LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Motorola Moto E4 e E4 Plus: hands-on e primeiras impressões | Vídeo do TudoCelular

22 de junho de 2017 26

A Lenovo apresentou na noite deste dia 21 de junho seus novos modelos de entrada para o mercado brasileiro, sendo o Moto E4 e o Moto E4 Plus bastante similares de uma maneira geral, contando apenas com algumas mudanças pontuais em bateria, tamanho da tela e resolução da câmera traseira. Como sempre, o TudoCelular.com esteve no evento de lançamento dos novos produtos, e você confere agora um rápido hands-on com estes dois modelos que prometem uma boa relação custo-benefício.

Design e tela

Começando logo pelo mais completo deles, o Moto E4 Plus possui um design similar ao que tivemos no Moto G5, contando com corpo que mescla elementos de plástico e alumínio. Vale ressaltar aqui, contudo, que ele parece ser um pouco mais sólido que o modelo mais básico da linha Moto G, provavelmente por causa de sua enorme bateria de 5.000 mAh que agrega bastante ao seu peso, fazendo com que ele totalize 198 gramas.

Diferente do Moto G5, entretanto, sua tampa traseira é removível, porém a bateria é selada, sendo permitido acesso apenas aos slots para chips nano-SIM e cartão microSD de até 128 GB. Isto acaba ficando um tanto quanto estranho, já que um dos grandes benefícios em se ter um corpo construído em plástico seria justamente a possibilidade de andar com uma bateria reserva para substituir em momentos de emergência.

Além de bastante pesado, o modelo também não é nada fino, tendo 9,55 mm de espessura. Para efeito de comparação, ele é ligeiramente mais baixo, porém mais largo que o Moto Z2 Play, que também possui um painel de 5,5 polegadas, tendo dimensões de 155 mm de altura por 77,5 mm de largura. Sua lateral esquerda é completamente vazia, ficando os botões de volume e energia na lateral direita.

A entrada microUSB, o microfone principal para chamadas e a saída do alto-falante, que conta com otimização Dolby Atmos, ficam na parte de baixo, e a porta P2 para fones de ouvido na lateral superior. Em sua parte traseira, temos a câmera de 13 megapixels, com o flash LED logo abaixo dela, e o microfone secundário para cancelamento de ruído, enquanto na parte frontal temos a câmera de 5 megapixels, seu flash LED auxiliar e o leitor de impressões digitais que pode ser usado para substituir a barra de navegação do Android.

Passando então para o Moto E4, temos basicamente o mesmo design do modelo maior, com o grande diferencial aqui que o modelo dourado na verdade é mais puxado para ouro rosé e conta com a parte frontal branca, enquanto no Moto E4 Plus ele é totalmente na mesma tonalidade. Por ter uma bateria de capacidade bem inferior e tela menor, ele obviamente é também mais fino, compacto e leve que sua variante Plus, tendo 144,7 mm de altura por 72,3 mm de largura e 9,3 mm de espessura, com peso de 151 gramas.

A organização dos botões e portas são quase as mesmas, com a lateral esquerda vazia, teclas de volume e energia na lateral esquerda, porta microUSB e microfone principal para chamadas na parte de baixo, e entrada P2 para fones de ouvido na parte de cima. A diferença aqui está no fato do alto-falante multimídia ter sido passado para a parte traseira-inferior, o que pode não agradar quem deseja uma maior imersão ao ouvir música ou jogar.

Com relação à tela, temos ambos os modelos com um painel IPS LCD de resolução HD, porém o Moto E4 Plus possui display de 5,5 polegadas enquanto o do Moto E4 conta com apenas 5 polegadas. Não foram dadas informações sobre a proteção utilizada no vidro.

Hardware e software

Ambos os dispositivos contam com as mesmas especificações técnicas, sendo incluído um chipset Mediatek MT6737 e um conjunto básico de 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno, que deve ser suficiente para usuários que desejam apenas acesso a redes sociais e navegação web, mas pode decepcionar quem demanda algo um pouco mais completo.

No geral, temos:

  • Tela IPS LCD de 5 ou 5,5 polegadas com resolução HD (720 x 1280 pixels)
  • Chipset MediaTek MT6737 com CPU quad-core de 1,3 GHz e GPU Mali-T720 MP2
  • 2 GB de RAM
  • Memória interna de 16 GB com possibilidade de expansão via microSD de até 128GB
  • Câmera principal de 8 ou 13 megapixels com flash LED
  • Câmera frontal de 5 megapixels com flash LED
  • Leitor de impressões digitais
  • Bateria de 2.800 ou 5.000 mAh
  • Android 7.1.1 Nougat como sistema operacional

O software é o mesmo Android 7.1.1 Nougat que já chegou a alguns modelos da linha Moto ao redor do mundo, incluindo funções bacanas como modo de tela dividida entre apps e possibilidade de alterar o tamanho de exibição dos elementos, por exemplo.

Aqui, entretanto, vale notar que estão disponíveis apenas a navegação por gestos no leitor biométrico e o modo de uso otimizado para uma mão, o que significa que se você está acostumado a girar o pulso para abrir a câmera ou agitar o aparelho para ligar a lanterna pode acabar se decepcionando.

Câmera

O Moto E4 Plus possui uma câmera principal de 13 megapixels, não sendo informada sua abertura, enquanto o Moto E4 conta com um sensor ligeiramente mais fraco, com resolução máxima de 8 megapixels. A câmera frontal de ambos, entretanto, é a mesma, com 5 megapixels e flash LED auxiliar para selfies noturnas de maior qualidade.

Uma grande decepção aqui foi a possibilidade de gravar vídeos em apenas HD 720p, seja com a câmera traseira ou com a frontal em ambos os aparelhos, o que é bem estranho considerando que vários modelos de entrada gravam em Full HD 1080p. Como isto impactará na prática, contudo, a gente só vai descobrir nos testes mais pra frente.

Preço e disponibilidade

O Moto E4 chegou ao Brasil nas cores titanium, ouro rosé e azul safira, tendo preço sugerido de R$ 849. Já o Moto E4 Plus virá nas cores ouro, titanium e azul safira por R$ 949, o que significa que se você se interessou pelo modelo maior será necessário desembolsar apenas um pouco a mais. Ambos podem ser encontrados diretamente no site da loja Motorola ou em varejistas por todo o país.

  • O Motorola Moto E4 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto E4 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

26

Comentários

Motorola Moto E4 e E4 Plus: hands-on e primeiras impressões | Vídeo do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas