois dessa medida do Google!

                                    • A comunidade Android tem mais entusiastas do que a google e as outras empresas tem de engenheiros de programação, acredito q nao vai ser uma tranca definitiva.

                                        • Pra que root quando alguém tem um Galaxy S7/Note 7, por exemplo, em??

                                            • Justamente porque alguém tem um S7/Note 7, hahaha... eu adoro o hardware da Samsung, mas detesto seu software e seus bloqueios que somente com root consigo alterar sem usar uma custom rom...

                                              • Só quero saber, mesmo que seja uma porta de 2 metros de espessura de puro adamantiun se vai ser possível instalar outra ROM. Se for possível, viva o open source.
                                                Enquanto durar...

                                                • Desde fevereiro quando meu smart teve um problema que eu estou sem root

                                                    • Duvido que fique impune caso o Geohot queira cutucar a ferida.
                                                      Se o cara quiser ele diz: Sit Android e o Android senta.

                                                        • A Google já tinha avisado que faria isso, e várias matérias já tinham provado que o Android é o sistema Open Source mais fechado que existe, e a cada atualização vem se fechando mais, ficando igual ao IOS e Windows Phone. Isso é pressão das fabricantes, pois o Root faz o povo remover as modificações dela... Vamos ver daqui em diante.

                                                            • Difícil o Google bloquear isso, afinal é um kernel linux e o fonte é aberto... Nada impede de eu baixar o AOSP, colocar os drivers fazer um build e incorporar o root... Agora se o bootloader q permite vc desbloqueá-lo e mudar as partições, ai eu concordo com vc, porém é só optar por empresas q permitem desbloquear o bootloader. E root para um usuário comum nem aconselho, na verdade acho que o root é cada vez menos necessário... No desenvolvimento o root ajuda em algumas tarefas como de acessar os dados dos arquivos via adb shell, ou como no meu caso vc consegue iniciar outro SO usando o mesmo kernel com loop device.

                                                                • Nesse caso, não querendo defender Google, tem o código fonte do Android para a gente fazer o que quiser.
                                                                  Já a base instalada nos dispositivos podem fazer o que bem entender.
                                                                  Agora, sei que não tem código fonte do iOS e nem do WP. Até onde sei, claro. Ou tem?

                                                                    • nada... são muito diferentes...

                                                                      • Aí depois de uma semana que lançarem o android nougat vai ter root pra ele...

                                                                        • Bem, se as empresas começarem a se comprometer mais com as atualizações do Android, não tem pq colocar root, mas o problema que ficam enrolando pra atualizar ai é onde o usuario acaba optando pelo root.

                                                                            • Vai fazer 7 meses que vivo sem root. Ainda não senti falta.

                                                                                • Sim, eu também. Não tinha feito root nos meus Galaxys e LGs, mas no Moto X fui obrigado a fazer, mas não gostei. O dispositivo ganha ferramentas legais, mas perde em outros pontos. Pesando na balança, prefiro viver sem root e de preferencia não comprar mais Motorola!

                                                                                    • Eu sinto falta do ADAway. to sem root atualmente

                                                                                      Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                      Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                      Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                      Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas