
19 Abril 2017
10 de abril de 2017 15
O Android Puro presente nos dispositivos da linha Nexus e Pixel são conhecido por oferecerem ao usuários final uma experiência mais fluída se comparado aos aparelhos com interfaces modificadas. Mas até onde a otimização do Google consegue manter o SO rodando mais rápido em seus aparelhos?
Para saber quem leva a melhor, o canal "Phone Battles" conduziu uma verdadeira bateria de testes comparativos entre os phablets Google Pixel XL e Huawei P10 Plus. Em termos de hardware, o P10 Plus sai na frente com 6 GB de RAM frente aos 4 GB de RAM do Pixel XL. Já em termos de SoC temos o embate do Snapdragon 821 contra o chipset proprietário da Huawei, o Hisilicon Kirin 960.
O conjunto de hardware um pouco mais atual deu a vitória do teste de boot inicial para o P10 Plus. Aqui o "Stock Android" foi capaz de bater de frente com o poder bruto do phablet da fabricante chinesa, mesmo assim o smartphone do Google ficou alguns segundos para trás.
No carregamento de jogos como "Temple Run 2" e "Asphalt 8" o P10 Plus continuou a ganhar do rival, mesmo que por uma margem pequena o Pixel XL acabou perdendo mais essa.
Nos apps mais comuns, a disputa ficou um pouco mais dividida. Apesar do P10 Plus ganhar na maioria dos casos, alguns aplicativos ainda abrem mais rápido no phablet da gigante de buscas. A curiosidade aqui ficou por conta do YouTube, o app da plataforma de vídeos do Google acabou abrindo ligeiramente mais rápido no P10 Plus.
Segundo o youtuber, nos testes do AnTuTu o smartphone chinês ganhou por uma margem de cerca de 4 mil pontos:
A vantagem do P10 Plus sobre o Pixel XL se manteve nos testes de carregamento de página usando o Google Chrome. Parece que o phablet do Google já começa a sentir o "peso da idade" com menos de um ano de vida. Vale lembrar que o grande campeão, pelo menos em termos de navegação na web, tem sido até então o Xperia XZs.
Para quem gosta de clicar fotos com rapidez, saiba que na velocidade de captura de imagens o app tradicional do Google se saiu mais rápido do que a aplicação proprietária da Huawei. Parece que a otimização extra de software se mostrou válida nesse caso específico.
Já em termos de leitor de digitais, o P10 Plus acabou se saindo melhor do que a solução implementada no Pixel XL pela empresa de Mountain View. O phablet chinês desbloqueia o sistema ligeiramente mais rápido do que o dispositivo do Google.
Por fim, chegou a hora de saber quem foi o campeão em multitarefas. O teste final também ficou relativamente dividido, ainda assim no geral o P10 Plus saiu na frente mais uma vez, carregando apps abertos em segundo plano com mais rapidez do que o concorrente. Confira o teste completo abaixo:
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários