
18 Julho 2017
Recebemos recentemente vários modelos intermediários que figuram com um bom custo-benefício no mercado nacional, e após os colocarmos lado a lado em um comparativo de câmeras chegou a hora de ver como eles se saem em termos de exibição de conteúdo.
O objetivo do nosso comparativo é identificar qual tela oferece o melhor equilíbrio com relação ao nível de brilho alcançado, índice de reflexos no vidro que cobre a tela, saturação, contraste e fadiga visual (brilho excessivo em ambientes escuros).
O teste consiste em exibir o mesmo grupo de cinco imagens usadas em outros comparativos de tela feitos pelo TudoCelular, sendo divido em três etapas:
No caso do ambiente externo ensolarado, utilizamos os aparelhos com o brilho máximo de tela permitido pela sua configuração manual, além de outros modos ainda mais intensos caso disponíveis, possibilitando assim uma ideia de como os dispositivos se saem ao terem que enfrentar iluminação excessiva.
O teste em ambiente interno com luz artificial foi realizado com as telas de todos os aparelhos niveladas manualmente para 200 lux, algo possível graças ao uso de um luxímetro digital. Desta forma, neste teste comparamos basicamente a fidelidade de cores e o contraste de cada uma delas.
Por fim, o teste no escuro mostra qual atinge o maior brilho, assim como qual aparelho oferece o brilho mais baixo, o que ajuda a reduzir fadiga visual. Aproveitamos ainda para colocar todos os dispositivos com brilho máximo neste cenário, permitindo uma boa análise da diferença de cada display.
Os aparelhos testados possuem tela entre 5 e 5,7 polegadas, sendo utilizada a resolução HD (720 x 1280 pixels) em todos eles. Com relação à tecnologia do painel, todas as fabricantes adotaram o IPS LCD, o que em teoria indica algo próximo em termos de fidelidade de cores, contraste e brilho, mas vamos ver se isso se confirma na prática.
Nosso primeiro cenário é provavelmente onde os aparelhos mais pecam de uma maneira geral, sendo os quatro dispositivos levados para um local externo sob luz solar direta. Primeiro, decidimos ver o ângulo de visão de cada um deles, sendo uma boa maneira de descobrirmos o quanto seu painel frontal possuía tendência a refletir o ambiente ao redor. Por aqui, Xperia L1 e Redmi 3S foram os que se saíram melhor, com o A5 LED sendo o que mais refletiu e o K10 Pro sendo o de brilho mais baixo.
Ao olharmos diretamente para os displays tivemos uma ideia melhor em termos de brilho, com todos os modelos conseguindo se sair relativamente bem, ainda que o K10 Pro novamente tenha demonstrado um brilho abaixo dos demais. Aqui, o ganhador provavelmente foi o Redmi 3S, porém A5 LED e Xperia L1 não ficaram tão para trás.
Passando então para um ambiente interno com luz artificial, regulamos todos os aparelhos para brilho de 200 lux com o auxílio de um luxímetro digital. Pelo que foi possível vermos, o K10 Pro apresentou tons ligeiramente mais saturados, assim como o A5 LED, enquanto Xperia L1 e Redmi 3S acabaram entregando algo um pouco mais balanceado.
Para tornar tudo mais fácil de ser visualizado, mantivemos os mesmos 200 lux e apagamos todas as luzes, criando assim um maior contraste entre as imagens exibidas e o plano de fundo. Com isso, é possível vermos de maneira mais clara o que foi comentado anteriormente, onde K10 Pro e A5 LED apresentam imagens ligeiramente mais puxadas para tons quentes enquanto Xperia L1 e Redmi 3S entregaram algo mais natural.
Temos aqui o mesmo ambiente, mas com o brilho da tela dos aparelhos configurado para o mínimo possível, buscando demonstrar qual deles apresentará algo mais confortável de ser utilizado em locais escuros. Aqui, temos Redmi 3S e K10 Pro como os ganhadores, sendo vista uma ligeira vantagem para o modelo da Xiaomi. Enquanto isso, o A5 LED apresentou um brilho bem acima dos rivais, ficando o Xperia L1 como um meio-termo entre eles.
Por fim, temos ainda um local escuro, mas dessa vez com todos configurados para o brilho máximo. Obviamente que este não é um cenário que muitos usuários irão utilizar, já que certamente bastará alguns minutos para que sua visão comece a ser incomodada pelo brilho excessivo. Como esperado, todos acabam apresentando algo acima do desejado para este ambiente, sendo o K10 Pro o único a apresentar algo ligeiramente mais escuro devido ao seu brilho máximo inferior aos rivais.
Para tornar tudo o mais justo possível, foram disponibilizadas acima as imagens utilizadas no teste, permitindo assim que você as visualize em seu próprio display e compare ao resultado demonstrado pelos smartphones.
Vale lembrar ainda que algumas variações correspondem também à própria câmera utilizada para registrar as cenas, já que ela tende a balancear o máximo possível a diferença de brilho entre as telas, dependendo então do ponto que pegou como referência.
Utilizamos um luxímetro digital para tirar alguns parâmetros concretos de comparação, sendo escolhida uma imagem completamente preta e outra completamente branca para ver o nível máximo e mínimo de brilho dos aparelhos ao reproduzir ambas.
Os dados abaixo são medições feitas na unidade lux, que mede a intensidade de luz que é emitida da tela de cada aparelho:
Brilho máximo com imagem preta
Brilho mínimo com imagem preta
Brilho máximo com imagem branca
Brilho mínimo com imagem branca
Após todos estes testes, podemos dizer que Xperia L1 e Redmi 3S foram os modelos a apresentar resultados mais consistentes de uma maneira geral, com uma ligeira vantagem para o modelo da Xiaomi em ambientes escuros. Infelizmente, ele é justamente o único dos quatro a não ser vendido oficialmente no Brasil, sendo necessário que você fique de olho em aparições de lotes importados e tenha em mente que ele não contará com garantia em caso de problemas técnicos.
A maior decepção aqui provavelmente fica por conta do A5 LED, que mesmo apresentando um brilho satisfatório para ambientes externos possui uma enorme tendência a refletir o ambiente ao redor, além de apresentar um brilho mínimo bem acima dos rivais, o que acaba incomodando em locais escuros. O K10 Pro apresentou basicamente os mesmos problemas de outros intermediários da LG, com um brilho máximo bem abaixo dos concorrentes e tendência a exibir tons mais quentes.
O que você achou do nosso comparativo de telas? Qual dos aparelhos testados oferece o melhor resultado? Deixe-nos seu comentário abaixo.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários