LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Huawei apresenta Kirin 960, um dos chipsets mais poderosos do mercado

19 de outubro de 2016 11

Huawei é dona da HiSilicon, empresa chinesa em cargo do desenvolvimento e fabricação dos chipsets da linha Kirin. Nesta quarta-feira, 19 de outubro, ambas se juntaram para apresentar uma novidade que promete acirrar ainda mais a disputa no mercado elitizado de telefonia móvel, o Kirin 960, uma peça verdadeiramente de ponta.

O mais recente chipset da gigante da China possui características capazes de agradar até mesmo o mais exigente dos clientes, oferecendo um processador de oito núcleos com o poder nas alturas e uma placa gráfica equivalente, rodando jogos e demais apps em três dimensões de forma exemplar. Isso tudo na mais alta tecnologia da ARM.

Para construir um componente capaz de colocar em cheque a dominância da Qualcomm, Samsung e MediaTek no mercado, Huawei se apoiou no novíssimo núcleo ARM Cortex-A73, jamais utilizado em um telefone. A fim de equilibrar o uso e economizar energia da bateria, os núcleos ARM Cortex-A53, focados em eficiência, também estão presentes. Saiba os detalhes abaixo.

Huawei Kirin 960


O processador do Kirin 960 possui oito núcleos em 16 nanômetros. Quatro deles possuem arquitetura ARM Cortex-A73, a tecnologia mais recente do setor de dispositivos portáteis. Eles usam mais energia com o objetivo de realizarem tarefas pesadas, conseguindo fazer crescer o desempenho do aparelho que utilizar a peça como seu “cérebro digital”.

Equilibrando o cenário, os outros quatro núcleos são da linha ARM Cortex-A53. Por utilizarem menos carga da bateria, eles são incapazes de concluir ações pesadas, entrando em cena apenas quando serviços mais leves são necessários. A divisão de trabalho entre os núcleos da CPU faz com que a autonomia do celular aumente consideravelmente.

Os suportes incluem UFS 2.1, tecnologia de armazenamento, e memória LPDDR4. Isto significa que há dois gêneros distintos de velocidades no modelo, o primeiro dizendo respeito à leitura e gravação de arquivos salvos pelo próprio usuário, enquanto o segundo trata de informações temporárias que precisam ser administradas pelo sistema operacional.

A placa gráfica mais poderosa em um smartphone


Talvez o que mais chame a atenção no Huawei Kirin 960 seja a sua placa gráfica. Com o nome de ARM Mali-G71, ela é considerada a mais veloz e confiável de todo o mercado de telefonia móvel. Compatível com a Vulkan e OpenGL ES 3.2, capazes de permitir um gráfico incrível em jogos e outras plataformas, a GPU é quase duas vezes melhor do que a do Samsung Galaxy S7, Mali-T880 MP12.

Por meio da novíssima arquitetura da ARM, Bifrost, conteúdos em 4K e experiências de realidade aumentada não serão dificuldades para os telefones que usarem o chipset. Também feita em 16 nanômetros, ela promove uma taxa de transferência de 27.2Gpix/s (gigapixel por segundo), dobrando o número da Mali-T880.

Huawei Mate 9

É possível que o primeiro aparelho a utilizar o Huawei Kirin 960 seja o Mate 9. Com isso, além de oferecer um poder sem igual de processamento escalonado e gráfico, o modelo também pode ser o terceiro a ser compatível com o Daydream, seguindo o Pixel e o Pixel XL, feitos pela Google em parceria com a HTC.

Huawei realizará um evento especial no dia 3 de novembro, onde deve apresentar o Mate 9, então fique ligado para saber o que está por vir das mãos da empresa chinesa.


11

Comentários

Huawei apresenta Kirin 960, um dos chipsets mais poderosos do mercado
  • esperava o A-35 e LPDDR4X, mas ta filezinho esse chipset

      • Ainda bem que a super bateria está chegando no mercado já já.

          • Achei que iria ser a Mali T880 MP4 denovo

              • Mas é uma G71 MP8, muito longe de ter o dobro de desempenho da Mali T880 MP12 do Exynos 8890. Inclusive ela ainda perde para PowerVR do A10 Fusion:

                http://playfuldroid.com/wp-content/uploads/2016/10/Kirin-960-4-e1476846569211.jpg

                  • Núcleo não é isso tudo, tem arquitetura, clock, etc, isso tudo influência.

                      • Sim, inclusive o a PowerVR só tem 6 núcleos, mas se tratando de Mali quantidade importa!

                          • Importa só na hora de anunciar, Mali MP4 aguenta bem, só que como a midia colocou na cabeça de alguns que mais núcleos = mais desempenho, ai da nisso.
                            PowerVR nunca vi testes atuais com as GPUs atuais em Android e acho injusto comparar com iOS, pq eles tem bastante otimização principalmente em jogos com o Metal.

                              • Não, uma mali MP4 tem o dobro de desempenho de uma MP2 do mesmo modelo assim com uma MP8 tem o dobro de desempenho de uma MP4 e assim por diante, esse é o intuito da customização.

                                  • Disse que aguenta bem, não que se sai melhor que as com demais núcleos de processamento, uma MP2 já roda os jogos atuais de modo 'satisfatório' vai da merda mais pra frente, porém roda, uma MP4 ta na mesma porém vai aguentar um pouco mais, mas por enquanto aguenta de boa, lógico que uma MP8, MP12 vai aguentar muito mais, mas ta de um modo satisfatório, e como as empresas fazem de tudo pro consumidor troca de smart ano após ano, então pega um smart barato pode ser uma boa jogada (ou não dependendo da sua necessidade, renda, etc). Mas assim, vamos esperar sair testes com a Mali G71, arquitetura nova, núcleos aperfeiçoados, clock maior, maior otimização (espero), só esperar agora, na teoria ta bonito por enquanto vamos ver a pratica.

                              • Na prática é tudo a mesma coisa

                            Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                            Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                            Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                            Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas