LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

AnTuTu: mais de metade dos smartphones do mundo possuem processador de oito núcleos

06 de dezembro de 2016 6

O AnTuTu é muito conhecido principalmente pelos benchmarks de smartphones que ainda não chegaram ao mercado, mas o site oferece um pouco mais do que apenas isso. O TudoCelular costuma publicar as listas dos dez dispositivos mais potentes de cada mês divulgada por eles, por exemplo, como fizemos com a listagem de novembro.

Mas o site é especializado em hardware em geral. Neste início de dezembro, foi divulgado um estudo sobre os processadores dos dispositivos móveis e a quantidade de núcleos mais popular entre os usuários de smartphones atualmente. E o resultado é bem curioso.


De acordo com o AnTuTu, mais de metade dos smartphones em uso no terceiro trimestre de 206 possuíam um processador com oito núcleos. Isto inclui os chipsets da Qualcomm Snapdragon da série 600, o Exynos 8890, o Kirin 960 e o MediaTek P10.

Pouco mais de um quarto (27,4%) é de processadores quad-core, enquanto os six-core ocupam a terceira colocação com 10,2% do mercado. Deca-core tem 9,4%, e outros são 2,5%.

Mas que tal aprendermos um pouco mais sobre os processadores de oito núcleos, os mais populares do mercado de smartphones atualmente? Incluindo o método de fabricação e a pontuação de um dos modelos mais representativos que leva o chipset, de acordo com o AnTuTu.

Qualcomm Snapdragon 625

A Qualcomm preferiu utilizar quatro núcleos na série 800, seus processadores high-end este ano, mas a linha intermediária é octa-core. O Snapdragon 625, anunciado em fevereiro, utiliza a tecnologia de 14nm e possui oito núcleos ARM Cortex-A53 em uma estrutura octa-core paralela que chega à velocidade de 2.0GHz de clock.

O gráfico acima mostra o desempenho obtido pelo processador em um Galaxy C7, um dos principais representantes do SD 625 no mercado. Além do smartphone da Samsung, outro importante modelo a carregar este chipset em seu interior é o Redmi 4 Pro.

Qualcomm Snapdragon 652

Fabricado no processo de 28nm, o Snapdragon 652 possui quatro ARM-Cortex-A72 de alta performance, e outros quatro núcleos mais eficientes energeticamente com o Cortex-A53. A velocidade obtida por este processador pode alcançar 1.8GHz.

Entre seus representantes máximos estão o Galaxy A9 (benchmark no gráfico acima) e o Xiaomi Mi Max na versão mais potente. Os resultados são melhores que os do SD 625 por conta dos quatro núcleos mais potentes com ARM Cortex-A72.

Samsung Exynos 8890

Possivelmente um dos mais famosos da lista, o Exynos 8890 é o processador presente nos Galaxy S7 e S7 Edge coreanos e também na versão brasileira. É fabricado com o processo FinFET – que a Samsung está sofrendo um processo por violar patente – em 14 nm.

São quatro núcleos em arquitetura ARM big.LITTLE com clock a 2,3GHz, e outros quatro mais eficientes em questão de energia Cortex-A53 com clock a 1,6GHz. Estes lidam com tarefas mais simples, e podem redirecionar dinamicamente para os outros núcleos mais potentes quando necessário – como ao carregar jogos em 3D, por exemplo.

HiSilicon Kirin 960

O Kirin 960 ganhou destaque recentemente com o lançamento do Huawei Mate 9. Foi lançado oficialmente em outubro, e falamos detalhadamente sobre este potente chipset aqui.

Em resumo, é fabricado a 16 nm com quatro núcleos Cortex-A73 da ARM com clock que chega a 2,4 GHz. Tudo isso trabalhando em conjunto com outros quatro núcleos Cortex-A53 de 1,8 GHz para garantir grande desempenho com baixo consumo.

MediaTek Helio P10

O último chipset com oito núcleos, o Helio P10 é considerado intermediário, construído com o processo de 28hm HPC+ da TSMC. São oito núcleos com Cortex-A53 que chegam ao clock máximo de 2.0GHz, aliados a uma GPU Mali-T860 dual-core.

Apesar de não obter pontuação single-core ou multi-core iguais às dos Snaps 625 e 652, o Helio P10 possui configuração balanceada e pode satisfazer a maioria dos usuários no dia a dia. Seus principais representantes são o OPPO R9 e o Meizu Note 3, entre outros.

Conclusão

O fato de ter oito núcleos não é o bastante para indicar se um chipset é intermediário ou topo de linha. Tudo depende dos núcleos que o compõem e a tecnologia utilizada em sua fabricação, entre outros fatores.

O interessante a notar aqui é que os chineses estão alcançado outros polos fabricantes de processadores para dispositivos móveis no que diz respeito a processo de fabricação e resultado para o consumidor médio. O Kirin 960 está quase batendo de frente com os concorrentes americanos e coreanos, e a MediaTek também não está ficando para trás.


6

Comentários

AnTuTu: mais de metade dos smartphones do mundo possuem processador de oito núcleos

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas