LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Primeiras impressões do Android Oreo | Vídeo do TudoCelular

24 de agosto de 2017 19

Depois de conferirmos as versões beta do Android O, finalmente temos a versão final do Android 8.0 liberada pela Google. Chamado de Oreo, o sistema ganhou diversas melhorias em desempenho e bateria, além de permitir que o Android seja inicializado mais rapidamente.

Depois de duas grandes atualizações sem mudanças visuais, Google finalmente realizou alguns retoques no Android. As mudanças não foram tão radicais como vimos do KitKat para o Lollipop, mas está além do que foi visto no Marshmallow e Nougat.

A versão testada no Nexus 6P foi a OPR6.170623.013, a primeira liberada para o aparelho. É bom ter em mente que alguns recursos do Oreo estão presentes apenas nos smartphones da linha Pixel, enquanto outros são restritos ao Pixel Launcher, que pode ser instalado em outros aparelhos.

Interface reformulada

Ao entrar no Android Oreo pela primeira vez, você perceberá que o fundo cinza escuro da tela de atalhos do sistema foi trocado por um cinza quase branco. Os ícones agora estão em preto, enquanto alguns detalhes continuam em verde (na linha Nexus) e em azul (na linha Pixel).

A tela de configuração do Android também foi reformulada, perdendo a tela lateral de fácil acesso. Google decidiu agrupar as opções de configuração, algo que foi visto anteriormente no Nougat da Samsung.

Notificações persistentes

No Android Oreo, quando um aplicativo ou serviço permanece rodando ativamente em segundo plano, uma notificação é exibida de forma constante para alertar o usuário. Ao tocar nesta notificação você será redirecionado para a tela de configurações do respectivo app onde poderá encerrá-lo ou desinstalá-lo.

Ao arrastar uma notificação para o lado esquerdo é possível adiá-la por 15 minutos, 30 minutos ou 2 horas. Desta forma, após o tempo estabelecido a notificação retornará para lembrá-lo de conferir o conteúdo recebido.

Notificações customizadas

Com a nova versão do robozinho, os desenvolvedores poderão customizar as notificações de seus aplicativos. No caso do Spotify, a capa do álbum da música que está tocando aparece no canto direito, enquanto o restante da notificação assume a cor principal. Essa mudança também é aplicada no atalho na tela de bloqueio.

O Google Play Music também tem suporte à novidade do Android Oreo, algo já esperado. Vamos torcer para que outros desenvolvedores também adotem a novidade em breve.

Controle de consumo de bateria

No Android 8.0, o gerenciador de bateria do sistema informa o tempo de tela ligada por cada app, além de permitir bloquear aplicativos que insistam em rodar em segundo plano. Essas mudanças visam prologar a autonomia de bateria ao evitar que serviços desnecessários permaneçam ativos em segundo plano.

Os apps que forem otimizados para o Android Oreo, como os nativos do sistema, não precisam de nenhum controle por parte do usuário. Dependerá dos desenvolvedores otimizarem seus aplicativos para a nova versão do Android, permitindo usar os recursos de forma mais inteligente para economizar bateria nos smartphones.

Imagem na Imagem e Play Protect

O recuso Imagem na Imagem permite abrir um app em pop-up enquanto você navega em outro. Desta forma, é possível assistir um vídeo no YouTube enquanto navega no site do TudoCelular. Infelizmente, a lista de apps compatíveis é pequena por enquanto, onde temos praticamente os aplicativos da Google e alguns mais populares como o WhatsApp.

Outra novidade é o Google Play Protect, que pode ser encontrado na tela de segurança do Android. Ele verifica os apps constantemente para encontrar malwares que possam roubar seus dados ou comprometer o desempenho do seu smartphone.

Novos emojis

A cada nova versão do Android, Google vem reformulando os emojis do sistema. Agora com o Oreo, mais de 200 emojis foram reformulados. Além disso, muitos ganharam uma nova opção de gênero, especialmente os relacionados a profissões.

O teclado nativo do Android também recebeu algumas melhorias, com um sistema de previsão de palavras mais inteligente, além de uma otimização geral aprimorada para tornar a experiência de digitar mais confortável.

Ícones adaptáveis

Os ícones do Android Oreo são adaptáveis, o que permite que a forma adotada por eles varie para entregar uma maior uniformidade, como vemos no Android modificado de algumas fabricantes. Infelizmente, nem todos os ícones possuem suporte à novidade. Desta forma, sempre veremos alguns que não seguirão o padrão escolhido pelo usuário.

Esta funcionalidade está disponível apenas na linha Pixel, mas pode ser conferida no Pixel Launcher no Nexus também. Para isso, basta tocar e segurar em qualquer ponto na tela inicial e então selecionar Configurações > Change Icon Shape. Há quatro opções para escolher: square, rounded square, squircle e teardrop.

Melhorias gerais

Melhorias na máquina virtual do Android prometem reduzir pela metade o tempo de boot, algo que não percebemos aqui no Nexus 6P. E um detalhe curioso é que o nome Oreo não aparece em nenhum lugar do sistema. Apenas é informado que esta é a versão 8.0.0.

No geral, o Android Oreo traz mudanças bem-vindas e promete maior desempenho e autonomia de bateria. Só resta saber como as fabricantes vão usar estas novidades em suas versões modificadas do Android.


19

Comentários

Primeiras impressões do Android Oreo | Vídeo do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas