LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Fim da fragmentação? Google tem nova ideia para acelerar atualizações do Android

12 de maio de 2017 58

O Android é um sistema operacional que evoluiu muito nos últimos anos, mas pouco fez para eliminar o seu principal problema. Smartphones de diversas fabricantes rodam versões distintas do software, deixando usuários com níveis diferentes de segurança e apps mal-otimizados. Mas, o Google tem uma nova cartada para resolver o problema da fragmentação.

Antecipando-se à conferência Google I/O, a gigante das buscas anunciou nesta sexta-feira (12) o Project Treble, que visa diminuir a quantidade de passos e os custos envolvidos com a atualização do sistema por parte de fabricantes de hardware, acelerando o ritmo de entrega dos updates para o usuário final.

O que é o Project Treble

Hoje, sempre que há uma nova versão do Android, o código-fonte do sistema passa por vários filtros até chegar ao aparelho do usuário. Do Google, o sistema passa para o fabricante de componentes (como a Qualcomm), depois para a dona do aparelho (como a Samsung) e em seguida para operadoras. Cada um faz sua customização e isso aumenta o tempo de espera pelo update.



Com o Project Treble, o Google vai acabar por completo com a primeira etapa e parte da segunda. O código do Android mais básico, que não está relacionado a funções e design, não precisará mais ser alterado pelas fabricantes. Ao receberem um novo Android, as alterações a ser feitas serão mínimas, sem precisar otimizar o sistema para rodar bem novamente no processador, memória e outros componentes.

Na prática, isso significa muito menos tempo entre a liberação do código-fonte do Android e a chegada da novidade para o usuário final. Segundo o Google, isso já começará a acontecer com o Android O, que virá com uma camada básica dispensando alterações futuras. O Android 8.0 ainda deverá levar o mesmo tempo de sempre para chegar a aparelhos antigos, mas o mesmo não deverá ocorrer a partir do Android P.


58

Comentários

Fim da fragmentação? Google tem nova ideia para acelerar atualizações do Android

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas