
Apple 09 Fev
09 de fevereiro de 2018 5
Quando a Apple anunciou a Apple Pencil para todo o mundo ficou claro que a empresa revelou o produto para correr atrás do prejuízo causado pelo crescente sucesso da linha Surface da Microsoft e sua linha cada vez mais voltada para profissionais de design, artistas e produtores de conteúdo.
E a Apple foi muito criticada ao lançar um produto com uma solução tão tosca para o carregamento da bateria, onde é necessário espetar a caneta no próprio iPad quando a bateria acabar. Criando um "picolé" de produtos da Apple. A única possibilidade de ser utilizada com o iPad Pro também foi questionada. Mas parece que todos os erros vão ficar no passado com a segunda geração da Pencil, que promete ser incrível!
Novas patentes acabam de revelar os planos da Apple para concorrer com a Microsoft e tentar vencer essa batalha. Como você pode conferir nas imagens abaixo, a Gigante de Cupertino está adotando e melhorando a ideia do "Windows Ink". Com base nas patentes, podemos apontar que a Apple está planejando expandir a utilidade da Pencil para além do iPad Pro, e isso não significa que você poderá utilizá-la apenas no iPhone, como também em qualquer outro dispositivo da Apple.
Como você pode ver abaixo, a patente nem mesmo mostra algo parecido com um iPad ou iPhone, mas sim o que podemos entender como o iMac e Macbook conectado a um dispositivo que é categorizado como "carregador", indicando que a Apple Pencil não terá a mesma - e tosca - solução atual da primeira geração.
Já a segunda patente mostra uma possibilidade ainda mais interessante e que realmente pode mudar o mercado: a possibilidade de usar a caneta para "desenhar" em objetos reais e reproduzi-lo em 3D no seu Mac ou Macbook, deixando a limitação do iPad Pro de lado e agora sendo um produto verdadeiramente voltado aos profissionais que querem maior produtividade.
Como você pode ver na imagem abaixo, a caneta contaria com sensores na ponta para poder detectar uma superfície. Então o usuário criaria um traçado pelo corpo em relação a altura e largura do objeto para recriá-lo em um ambiente virtual.
A patente mostra sendo utilizado com um formato básico como o cilindro, mas as possibilidades deverão ser ainda maiores do que apenas isso, que por si só já é um incrível feito.
É importante deixar claro que patentes nem sempre são utilizadas no produto final! O que você está vendo acima pode nem mesmo chegar a ser adotada na nova geração da Apple Pencil, e nem mesmo sabemos se a Apple está pensando em atualizar a sua caneta.
Seja como for, a ideia é extremamente inovadora e promete ser um marco na indústria de stylus caso seja lançada oficialmente. Isso faria com que a Microsoft avançasse no desenvolvimento de sua Surface Pen e criasse novas utilidades para ela. Novidades devem surgir nos próximos meses se a Apple adotar a novidade oficialmente. Caso contrário, vamos esperar que alguma outra empresa copie essa ideia genial e lance no mercado.
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários