LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Resultados: Xperia XA1 Ultra, Zenfone 3, Moto Z2 Play e XA1 | Comparativo câmeras TudoCelular

19 de julho de 2017 21

Chegou a hora de mostrarmos os resultados de nosso comparativo de câmeras envolvendo os intermediários Zenfone 3, Xperia XA1 Ultra, Moto Z2 Play e Xperia XA1. Além das galerias de fotos, publicamos também um vídeo onde é possível ter detalhes sobre a capacidade de cada um na gravação de vídeos, bem como curiosidades sobre a potência do flash dos dispositivos.

Agora que isto está dito, vamos aos resultados, mas primeiro vale uma rápida repassada nas especificações técnicas de cada aparelho.

Especificações técnicas

Todas as fotos foram tiradas com os aparelhos em modo automático e resolução máxima permitida na proporção 4:3, que é geralmente onde alcançamos todo o potencial do sensor. Com isso, a escolha por usar HDR ou qualquer outro recurso ficou inteiramente por parte do software da câmera de cada modelo, assim como acontecerá caso você vá utilizá-lo.

Agora descubra a ordem dos smartphones usados no teste:

73.98 x 146.87 x 7.69 mm
5.2 polegadas - 1920x1080 px
79 x 165 x 8.1 mm
6 polegadas - 1920x1080 px
76.2 x 156.2 x 5.99 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
67 x 145 x 8 mm
5 polegadas - 1280x720 px
Ir para página de comparação

Para chegarmos aos resultados que estão listados mais abaixo, utilizamos a seguinte metodologia com criação do ranking individual e final. Cada smartphone recebeu uma pontuação em cada comparativo individual, onde a soma de todos os pontos revelou o vencedor. Foram usados os seguintes pesos:

  • Primeiro colocado: 4 pontos
  • Segundo colocado: 3 pontos
  • Terceiro colocado: 2 pontos
  • Quarto colocado: 1 ponto

Explicações básicas dadas, vamos aos resultados!

Foto 1

Na primeira cena temos vitória do Zenfone 3 com 26 pontos contra 22 do Moto Z2 Play, sendo ambos capazes de recuperar uma quantidade maior de informações das áreas mais escuras da cena, apesar de acabarem reduzindo consideravelmente o contraste com isso. Enquanto isso, Xperia XA1 Ultra e XA1 ficaram empatados com 11 pontos.

Foto 2

Na segunda foto a situação já é bem diferente, com o Xperia XA1 ficando na liderança com 26 pontos contra 20 do Xperia XA1 Ultra, ambos conseguindo lidar bem com o alcance dinâmico para entregar detalhes na estátua de maneira mais eficaz. O Zenfone 3 vem em seguida com 14 pontos, deixando o Moto Z2 Play na lanterna com 10, algo que já vimos em um comparativo anterior envolvendo o modelo da Motorola.

Foto 3

Na terceira foto a disputa fica entre Moto Z2 Play e Xperia XA1 Ultra, com o modelo da Motorola levando a melhor com 24 pontos contra 21. O Xperia XA1 vem em terceiro com 18 pontos, deixando o Zenfone 3 na lanterna com apenas 7.

Foto 4

Mais uma disputa entre Moto Z2 Play e Xperia XA1 Ultra, e mais uma vitória para a Motorola, com 22 pontos contra 21 do intermediário da Sony. O Xperia XA1 mais uma vez ficou em terceiro, somando os mesmos 18 pontos, enquanto o Zenfone 3 amargou a última posição com 9.

Foto 5

Passando para a foto cinco, tivemos uma vitória esmagadora do Xperia XA1 Ultra, com 28 pontos contra 17 do Moto Z2 Play, segundo colocado. O Zenfone 3 vem em terceiro com 13, seguido de perto pelo Xperia XA1 com 12.

Foto 6

Na foto com zoom de duas vezes, o Xperia XA1 Ultra mais uma vez levou a melhor, fazendo uso de sua câmera de maior resolução para entregar um nível maior de detalhes. O aparelho da Sony ficou com 26 pontos, e em segundo colocado veio o outro modelo da empresa com 21 pontos. Zenfone 3 e Moto Z2 Play ficaram com 13 e 10 pontos, respectivamente.

Foto 7

Passando para o macro em ambiente externo, tivemos o Moto Z2 Play como ganhador na primeira cena com 23 pontos. Zenfone 3 e Xperia XA1 Ultra ficaram empatados com 19 pontos, enquanto o Xperia XA1 amargou a lanterna com 9 pontos.

Foto 8

A segunda imagem em macro foi bem balanceada, com o Zenfone 3 levando a melhor com 21 pontos mas seguido de perto por Xperia XA1 Ultra e Xperia XA1 com 19 e 17 pontos, respectivamente. Pouco atrás estava o Moto Z2 Play com 14 pontos.

Foto 9

Na cena em ambiente interno a Sony se sobressaiu mais uma vez, com o Xperia XA1 ficando em primeiro com 25 pontos contra 22 do Xperia XA1 Ultra. Em terceiro temos o Moto Z2 Play com 14 pontos, ficando o Zenfone 3 em último com apenas 9.

Foto 10

Na mesma cena mas com as luzes apagadas e o flash ligado, tivemos uma disputa entre Zenfone 3 e Xperia XA1 Ultra, com o modelo da Sony levando a melhor com 23 pontos contra 21 do representante da Asus. O Xperia XA1 vem em seguida com 14 pontos, e o Moto Z2 Play fecha a lista com 12.

Foto 11

Na primeira cena noturna temos vitória do Moto Z2 Play com 25 pontos, com o Xperia XA1 vindo logo em seguida com 22. Mais atrás temos Zenfone 3 e Xperia XA1 Ultra quase empatados, com 12 e 11 pontos, respectivamente.

Foto 12

Na segunda imagem noturna o Moto Z2 Play continua brigando em cima, porém dessa vez é superado pelo Zenfone 3 por pouco, com o modelo da Asus fazendo 22 pontos e ele 21. O Xperia XA1 vem em terceiro com 16 pontos, e o Xperia XA1 Ultra amarga novamente a última posição com apenas 11.

Foto 13

Ao menos em uma cena noturna o Xperia XA1 Ultra não ocupou a última posição, dividindo a primeira colocação com o Moto Z2 Play, ambos com 22 pontos. Em terceiro vem o Xperia XA1 com 15 pontos, enquanto o Zenfone 3 segura a lanterna com 11.

Foto 14

Nas selfies, esperava-se uma vitória esmagadora do Xperia XA1 Ultra por tudo o que o aparelho oferece em teoria, mas pelo visto isto não foi suficiente para agradar aos leitores e produtores de conteúdo do TudoCelular. O campeão por aqui foi o Xperia XA1 com 26 pontos, enquanto o Moto Z2 Play ficou em segundo com 21. Apenas na terceira colocação aparece o enorme phablet com 12 pontos, ficando o Zenfone 3 em último com 11.

Foto 15

Nas selfies em ambiente noturno, contudo, a coisa muda de figura. Por contar com flash LED, foco automático e estabilização óptica na câmera frontal, o Xperia XA1 Ultra conseguiu entregar imagens muito superiores aos demais, ficando à frente do Moto Z2 Play com 27 pontos contra 22 do modelo da Motorola. O Xperia XA1 vem em terceiro com 12 pontos, e o Zenfone 3 fecha a lista com 9.

Pontuação final

Somando todos os cenários acima, temos a seguinte pontuação final:

  • Zenfone 3: 216
  • Xperia XA1 Ultra: 293
  • Moto Z2 Play: 279
  • Xperia XA1: 262
Potência do flash

Em nosso comparativo de câmeras também medimos a potência da iluminação do flash de cada smartphone, recurso que pode influenciar na qualidade de capturas noturnas. Utilizando um luxímetro chegamos aos números apresentados mais abaixo, em unidades de medição de luz por metro quadrado (100x lux), indicando que quanto mais alto for o número, mais potente é o flash para iluminar ambientes escuros.

  • Zenfone 3: 934
  • Xperia XA1 Ultra: 1.405 (principal)/1.413 (frontal)
  • Moto Z2 Play: 1.037 (principal)/332 (frontal)
  • Xperia XA1: 1.428
Conclusão

Tivemos uma disputa apertada entre Xperia XA1 Ultra e Moto Z2 Play, porém por conseguir lidar melhor com imagens que demandar grande alcance dinâmico o modelo da Sony acabou se sagrando o campeão do comparativo. Por aqui, contudo, vimos que o modelo da Motorola conseguiu se recuperar um pouco do que foi visto no comparativo anterior, reafirmando que possui uma boa câmera, mas que acaba pecando em alguns pontos onde concorrentes podem não pecar.

O Xperia XA1 surpreendeu, conseguindo entregar resultados bem similares ao seu "irmão maior" em vários casos e até mesmo superando-o na selfie em ambiente iluminado, porém deu algumas "escorregadas" que acabaram lhe custando pontos importantes, fazendo com que caísse para a terceira posição.

Por último, fica a decepção para o Zenfone 3, que mesmo contando com estabilização óptica de imagens e laser auxiliar de foco não foi capaz de convencer em várias situações, amargando a última colocação em seis das 15 cenas analisadas.

  • O Motorola Moto Z2 Play ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Sony Xperia XA1 Ultra ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Sony Xperia XA1 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Asus ZenFone 3 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

21

Comentários

Resultados: Xperia XA1 Ultra, Zenfone 3, Moto Z2 Play e XA1 | Comparativo câmeras TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas