LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Lançamentos de smartphone não empolgam mais como antigamente, aponta pesquisa

06 de outubro de 2016 41

Lembram quando os eventos de lançamento de novos smartphones nos deixavam completamente boquiabertos? Quando as empresas realmente apresentavam inovações, em vez de copiarem umas às outras e tentarem melhorar o que seus concorrentes já oferecem? — isso foi há muito tempo atrás.

O mercado de dispositivos móveis tem nos apresentado ótimas propostas ultimamente, porém, grande parte dos usuários e fãs de tecnologia não estão mais se impressionando como antes.

Atualmente, muitas pessoas cogitam permanecer com seus aparelhos, mesmo após o lançamento de um novo modelo, seja por poucas melhorias aliadas ao preço abusivo (algo que acontece aqui no Brasil, por exemplo), ou simplesmente por não trazer nada “espetacular”: os lançamentos tem ficado mais “chatos”.

Para reiterar esse fato, a firma de pesquisa Gartner realizou um estudo que previu que as vendas de smartphones este ano cairão 1.6%, o segundo ano consecutivo de quedas nesse quesito, com a única área apresentando crescimento sendo a de smartphones Android de baixo-custo, fabricado por empresas chinesas.

Apesar do ano de 2018 nos reservar novidades interessantes, especialmente por se tratar do décimo aniversário de existência do iPhone, o pesquisador Ranjit Atwal acredita que o “marasmo” de vendas pode durar pelo menos pelos próximos 5 anos. Em 2017, o smartphone da Apple poderá ver um crescimento de vendas de 3,5%, devido ao forte ciclo de atualização com muitas mudanças.

Aqui no Brasil, com o alto índice de desemprego e impostos exorbitantes (que já afastaram até algumas empresas como Xiaomi e HTC do mercado brasileiro), uma queda de 17% nas vendas de smartphones é esperada para este ano.


41

Comentários

Lançamentos de smartphone não empolgam mais como antigamente, aponta pesquisa
  • Infelizmente tenho que concordar com a matéria. Eu, como milhares de brasileiros, possuo um aparelho defasado, com quase 3 anos de uso, porque é uma missão quase impossivel trocar por um modeo novo, principalmente quando voce se depara comvalores tão absurdamente altos em comparação aos valores praticados em países como os EUA. Afinal, como justificar um modelo como o Moto G4 play, aqui no Brasil, custar 70% mais caro que o mesmo modelo vendido pela Motorola em seu site, nos EUA ??? Afinal, qual a justificativa ???

      • Tá óbvio né! Sempre a mesmice e sempre vazando de tudo quanto é jeito! Vai precisar e absorvente desse jeito!

        • Se ainda tem alguma empolgação é por falta de inovação em outras áreas.

            • Os smartphones ficaram igual os pcs, saem modelos mais potentes a cada ano, porém o que você adquire hoje pode durar por uns 2 ou 3 anos tranquilamente.
              É uma evolução natural, e com um agravante: antes as empresas buscavam novos clientes que não tinham smartphones, para aumentar a base de usuários. Hoje as empresas só querem convencer a quem tem um smartphone a comprar um novo, o que só é viável se fosse algo barato.
              Se as vendas começarem a cair eles vão adotar uma postura de consoles só que em um tempo menor, lançar um novo a cada 2 ou 3 anos.
              Hoje em dia só vale a pena comprar um aparelho de 1000,00 reais e olhe lá. Pagar mais caro em uma aparelho que quebra, perde e se rouba fácilmente é perder dinheiro. Mesmo que você seja uma pessoa cuidadosa, qualquer descuido vai embora 4 mil reais o preço de um iPhone.
              Prefiro pagar 10 mil em uma TV do que 4mil em um iphone. A TV vai durar no mínimo 10 anos e será muito difícil quebrar e ser roubada, perder é impossível.

                • Por isso sou à favor de lançamentos há cada 2 anos !

                  • Meio exagero isso, todo ano tem alguma novidade sim, algo diferente que na geração passada ou 2 gerações passadas não tinham (force touch, fingerprint, dual cameras, ultrasom, iris scanner, etc). Mas isso é como o mercado automobilístico, não é todo ano que irão aparecer produtos revolucionários, isso é de tempos em tempos e depois as melhorias são menores, mas isso é naturalmente cíclico. Achei meio exagerada essa reportagem... será que é só porque os fanboys da Apple não madrugam mais nas filas de lançamento?

                      • Exatamente.

                          • A questão não é só de evolução de tecnologia, os pcs também evoluem todo ano, a questão é que um smartphone é um aparelho caro para uma coisa que é fácil de perder, quebrar e roubar.
                            Quando você sai de casa, vai para algum lugar, qual é a coisa mais cara que você carrega? O smartphone.
                            Uma pessoa pode andar com um tênis de 500 reais, mas o seu iPhone custa 4 mil reais.
                            Comprar um smartphone por ano é o pior investimento que existe, mesmo você tendo muito dinheiro. Coloque na balança: Muito caro/desvaloriza após a compra/perde e quebra com facilidade/novos lançamentos não tem um salto tão grande e contando com os fatores anteriores não vale a troca anual.
                            Se eu tivesse dinheiro eu pagaria um plano pré-pago com direito a um smartphone por ano. Tem operadora que você paga 150 reais e tem um iphone ou galaxy novo por ano. Não dá nem 3000 por ano, melhor do que comprar a vista, e ainda tenho ligações e internet.

                            • Duas câmeras é velho, leitor biométrico é velho, force touch tem pouca utilização e há outras maneiras de se implementado e ultrassom? WAT?!?

                                • Eles madrugam, o pior é que madrugam...

                                  • A menos que o cara seja entusiasta ( doente por tecnologia ) ele etualiza seu aparelho todo ano pois não vemos um real motivo para faze-lo a não ser mostrar para a turminha que tem o último aparelho, não vemos novidades alem de perfumaria e números de beakmans que mais servem para brigas de fanboy e nada de realmente Hooooo, preciso disto!!!

                                    • Qual é pessoal... Todos sabemos que a Lei de Moore funcionou por um bom tempo, mas que agora ela já não corresponde à realidade. A evolução do Hardware chegou em um patamar que já não há muito o que se fazer. Normal. Surgirão inovações sim e provavelmente virão do mundo Ocidental (tal como foi o Iphone por ex.), pois é sabido de todos que os asiáticos que hoje são a maioria no mundo mobile são especialistas em lapidar, porém não criam muito.

                                      • Lembro do lançamento do Galaxy S4, uma máquina cheia de extras, o Lumia 920 e sua incrível câmera e o Moto G que estourou no mercado Brasileiro, hoje em dia só mudanças pequenas!!!

                                        • A única e grande atualização eh o preço que sobe a cada lançamento!

                                            • Tenho um iPhone 5 desde 2012 e até agora não precisei nem trocar por um telefone novo da maçã nem por um top/intermediário da Sammy, isso porque o produto continua com software atualizado (pelo menos até 2017) e o hardware tem atendido todas as minhas necessidades desde aquele ano. Eu vou trocar com certeza ano que vem, e ainda penso em pegar um top de segunda mão bem conservado, que sai mais em conta que tirar um novo da loja.

                                              • Fazer o quê?
                                                Alguém tem a grande ideia?
                                                Não, ninguém tem, pois se tivesse ficaria bilionário.

                                                Estagnou, só isso.
                                                Tanto que enquanto Jobs era vivo, celulares estavam evoluindo e chamando atenção a cada novo lançamento. Depois da morte do Jobs (2011) a Apple, exemplo, só usa o que Jobs deixou como legado.

                                                Então, o que queremos em um smartphone e é de fato necessário?
                                                Design que não é...
                                                Bateria mais potente e mais segura? Não é Apple, Samsung, Ms ou Google que fabricam ou pesquisam sobre baterias. Ou é? Seria bom trabalharem nisso e deixar essa de "evoluir" smartphones. Bateira já...
                                                Recursos mais eficientes? Good!
                                                Mais durabilidade e mais tempo para atualizações, essas coisas? Good!

                                                Fui.

                                                  • Na verdade não há muito espaço para inovação no momento, talvez inclusão de VR e periféricos (mods). Quanto à evolução (diferente de inovação), é o que temos pra hoje. Falando de bateria, temos um grande problema: celulares cada vez mais finos e menores, em contrapartida, chips mais eficientes e esse vai ser o caminho... não tenho certeza da vontade dos fabricantes oferecerem um aparelho com autonomia pra mais de um dia.

                                                      • Idealizou demais, se bem que seria uma maravilha se fosse assim mesmo...

                                                        • talvez pq hj em dia nao tenha nada de tao grande para implementar

                                                            • Me conta uma novidade? Lógico, quando vc olha os preços, é de assustar ou até mesmo de matar um de susto.

                                                                • está dando até nojo dessas empresas lançando algo 'novo' e só fazendo marketing,

                                                                  parece que estou em 2012 ainda...

                                                                    • "Mais do mesmo"

                                                                        • Sem falar nos inúmeros vazamentos que ocorrem meses antes dos lançamentos dos produtos...

                                                                            • Falta inovação no ramo mobile e outra coisa essas empresas se afastaram por que no Brasil marcas nao conhecidas não ganham atenção do público do país.

                                                                                • Claro. Todos os lançamentos estão sendo iguais e boa parte dos entusiastas de tecnologia móvel não aceita concorrência. Aí não tem jeito mesmo.

                                                                                    • Também, não tem nada de inovador hoje em dia

                                                                                        • Falta a inovação que somente o cérebro do Steve Jobs conseguia criar!

                                                                                            • Criar um monte de gente também consegue tanto quanto ele, a diferença é que como ele era presidente de uma das maiores empresas do mundo ele podia executar de fato o que criava e colocar um marketing gigante em cima disso. Dá uma volta pelos sites de crowdfunding pra você ver como borbulham de criatividade e inovação, tem muita gente nesse mundo tão boa quanto Jobs, só que não têm a mesma visibilidade e posição que ele tinha.

                                                                                              Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                              Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                              Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                              Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas