LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Decisão acertada? Apple defende controverso entalhe no topo do iPhone X

01 de novembro de 2017 28

Com o lançamento do iPhone X, a Apple atraiu muitas controvérsias a respeito de várias características do aparelho, e uma delas sem dúvida é o entalhe na parte superior. Esse detalhe muito criticado foi motivo de destaque em um review do TechCrunch, que conseguiu falar com alguns executivos da empresa sobre o assunto.

Alan Dye, vice-presidente de design de interface de usuário da Apple, explicou um pouco do pensamento da empresa ao projetar o entalhe. O executivo disse que a Apple se sentiu "honesta" com a decisão.

Nós temos esse incrível sistema de câmera True Depth dentro deste espaço no centro superior da tela, e pensamos muito em como projetar isso. E, finalmente, nos sentimos muito confortáveis com essa noção de sermos realmente honestos sobre isso e permitir que conteúdos sejam levado para aqueles belos cantos arredondados.

Durante o processo de criação, a Apple buscou outras soluções que não envolvessem o entalhe.

Dye afirma que a empresa considerou várias opções de design diferentes, como uma borda digital, "mas, em última análise, nunca nos sentimos realmente confortáveis com essa noção de recortar o conteúdo".

Adoramos a nova tela, adoramos que seja de ponta a ponta. Nós adoramos a forma como ela se encaixa. Ela se parece perfeitamente projetada de forma geral.

Craig Federighi, vice-presidente sênior de User Interface Design da Apple, explicou que a empresa inicialmente usou um iPad para protótipo da câmera do Face ID, e disse que "no início do projeto, tínhamos todo tipo de protótipos de hardware improvisados com True Depth e coisas assim, mas também a interface estava sendo executada em iPads".

Ele conta que por isso tiveram um iPad com o iPhone X no meio e assim puderam executar toda a experiência do usuário antes de ter o hardware com a dimensão de tela atual. Isso permitiu uma grande quantidade de protótipos paralelamente com as construções prévias de hardware. Foi um processo longo para decidir como adaptar todo aquele conjunto de coisas no topo do aparelho.

Federighi disse que a Apple então escolheu o design final do iPhone X, pois achava que era um bom caminho a seguir e que isso fornecerá às pessoas uma boa opção de onde o Centro de Controle ficará na tela.

Exato, no iPhone X o swipe pela parte inferior do aparelho não invocará o Centro de Controle. Em vez disso, ele leva você à tela inicial ou a multitarefa. O Centro de Controle agora é ativado deslizando da parte superior, no lado direito ao entalhe, para baixo. E se você repetir o gesto no lado esquerdo, obterá o centro de notificações.

É isso o que Dye afirma que devemos nos acostumar em permitir que as coisas sejam levadas para os "belos cantos arredondados". Com o entalhe, você tem duas áreas distintas no topo do celular, cada qual com um recurso diferente.

E você, o que acha? Essa decisão da Apple vai se mostrar interessante depois que passar um tempo de uso? Ou o entalhe será sempre algo estranho de se ver?

O Apple iPhone X ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

28

Comentários

Decisão acertada? Apple defende controverso entalhe no topo do iPhone X
  • Se o Steve Jobs fosse vivo e visse essa "solução" na parte superior da Tela ele faria a equipe voltar para a prancheta e ordenaria que não levantassem a bunda de lá enquanto não tivessem resolvido essa cagada.

      • Pra mim tem um único motivo: ano que vem retiram o tal entalhe dão uma melhorada no hardware e sobem o preço ainda mais.

        • O entalhe virou entulho

            • Pra qm fazia filas,brigas e etc pra comprar os aparelhos com bordas enormes antes,essa coisinha d nada acredito q nao va prejudicar a aparencia e nm as vendas do aparelho,para muitos mundo a fora e dinheiro d pinga para os lisos como eu e dinheiro d muita ralacao,mas nao falo mal nao,apple sab oq ta fazendo e pra qm ta fazendo a bagaca...

                • Sarava esse iPhone
                  Depois q vi o preço dele aqui no brasil nem notícias quero saber dessa bomba
                  Q não venda nenhum aqui no brasil q vá embora de vez

                    • Eu já quero que venda muito e a Apple almente o preço 3x/4x ou mais para ganhar as custas desses tupiniquins aqui, por que pagar caro em país de 3º mundo é ostentação, e pagar caro em país de 1º mundo é burrice, vai entender a cabeça do povo kkkkkkk

                        • Rss,gelol no cotovelo,passa a dor,deu certo comigo

                          • Não importa o que a Apple faça sempre vai ter quem agrade só não entendo o porque

                              • Será q a Apple não se precipitou em lançar este aparelho com este dsign horrível??Até parece um protótipo %uD83D%uDE16

                                  • o entalhe ficou zoado

                                      • Podia deixar os cantos só a informações padrões, tipo na esquerda a hora e na direita a bateria, wifi etc, e mesmo se abrir o app, essas informações não sai, mudando apenas a cor de fundo para ficar igual o fundo do APP.

                                          • Só fez esse recorte na tela p se diferenciar dos demais smartphones borderless da atualidade p dizer que não copiou os mesmos só p afirmar que criou tal conceito. Espero que demais marcas não adotem essa "inovação" de tela em seus próximos flagships %uD83D%uDC81%uD83D%uDC81%uD83D%uDC81%uD83D%uDC81%u D83D%uDC81%uD83D%uDC81%uD83D%uDC81%uD83D%uDC81%uD8 3D%uDC81%uD83D%uDC81%uD83D%uDC81%uD83D%uDC81%uD83D %uDC81%uD83D%uDC81%uD83D%uDC81%uD83D%uDC81

                                            • Mesmo que não pretenda comprar este telefone, acho este assunto uma tremenda papagaiada. O entalhe fica na periferia da tela e, assim sendo, o usuário irá esquece-lo rapidinho. A única razão para a comoção é os sítios querendo mais cliques e os caras que não gostam de nada achando algo mais para não gostar.

                                                • Não mexam com o Dentinho preto senão ele cai pois está "pode".

                                                    • Não acho feio nem acho que incomodaria, só acho estranho a Apple divulgar o aparelho como se fosse algo único criado pela Apple, ideia que já foi usada anteriormente... Mas claro que daqui pra frente vai ser usada por varias outras empresas e todo mundo vai falar que é uma cópia da Apple...

                                                        • Jobs se revirou no tumulo com esse design feio..

                                                            • Sinceramente, prefiro a solução adotada pela Samsung no S8.

                                                              • Até que ficaria legal se fosse metade do que é. Mas deste tamanho parece os dentões da Monica.....kkkkkk

                                                                  • Eu acho feio e estranho.

                                                                    • Era só preencher as telinhas sobrando. Ficou feio e ponto. "aqueles belos cantos arredondados" Confesso que ri alto nessa parte. Alto-estima é tudo nenão.

                                                                        • Nada... absolutamente... Nada justifica isso.... Pois nem um vídeo, uma foto, jogos uma imagem em uma TV....... nada tem esse entalhe... Simplesmente ridículo...

                                                                            • Uma decisão pensada para conteúdo em modo retrato. Em modo paisagem esse entalhe fica muito feio. A assimetria no modo paisagem para mim faz isso parecer uma das coisas mais feias que já vi. O hardware deveria se esconder do usuario como tem sido...

                                                                                • "A empresa considerou várias opções de design diferentes, como uma borda digital, 'mas, em última análise, nunca nos sentimos realmente confortáveis com essa noção de recortar o conteúdo'."

                                                                                  Para que inserir uma bordinha na parte de cima e deixar que o conteúdo preencha o espaço restante, se dá para deixar a tela de canto a canto e permitir que as câmeras e sensores fiquem no meio do conteúdo, não é mesmo?

                                                                                  Teria ficado mais elegante e Apple-like se os "chifrinhos" continuassem exibindo hora, bateria e conexões sem-fio, mas tivessem um fundo preto para que o conteúdo não se esparramasse por eles.

                                                                                    Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

                                                                                    Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

                                                                                    Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                                                                                    iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo