
Android 10 Out
14 de outubro de 2016 0
Após o anúncio dos novos dispositivos móveis do Google, alguns usuários que gostam de customizar seus smartphones talvez se perguntem: o Pixel e Pixel XL terão bootloaders desbloqueáveis? A resposta é sim, pelo menos se você comprar diretamente da Google Store.
A notícia veio do site WonderHowTo, que entrou em contato com a fabricante e obteve uma resposta positiva através do porta-voz Iska Saric.
Sim, os proprietários do Pixel que compraram o dispositivo a partir da Google Store serão capazes de rootear seus dispositivos. Aparelhos Pixel adquiridos na Google Store serão lançados com um bootloader desbloqueável.
Bootloaders servem como uma espécie de garantia de restauração, funcionam como uma interface primária para a reinstalação do SO, por exemplo, e vêm bloqueados por padrão. O problema é que, dessa forma, eles não permitem que o sistema seja reinstalado ou substituído livremente. Para isso, é necessário o desbloqueio, que permite coisas interessantes como a instalação de ROMs customizadas, ou escrever códigos na partição system.
Ou seja, aqueles que preferem instalar ROMs em seus aparelhos podem ficar aliviados com essa confirmação.
Mas nem todas as notícias são animadoras. Até agora, havia alguma esperança de que o novo recurso de "seamless update" no Android Nougat pudesse ajudar com o velho problema de atualização em um dispositivo rooteado. Infelizmente, esse não será o caso.
Assim como ocorre com dispositivos Nexus, os aparelhos rooteados não poderão aplicar atualizações OTA regulares. Saric disse que "realizar root envolve a modificação de partições no dispositivo. Se as partições são modificados, a OTA vai deixar de aplicar".
Caso esteja meio perdido, o "seamless update" é o novo processo de atualização que faz uso da partição dupla do sistema para ser realizada em segundo plano. Por isso, se essas partições forem alteradas, o recurso não poderá ser aplicado.
De qualquer forma, é bom ver que, pelo menos, um dos aspectos favoritos da plataforma Android continua disponível para aqueles que gostam das customizações. Embora muitas fabricantes não gostem de terem suas interfaces alteradas, o rooteamento é importante para muitos clientes e o Google está bem ciente disso.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários