LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple iPhone 11 Pro: conheça mais sobre as câmeras do novo top de linha da maçã

11 de setembro de 2019 41

Nessa segunda-feira (10) a Apple anunciou novos modelos de iPhone, que chegaram ao mercado trazendo poucas mudanças em termos de design, porém, com adições interessantes, especialmente para os entusiastas em fotografia móvel.

Pela primeira vez na história da marca temos agora três módulos na parte traseira (no caso do iPhone 11 Pro e 11 Pro Max), graças à inclusão de um sensor ultra-wide, tendência que já era seguida por diversas outras empresas no universo de smartphones Android.

Apesar das várias críticas em relação ao design dos sensores – algo que até rendeu diversos memes nas redes sociais – em tese os usuários poderão se beneficiar com uma experiência fotográfica ainda melhor, por isso, vamos explicar um pouco mais sobre cada um deles.

Câmera principal

O sensor principal continua trazendo 12 megapixels de resolução, ficando bem abaixo dos 48 MP adotados por muitos tops de linha atuais (mas como sempre mencionamos, o número de megapixels não necessariamente impacta na qualidade da imagem).

Ele conta com uma lente grande-angular, que permite capturar fotos com maior ângulo de visão, e além disso, traz 26 mm de distância focal equivalente, abertura de f/1.8, auto-foco em 100% dos pixels e OIS (estabilização ótica de imagem).

Em outras palavras, o sistema de auto-foco está bem mais preciso, resultando em fotos com ainda mais detalhes; a abertura maior permitirá um bom desempenho quando capturando fotos em ambientes com pouca iluminação, algo que será auxiliado pelo novo Modo Noturno já presente nas câmeras.

Grande angular

O módulo grande angular traz um campo de visão de 120º, com 13 mm de distância focal equivalente e abertura de f/2.4 e, assim como o sensor principal, resolução de 12 megapixels.

Ele chega como uma das maiores novidades, oferecendo zoom de 0,5x extra, permitindo que o usuário capture ainda mais do cenário.

Apesar de sua abertura menor, usuários não precisarão se preocupar com a qualidade das fotos tiradas em ambientes mal-iluminados, pois o iOS vai lidar automaticamente com a luz nos cenários e entregar a melhor imagem possível.

Teleobjetiva

Aqui temos um sensor que já é mais conhecido, entregando zoom ótico de 2x, com distância focal equivalente de 56 mm e abertura de f/2.0.

Contando com resolução de 12 megapixels e OIS (Estabilização ótica de imagem), ele deve auxiliar no resultado final assim como já auxiliava nos modelos do iPhone que traziam dual-cam.

A adição da teleobjetiva é especialmente útil quando capturamos imagens no Modo Retrato, deixando a imagem mais natural e com recorte aprimorado.

Tecnologias extras

Deep Fusion

Apesar de ter sido anunciado em conjunto com o novo iPhone, essa nova tecnologia não estará disponível de imediato nos novos modelos.

Trata-se de um recurso que é capaz de combinar nove imagens em uma e com o uso de processamento neural de imagem, entregar um resultado com detalhes finos ainda mais trabalhados.

Enquanto concorrentes como a Samsung e Sony optaram por sensores de câmera com resoluções bem maiores, a Apple decidiu confiar-se no poder de processamento do chip A13 Bionic auxiliado ao aprendizado de máquina para processar as imagens.

Ainda não sabemos quando o Deep Fusion será liberado para os novos modelos de iPhone mas, sem sombra de dúvidas, ele deve melhorar consideravelmente a qualidade das capturas.

Modo Noturno finalmente está presente na linha de smartphones da Apple

Modo Noturno

Além dos modos já conhecidos (Timelapse, Slo-mo, Vídeo, Modo Retrato), quadrado e panorama, os novos modelos do iPhone também incluem algo há muito tempo aguardado pelos fãs da linha de smartphones da maçã: o Modo Noturno.

Estamos falando da mesma tecnologia usada pela concorrência para entregar imagens com mais detalhes em ambientes pouco iluminados – tudo acontece graças à inteligência artificial.

A diferença aqui, entretanto, é que o Modo Noturno vai ser ativado de forma automática (apesar do usuário ter a opção de deixá-lo sempre desativado, se assim escolher).

A Apple não entrou em detalhes sobre o novo recurso, mas pelo que deu para entender, trata-se de um misto de longa exposição, estabilização ótica de imagem, combinação de várias imagens e processamento inteligente para trazer ainda mais detalhes às fotografias noturnas.

4K a 60 fps na frontal e traseira


Outro adicional importante chega com a possibilidade de captura de vídeo em resolução 4K a 60 fps com ambas as câmeras (traseiras e frontal) – inclusive, é possível usar as três câmeras traseiras para tal formato, porém, nessa configuração não é possível dar zoom durante a filmagem.

Slowfie

Com a implementação de um sensor ainda mais poderoso para a câmera frontal (12 MP), agora é possível filmar em câmera lenta, algo que a Apple chamou de Slowfie (slow-mo selfie).

Ainda não temos certeza se isso vai, de fato, se tornar uma tendência mas, pelo menos no aspecto "criativo", de fato permitirá a criação de vídeos um pouco mais elaborados.

É claro que todas as novidades parecem fantásticas em tese, mas como sempre, o TudoCelular vai analisar os aparelhos e colocar todas essas câmeras à prova em testes práticos, comparando também com as soluções oferecidas pela concorrência; então, não deixe de nos acompanhar por aqui para ficar por dentro das análises e comparativos vindouros.

  • O Apple iPhone 11 Pro Max ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 11 Pro ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

41

Comentários

Apple iPhone 11 Pro: conheça mais sobre as câmeras do novo top de linha da maçã

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até setembro de 2019

10 melhores smartphones top de linha para fotos e vídeos | Guia do TudoCelular

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Conheça o iPhone X | Vídeo do TudoCelular